Formação continuada de professores: um caminho em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Daiane Rohr da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gerber, Doris Helena Schaun
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13
Resumo: No presente artigo, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede privada de ensino em 2011. O foco dessa pesquisa era entender se o jeito do professor aprender interferia no seu jeito de ensinar. Dentre as inúmeras contribuições advindas com a pesquisa selecionamos aquelas que de alguma forma se relacionavam com a formação continuada de professores. Destacamos que o grupo entrevistado não foi diretamente questionado sobre o que é formação continuada por acreditar que os professores já possuíam esse conhecimento. No entanto, surpreendeu-nos a real compreensão do que esse processo significa para eles. Verificamos que a maioria dos professores valoriza e investe na sua formação continuada, mas acredita que a formação mais importante é aquela que ocorre fora da escola, não considerando a formação que a escola oferece como relevante. Assim sendo, se desejamos que os professores valorizem os espaços de formação oportunizados pela e na escola, também nesse ambiente se deve refletir com os professores sobre a importância desse espaço de formação. Por isso, nesse processo, a escola pode contribuir ao estimular momentos de partilha entre professores sobre estudos/leituras realizados e ao desenvolver atividades metacognitivas em que os professores sejam desafiados a tomar consciência dos significados que eles próprios atribuem a seu processo de aprender.
id IVOTI-1_1e26062439bbf50008d20423f3a411ff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: um caminho em construçãoFormação continuadaEducaçãoMetacogniçãoNo presente artigo, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede privada de ensino em 2011. O foco dessa pesquisa era entender se o jeito do professor aprender interferia no seu jeito de ensinar. Dentre as inúmeras contribuições advindas com a pesquisa selecionamos aquelas que de alguma forma se relacionavam com a formação continuada de professores. Destacamos que o grupo entrevistado não foi diretamente questionado sobre o que é formação continuada por acreditar que os professores já possuíam esse conhecimento. No entanto, surpreendeu-nos a real compreensão do que esse processo significa para eles. Verificamos que a maioria dos professores valoriza e investe na sua formação continuada, mas acredita que a formação mais importante é aquela que ocorre fora da escola, não considerando a formação que a escola oferece como relevante. Assim sendo, se desejamos que os professores valorizem os espaços de formação oportunizados pela e na escola, também nesse ambiente se deve refletir com os professores sobre a importância desse espaço de formação. Por isso, nesse processo, a escola pode contribuir ao estimular momentos de partilha entre professores sobre estudos/leituras realizados e ao desenvolver atividades metacognitivas em que os professores sejam desafiados a tomar consciência dos significados que eles próprios atribuem a seu processo de aprender.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/1310.55602/rlic.v1i1.16Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 77-792525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13/4Copyright (c) 2013 Daiane Rohr da Rosa, Doris Helena Schaun Gerberhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Daiane Rohr daGerber, Doris Helena Schaun2024-06-06T20:50:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:16Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: um caminho em construção
title Formação continuada de professores: um caminho em construção
spellingShingle Formação continuada de professores: um caminho em construção
Rosa, Daiane Rohr da
Formação continuada
Educação
Metacognição
title_short Formação continuada de professores: um caminho em construção
title_full Formação continuada de professores: um caminho em construção
title_fullStr Formação continuada de professores: um caminho em construção
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: um caminho em construção
title_sort Formação continuada de professores: um caminho em construção
author Rosa, Daiane Rohr da
author_facet Rosa, Daiane Rohr da
Gerber, Doris Helena Schaun
author_role author
author2 Gerber, Doris Helena Schaun
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Daiane Rohr da
Gerber, Doris Helena Schaun
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Educação
Metacognição
topic Formação continuada
Educação
Metacognição
description No presente artigo, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede privada de ensino em 2011. O foco dessa pesquisa era entender se o jeito do professor aprender interferia no seu jeito de ensinar. Dentre as inúmeras contribuições advindas com a pesquisa selecionamos aquelas que de alguma forma se relacionavam com a formação continuada de professores. Destacamos que o grupo entrevistado não foi diretamente questionado sobre o que é formação continuada por acreditar que os professores já possuíam esse conhecimento. No entanto, surpreendeu-nos a real compreensão do que esse processo significa para eles. Verificamos que a maioria dos professores valoriza e investe na sua formação continuada, mas acredita que a formação mais importante é aquela que ocorre fora da escola, não considerando a formação que a escola oferece como relevante. Assim sendo, se desejamos que os professores valorizem os espaços de formação oportunizados pela e na escola, também nesse ambiente se deve refletir com os professores sobre a importância desse espaço de formação. Por isso, nesse processo, a escola pode contribuir ao estimular momentos de partilha entre professores sobre estudos/leituras realizados e ao desenvolver atividades metacognitivas em que os professores sejam desafiados a tomar consciência dos significados que eles próprios atribuem a seu processo de aprender.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13
10.55602/rlic.v1i1.16
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v1i1.16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13/4
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Daiane Rohr da Rosa, Doris Helena Schaun Gerber
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Daiane Rohr da Rosa, Doris Helena Schaun Gerber
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 77-79
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358771298304