Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aureni Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302
Resumo: Amparada por lei, umas das modalidades de ensino em evidência nos dias atuais é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) justamente por atender pessoas que não tiveram oportunidade ao ensino regular na idade correta. Este artigo possui o objetivo de analisar a relevância do trabalho do professor/pedagogo assim como as possibilidades e os desafios encontrados no contexto escolar da EJA e deve provocar uma reflexão sobre a compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do pedagogo, e consequentemente, sobre a prática pedagógica. Também apresentou leis que amparam a modalidade EJA e tomam providências sobre ela. Mostrou o perfil dos alunos que regressam à escola, antes abandonada por diversos motivos, assim como a importância de retornar os estudos, pois esse abre as portas para um convívio social efetivo, além de ampliar as oportunidades profissionais. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são: Arbache (2001), Frigotto (1998), Paiva (1973), Santos (2003), Zabala (1998) e leis brasileiras. Palavras-chaves: Desafios. Educação de Jovens e Adultos. Oportunidade. Possibilidades.
id IPES_ae906fa726720bce958061da60db47b0
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2302
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult EducationAmparada por lei, umas das modalidades de ensino em evidência nos dias atuais é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) justamente por atender pessoas que não tiveram oportunidade ao ensino regular na idade correta. Este artigo possui o objetivo de analisar a relevância do trabalho do professor/pedagogo assim como as possibilidades e os desafios encontrados no contexto escolar da EJA e deve provocar uma reflexão sobre a compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do pedagogo, e consequentemente, sobre a prática pedagógica. Também apresentou leis que amparam a modalidade EJA e tomam providências sobre ela. Mostrou o perfil dos alunos que regressam à escola, antes abandonada por diversos motivos, assim como a importância de retornar os estudos, pois esse abre as portas para um convívio social efetivo, além de ampliar as oportunidades profissionais. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são: Arbache (2001), Frigotto (1998), Paiva (1973), Santos (2003), Zabala (1998) e leis brasileiras. Palavras-chaves: Desafios. Educação de Jovens e Adultos. Oportunidade. Possibilidades.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Aureni MariaMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/230210.14295/idonline.v13i48.2302ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 376-3851981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302/3460Direitos autorais 2021 Aureni Maria Alves, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:35Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
title Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
spellingShingle Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
Alves, Aureni Maria
title_short Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
title_full Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
title_fullStr Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
title_full_unstemmed Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
title_sort Os Desafios e as Possibilidades do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos / The Challenges and Possibilities of the Pedagogue in Youth and Adult Education
author Alves, Aureni Maria
author_facet Alves, Aureni Maria
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aureni Maria
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Amparada por lei, umas das modalidades de ensino em evidência nos dias atuais é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) justamente por atender pessoas que não tiveram oportunidade ao ensino regular na idade correta. Este artigo possui o objetivo de analisar a relevância do trabalho do professor/pedagogo assim como as possibilidades e os desafios encontrados no contexto escolar da EJA e deve provocar uma reflexão sobre a compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do pedagogo, e consequentemente, sobre a prática pedagógica. Também apresentou leis que amparam a modalidade EJA e tomam providências sobre ela. Mostrou o perfil dos alunos que regressam à escola, antes abandonada por diversos motivos, assim como a importância de retornar os estudos, pois esse abre as portas para um convívio social efetivo, além de ampliar as oportunidades profissionais. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são: Arbache (2001), Frigotto (1998), Paiva (1973), Santos (2003), Zabala (1998) e leis brasileiras. Palavras-chaves: Desafios. Educação de Jovens e Adultos. Oportunidade. Possibilidades.
description Amparada por lei, umas das modalidades de ensino em evidência nos dias atuais é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) justamente por atender pessoas que não tiveram oportunidade ao ensino regular na idade correta. Este artigo possui o objetivo de analisar a relevância do trabalho do professor/pedagogo assim como as possibilidades e os desafios encontrados no contexto escolar da EJA e deve provocar uma reflexão sobre a compreensão e a intencionalidade da função e a identidade do pedagogo, e consequentemente, sobre a prática pedagógica. Também apresentou leis que amparam a modalidade EJA e tomam providências sobre ela. Mostrou o perfil dos alunos que regressam à escola, antes abandonada por diversos motivos, assim como a importância de retornar os estudos, pois esse abre as portas para um convívio social efetivo, além de ampliar as oportunidades profissionais. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são: Arbache (2001), Frigotto (1998), Paiva (1973), Santos (2003), Zabala (1998) e leis brasileiras. Palavras-chaves: Desafios. Educação de Jovens e Adultos. Oportunidade. Possibilidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302
10.14295/idonline.v13i48.2302
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2302/3460
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Aureni Maria Alves, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Aureni Maria Alves, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 376-385
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037429973123072