A formação sócio-antropológica na educação médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183 |
Resumo: | A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense. |
id |
IPES_9bd6a5047f623a43d816633e9c98b899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/183 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A formação sócio-antropológica na educação médicaMetacognição, educação médica, saúde.A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGiffoni, Francinete Alves de OliveiraOliveira, Gislene Farias de2007-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/18310.14295/idonline.v1i1.183ID on line. Revista de psicologia; v. 1, n. 1 (2007); 11-201981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183/183Direitos autorais 2021 Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T14:42:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação sócio-antropológica na educação médica |
title |
A formação sócio-antropológica na educação médica |
spellingShingle |
A formação sócio-antropológica na educação médica Giffoni, Francinete Alves de Oliveira Metacognição, educação médica, saúde. |
title_short |
A formação sócio-antropológica na educação médica |
title_full |
A formação sócio-antropológica na educação médica |
title_fullStr |
A formação sócio-antropológica na educação médica |
title_full_unstemmed |
A formação sócio-antropológica na educação médica |
title_sort |
A formação sócio-antropológica na educação médica |
author |
Giffoni, Francinete Alves de Oliveira |
author_facet |
Giffoni, Francinete Alves de Oliveira Oliveira, Gislene Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Gislene Farias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giffoni, Francinete Alves de Oliveira Oliveira, Gislene Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metacognição, educação médica, saúde. |
topic |
Metacognição, educação médica, saúde. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense. |
description |
A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183 10.14295/idonline.v1i1.183 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v1i1.183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183/183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 1, n. 1 (2007); 11-20 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426967904256 |