A importância da afetividade na relação professor aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Maria Suzana Sobral Braga
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Costa, Eliane Maria dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131
Resumo: O presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida.
id IPES_a24d64a476d7e4f84dadf5f84d261af5
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/131
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A importância da afetividade na relação professor alunoAfetividade, Educação, AprendizagemO presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGondim, Maria Suzana Sobral BragaCosta, Eliane Maria dos Santos2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/13110.14295/idonline.v3i7.131ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 46-551981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131/131Direitos autorais 2021 Maria Suzana Sobral Braga Gondim, Eliane Maria dos Santos Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:25Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A importância da afetividade na relação professor aluno
title A importância da afetividade na relação professor aluno
spellingShingle A importância da afetividade na relação professor aluno
Gondim, Maria Suzana Sobral Braga
Afetividade, Educação, Aprendizagem
title_short A importância da afetividade na relação professor aluno
title_full A importância da afetividade na relação professor aluno
title_fullStr A importância da afetividade na relação professor aluno
title_full_unstemmed A importância da afetividade na relação professor aluno
title_sort A importância da afetividade na relação professor aluno
author Gondim, Maria Suzana Sobral Braga
author_facet Gondim, Maria Suzana Sobral Braga
Costa, Eliane Maria dos Santos
author_role author
author2 Costa, Eliane Maria dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Maria Suzana Sobral Braga
Costa, Eliane Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade, Educação, Aprendizagem
topic Afetividade, Educação, Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida.
description O presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131
10.14295/idonline.v3i7.131
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v3i7.131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131/131
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Suzana Sobral Braga Gondim, Eliane Maria dos Santos Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Suzana Sobral Braga Gondim, Eliane Maria dos Santos Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 46-55
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433784696832