Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Alania Caroline G. B. dos, Muranaka, Erika Naomi, Nunes, Laura Almeida, Amorim, Rafael Nery
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o envolvimento dos estudantes de administração da Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF) em atividades extracurriculares. De modo específico, buscou-se identificar quais as atividades complementares mais praticadas pelos estudantes atualmente, um vislumbre das dificuldades encontradas para a não participação, além de traçar o perfil dos alunos participativos e não participativos em tais atividades. A fim de averiguar tais questões foram aplicados questionários nas nove turmas existentes, coletando dados de 162 estudantes. Os resultados refutam a ideia de que eles são pouco participativos em atividades extracurriculares. As atividades com maiores participações são aquelas de curta duração como palestras, mesas redondas e encontros da área, de modo contrário o engajamento em projetos de iniciação científica ainda é muito modesto. Os motivos para a não participação são em grande parte por falta de tempo em decorrência de atividades laborais e, em segundo lugar, por falta de conhecimento da existência dessas atividades. Isso em virtude principalmente da falta de divulgação da instituição em geral, mas também pela tímida publicidade por parte dos idealizadores das atividades.
id IPES_aa85946c71e3cde754ecf4057486140a
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/327
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurricularesensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração.O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o envolvimento dos estudantes de administração da Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF) em atividades extracurriculares. De modo específico, buscou-se identificar quais as atividades complementares mais praticadas pelos estudantes atualmente, um vislumbre das dificuldades encontradas para a não participação, além de traçar o perfil dos alunos participativos e não participativos em tais atividades. A fim de averiguar tais questões foram aplicados questionários nas nove turmas existentes, coletando dados de 162 estudantes. Os resultados refutam a ideia de que eles são pouco participativos em atividades extracurriculares. As atividades com maiores participações são aquelas de curta duração como palestras, mesas redondas e encontros da área, de modo contrário o engajamento em projetos de iniciação científica ainda é muito modesto. Os motivos para a não participação são em grande parte por falta de tempo em decorrência de atividades laborais e, em segundo lugar, por falta de conhecimento da existência dessas atividades. Isso em virtude principalmente da falta de divulgação da instituição em geral, mas também pela tímida publicidade por parte dos idealizadores das atividades.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCassundé, Fernanda Roda de Souza AraújoSantos, Alania Caroline G. B. dosMuranaka, Erika NaomiNunes, Laura AlmeidaAmorim, Rafael Nery2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/32710.14295/idonline.v9i26.327ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 42-561981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327/445Direitos autorais 2021 Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Alania Caroline G. B. dos Santos, Erika Naomi Muranaka, Laura Almeida Nunes, Rafael Nery Amorimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
title Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
spellingShingle Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
ensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração.
title_short Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
title_full Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
title_fullStr Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
title_full_unstemmed Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
title_sort Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares
author Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
author_facet Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
Santos, Alania Caroline G. B. dos
Muranaka, Erika Naomi
Nunes, Laura Almeida
Amorim, Rafael Nery
author_role author
author2 Santos, Alania Caroline G. B. dos
Muranaka, Erika Naomi
Nunes, Laura Almeida
Amorim, Rafael Nery
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
Santos, Alania Caroline G. B. dos
Muranaka, Erika Naomi
Nunes, Laura Almeida
Amorim, Rafael Nery
dc.subject.por.fl_str_mv ensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração.
topic ensino e pesquisa em administração, atividades extracurriculares, ambiente universitário, curso de administração.
description O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o envolvimento dos estudantes de administração da Universidade Federal do Vale Do São Francisco (UNIVASF) em atividades extracurriculares. De modo específico, buscou-se identificar quais as atividades complementares mais praticadas pelos estudantes atualmente, um vislumbre das dificuldades encontradas para a não participação, além de traçar o perfil dos alunos participativos e não participativos em tais atividades. A fim de averiguar tais questões foram aplicados questionários nas nove turmas existentes, coletando dados de 162 estudantes. Os resultados refutam a ideia de que eles são pouco participativos em atividades extracurriculares. As atividades com maiores participações são aquelas de curta duração como palestras, mesas redondas e encontros da área, de modo contrário o engajamento em projetos de iniciação científica ainda é muito modesto. Os motivos para a não participação são em grande parte por falta de tempo em decorrência de atividades laborais e, em segundo lugar, por falta de conhecimento da existência dessas atividades. Isso em virtude principalmente da falta de divulgação da instituição em geral, mas também pela tímida publicidade por parte dos idealizadores das atividades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327
10.14295/idonline.v9i26.327
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v9i26.327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/327/445
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 26 (2015); 42-56
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951601803264