Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabiano da Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Priscylla Fabiana Amorim da Cruz, Farias, Simone Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2637
Resumo: O artigo analisa a produção bibliográfica publicada nos últimos 10 anos acerca da gestão por competências no setor público. Para esse trabalho os artigos foram selecionados na base de dados da CAPES por englobar inúmeras bases de dados. Foi realizada uma revisão sistemática sobre a gestão de competências na administração pública entre 2008 e 2018. Para tanto, estamos considerando apenas trabalhos com Qualis /CAPES de A1 a B2 da base de dados da CAPES. Após aplicação dos filtros restaram nove artigos a serem analisados em profundidade.  A partir dos artigos selecionados, foi possível perceber que as organizações estudadas não apresentam de forma objetiva e clara as estratégias organizacionais, o que seria fundamental para que essas organizações pudessem conhecer quais as necessárias competências para à consecução dos objetivos estratégicos institucionais, e a partir desse ponto, mapear as competências e desenvolver estratégias para sanar os possíveis gaps existentes. 
id IPES_9de173fc18c7d4c10a352961c80f8117
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2637
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018Gestão por CompetênciaAdministração PúblicaGestão Estratégicagestão por pessoasO artigo analisa a produção bibliográfica publicada nos últimos 10 anos acerca da gestão por competências no setor público. Para esse trabalho os artigos foram selecionados na base de dados da CAPES por englobar inúmeras bases de dados. Foi realizada uma revisão sistemática sobre a gestão de competências na administração pública entre 2008 e 2018. Para tanto, estamos considerando apenas trabalhos com Qualis /CAPES de A1 a B2 da base de dados da CAPES. Após aplicação dos filtros restaram nove artigos a serem analisados em profundidade.  A partir dos artigos selecionados, foi possível perceber que as organizações estudadas não apresentam de forma objetiva e clara as estratégias organizacionais, o que seria fundamental para que essas organizações pudessem conhecer quais as necessárias competências para à consecução dos objetivos estratégicos institucionais, e a partir desse ponto, mapear as competências e desenvolver estratégias para sanar os possíveis gaps existentes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263710.14295/idonline.v14i51.2637ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 847-8601981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2637/4024Copyright (c) 2021 Fabiano da Cruz Rodrigues, Priscylla Fabiana Amorim da Cruz Rodrigues, Simone Braga Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Fabiano da CruzRodrigues, Priscylla Fabiana Amorim da CruzFarias, Simone Braga2022-08-11T17:49:45Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2637Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:49:45ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018
title Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018
spellingShingle Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018
Rodrigues, Fabiano da Cruz
Gestão por Competência
Administração Pública
Gestão Estratégica
gestão por pessoas
title_short Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018
title_full Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018
title_fullStr Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018
title_full_unstemmed Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018
title_sort Gestão por Competências: Análise dos estudos brasileiros entre 2008 e 2018 / Competency Management: Analysis of Brazilian studies between 2008 and 2018
author Rodrigues, Fabiano da Cruz
author_facet Rodrigues, Fabiano da Cruz
Rodrigues, Priscylla Fabiana Amorim da Cruz
Farias, Simone Braga
author_role author
author2 Rodrigues, Priscylla Fabiana Amorim da Cruz
Farias, Simone Braga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fabiano da Cruz
Rodrigues, Priscylla Fabiana Amorim da Cruz
Farias, Simone Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão por Competência
Administração Pública
Gestão Estratégica
gestão por pessoas
topic Gestão por Competência
Administração Pública
Gestão Estratégica
gestão por pessoas
description O artigo analisa a produção bibliográfica publicada nos últimos 10 anos acerca da gestão por competências no setor público. Para esse trabalho os artigos foram selecionados na base de dados da CAPES por englobar inúmeras bases de dados. Foi realizada uma revisão sistemática sobre a gestão de competências na administração pública entre 2008 e 2018. Para tanto, estamos considerando apenas trabalhos com Qualis /CAPES de A1 a B2 da base de dados da CAPES. Após aplicação dos filtros restaram nove artigos a serem analisados em profundidade.  A partir dos artigos selecionados, foi possível perceber que as organizações estudadas não apresentam de forma objetiva e clara as estratégias organizacionais, o que seria fundamental para que essas organizações pudessem conhecer quais as necessárias competências para à consecução dos objetivos estratégicos institucionais, e a partir desse ponto, mapear as competências e desenvolver estratégias para sanar os possíveis gaps existentes. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2637
10.14295/idonline.v14i51.2637
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2637
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2637/4024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 847-860
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053944847925248