A formação sócio-antropológica na educação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giffoni, Francinete Alves de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183
Resumo: A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense.
id IPES_9bd6a5047f623a43d816633e9c98b899
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/183
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A formação sócio-antropológica na educação médicaMetacognição, educação médica, saúde.A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGiffoni, Francinete Alves de OliveiraOliveira, Gislene Farias de2007-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/18310.14295/idonline.v1i1.183ID on line. Revista de psicologia; v. 1, n. 1 (2007); 11-201981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183/183Direitos autorais 2021 Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T14:42:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A formação sócio-antropológica na educação médica
title A formação sócio-antropológica na educação médica
spellingShingle A formação sócio-antropológica na educação médica
Giffoni, Francinete Alves de Oliveira
Metacognição, educação médica, saúde.
title_short A formação sócio-antropológica na educação médica
title_full A formação sócio-antropológica na educação médica
title_fullStr A formação sócio-antropológica na educação médica
title_full_unstemmed A formação sócio-antropológica na educação médica
title_sort A formação sócio-antropológica na educação médica
author Giffoni, Francinete Alves de Oliveira
author_facet Giffoni, Francinete Alves de Oliveira
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giffoni, Francinete Alves de Oliveira
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognição, educação médica, saúde.
topic Metacognição, educação médica, saúde.
dc.description.none.fl_txt_mv A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense.
description A adoção de novas estratégias para o processo ensino-aprendizagem, tem sido uma realidade de algumas escolas médicas atualmente. Estas, implementando uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, ampliando suas capacidades de resolução de problemas. A partir das idéias de Jean Piaget, passou-se a compreender que existe um processo ativo de construção do conhecimento por parte do sujeito, onde a estimulação é mediada diretamente pela escola e indiretamente pela cultura. Na aprendizagem centrada no sujeito, o objetivo do aluno é aprender a aprender. Desta forma, ele precisa desenvolver diferentes estratégias para adquirir conhecimento. Na Faculdade de Medicina do Cariri, têm-se procurado desenvolver essa metodologia nas disciplinas dos módulos de Atenção Básica à Saúde e Desenvolvimento Pessoal, através da implementação de ações de extensão e pesquisa nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem como incentivado professores e alunos a participarem de pesquisas, que objetivem coletar informações sócio-antropológicas ligadas à área da saúde, e resgatar aspectos relativos à doença e à cura, presentes na cultura popular caririense.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183
10.14295/idonline.v1i1.183
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v1i1.183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/183/183
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francinete Alves de Oliveira Giffoni, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 1, n. 1 (2007); 11-20
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426967904256