Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1795
Resumo: A afetividade presente no processo educativo encontra-se vinculada às relações que constituem no campo social da escola, estabelecendo a influência da mesma no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O objetivo geral do trabalho é o de conhecer as relações afetivas nos processos de ensino e aprendizagem no fundamental 1 das escolas sede do município de Morada Nova. Trata-se de um estudo de campo de natureza exploratória e descritiva.  A amostra envolveu 10 professores e 30 alunos da rede de ensino de educação da cidade de Morada Nova. Os resultados levaram a crer que a afetividade está vinculada à comunicação, aprendizagem cognitiva e emocional das crianças e que as mesmas apresentam características de muito aproximação do professor e nessa relação deve existir respeito do professor para o aluno e do aluno para o professor sendo necessário buscar alternativas e maneiras para que ocorra uma interação entre professor-aluno buscando assim um resultado satisfatório durante as práticas educacionais.
id IPES_d7c5416ce75b66002bba35f2c0ee61df
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1795
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stagesAfetividade. Relação professor-aluno. Escola. AprendizagemA afetividade presente no processo educativo encontra-se vinculada às relações que constituem no campo social da escola, estabelecendo a influência da mesma no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O objetivo geral do trabalho é o de conhecer as relações afetivas nos processos de ensino e aprendizagem no fundamental 1 das escolas sede do município de Morada Nova. Trata-se de um estudo de campo de natureza exploratória e descritiva.  A amostra envolveu 10 professores e 30 alunos da rede de ensino de educação da cidade de Morada Nova. Os resultados levaram a crer que a afetividade está vinculada à comunicação, aprendizagem cognitiva e emocional das crianças e que as mesmas apresentam características de muito aproximação do professor e nessa relação deve existir respeito do professor para o aluno e do aluno para o professor sendo necessário buscar alternativas e maneiras para que ocorra uma interação entre professor-aluno buscando assim um resultado satisfatório durante as práticas educacionais.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFreitas, Rosa Elzira RoRodrigues CavalcanteMiguel, Joelson Rodrigues2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/179510.14295/idonline.v13i45.1795ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 909-9351981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1795/2599Direitos autorais 2021 Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante Freitas, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages
title Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages
spellingShingle Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages
Freitas, Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante
Afetividade. Relação professor-aluno. Escola. Aprendizagem
title_short Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages
title_full Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages
title_fullStr Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages
title_full_unstemmed Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages
title_sort Afetividade: significados e contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais / Affectiveness: meanings and contributions to learning in the initial stages
author Freitas, Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante
author_facet Freitas, Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade. Relação professor-aluno. Escola. Aprendizagem
topic Afetividade. Relação professor-aluno. Escola. Aprendizagem
description A afetividade presente no processo educativo encontra-se vinculada às relações que constituem no campo social da escola, estabelecendo a influência da mesma no desenvolvimento cognitivo dos alunos. O objetivo geral do trabalho é o de conhecer as relações afetivas nos processos de ensino e aprendizagem no fundamental 1 das escolas sede do município de Morada Nova. Trata-se de um estudo de campo de natureza exploratória e descritiva.  A amostra envolveu 10 professores e 30 alunos da rede de ensino de educação da cidade de Morada Nova. Os resultados levaram a crer que a afetividade está vinculada à comunicação, aprendizagem cognitiva e emocional das crianças e que as mesmas apresentam características de muito aproximação do professor e nessa relação deve existir respeito do professor para o aluno e do aluno para o professor sendo necessário buscar alternativas e maneiras para que ocorra uma interação entre professor-aluno buscando assim um resultado satisfatório durante as práticas educacionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1795
10.14295/idonline.v13i45.1795
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1795
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1795/2599
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante Freitas, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Rosa Elzira RoRodrigues Cavalcante Freitas, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 909-935
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955671326720