A importância da afetividade na relação professor aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131 |
Resumo: | O presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida. |
id |
IPES_a24d64a476d7e4f84dadf5f84d261af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/131 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A importância da afetividade na relação professor alunoAfetividade, Educação, AprendizagemO presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGondim, Maria Suzana Sobral BragaCosta, Eliane Maria dos Santos2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/13110.14295/idonline.v3i7.131ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 46-551981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131/131Direitos autorais 2021 Maria Suzana Sobral Braga Gondim, Eliane Maria dos Santos Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:25Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da afetividade na relação professor aluno |
title |
A importância da afetividade na relação professor aluno |
spellingShingle |
A importância da afetividade na relação professor aluno Gondim, Maria Suzana Sobral Braga Afetividade, Educação, Aprendizagem |
title_short |
A importância da afetividade na relação professor aluno |
title_full |
A importância da afetividade na relação professor aluno |
title_fullStr |
A importância da afetividade na relação professor aluno |
title_full_unstemmed |
A importância da afetividade na relação professor aluno |
title_sort |
A importância da afetividade na relação professor aluno |
author |
Gondim, Maria Suzana Sobral Braga |
author_facet |
Gondim, Maria Suzana Sobral Braga Costa, Eliane Maria dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Eliane Maria dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gondim, Maria Suzana Sobral Braga Costa, Eliane Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade, Educação, Aprendizagem |
topic |
Afetividade, Educação, Aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida. |
description |
O presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131 10.14295/idonline.v3i7.131 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v3i7.131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/131/131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Suzana Sobral Braga Gondim, Eliane Maria dos Santos Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Suzana Sobral Braga Gondim, Eliane Maria dos Santos Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 7 (2009); 46-55 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037433784696832 |