Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o envolvimento dos estudantes de administração da Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF) em atividades extracurriculares. De modo específico, buscou-se identificar quais as atividades complementares mais praticadas pelos estudantes atualmente, um vislumbre das dificuldades encontradas para a não participação, além de traçar o perfil dos alunos participativos e não participativos em tais atividades. A fim de averiguar tais questões foram aplicados questionários nas nove turmas existentes, coletando dados de 162 estudantes. Os resultados refutam a ideia de que eles são pouco participativos em atividades extracurriculares. As atividades com maiores participações são aquelas de curta duração como palestras, mesas redondas e encontros da área, de modo contrário o engajamento em projetos de iniciação científica ainda é muito modesto. Os motivos para a não participação são em grande parte por falta de tempo em decorrência de atividades laborais e, em segundo lugar, por falta de conhecimento da existência dessas atividades. Isso em virtude principalmente da falta de divulgação da instituição em geral, mas também pela tímida publicidade por parte dos idealizadores das atividades. |
id |
IPES_aa85946c71e3cde754ecf4057486140a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/327 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurricularesensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração.O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o envolvimento dos estudantes de administração da Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF) em atividades extracurriculares. De modo específico, buscou-se identificar quais as atividades complementares mais praticadas pelos estudantes atualmente, um vislumbre das dificuldades encontradas para a não participação, além de traçar o perfil dos alunos participativos e não participativos em tais atividades. A fim de averiguar tais questões foram aplicados questionários nas nove turmas existentes, coletando dados de 162 estudantes. Os resultados refutam a ideia de que eles são pouco participativos em atividades extracurriculares. As atividades com maiores participações são aquelas de curta duração como palestras, mesas redondas e encontros da área, de modo contrário o engajamento em projetos de iniciação científica ainda é muito modesto. Os motivos para a não participação são em grande parte por falta de tempo em decorrência de atividades laborais e, em segundo lugar, por falta de conhecimento da existência dessas atividades. Isso em virtude principalmente da falta de divulgação da instituição em geral, mas também pela tímida publicidade por parte dos idealizadores das atividades.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCassundé, Fernanda Roda de Souza AraújoSantos, Alania Caroline G. B. dosMuranaka, Erika NaomiNunes, Laura AlmeidaAmorim, Rafael Nery2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/32710.14295/idonline.v9i26.327ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 42-561981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327/445Direitos autorais 2021 Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Alania Caroline G. B. dos Santos, Erika Naomi Muranaka, Laura Almeida Nunes, Rafael Nery Amorimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares |
title |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares |
spellingShingle |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo ensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração. |
title_short |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares |
title_full |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares |
title_fullStr |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares |
title_full_unstemmed |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares |
title_sort |
Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares |
author |
Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo |
author_facet |
Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo Santos, Alania Caroline G. B. dos Muranaka, Erika Naomi Nunes, Laura Almeida Amorim, Rafael Nery |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Alania Caroline G. B. dos Muranaka, Erika Naomi Nunes, Laura Almeida Amorim, Rafael Nery |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo Santos, Alania Caroline G. B. dos Muranaka, Erika Naomi Nunes, Laura Almeida Amorim, Rafael Nery |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração. |
topic |
ensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração. |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o envolvimento dos estudantes de administração da Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF) em atividades extracurriculares. De modo específico, buscou-se identificar quais as atividades complementares mais praticadas pelos estudantes atualmente, um vislumbre das dificuldades encontradas para a não participação, além de traçar o perfil dos alunos participativos e não participativos em tais atividades. A fim de averiguar tais questões foram aplicados questionários nas nove turmas existentes, coletando dados de 162 estudantes. Os resultados refutam a ideia de que eles são pouco participativos em atividades extracurriculares. As atividades com maiores participações são aquelas de curta duração como palestras, mesas redondas e encontros da área, de modo contrário o engajamento em projetos de iniciação científica ainda é muito modesto. Os motivos para a não participação são em grande parte por falta de tempo em decorrência de atividades laborais e, em segundo lugar, por falta de conhecimento da existência dessas atividades. Isso em virtude principalmente da falta de divulgação da instituição em geral, mas também pela tímida publicidade por parte dos idealizadores das atividades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327 10.14295/idonline.v9i26.327 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v9i26.327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327/445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 42-56 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053951601803264 |