Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296 |
Resumo: | O artigo elaborado para conclusão de curso tem como tema central a Educação Escolar em seus anos iniciais e como a ação do docente pode facilitar o processo de ensino aprendizagem para as crianças. Para tal empreendimento acadêmico serão analisados aspectos inerentes ao processo educacional nos anos iniciais e se focará também nas ações implementadas pelos professores durante o processo de ensino aprendizagem. É nesse contexto que se buscará refletir sobre o tema proposto para estudo. A metodologia aplicada para elaborar o trabalho foi de estudos bibliográficos através de livros, artigos, revistas, meio virtual que abordem o tema em questão. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, buscando resultados em um questionário de sondagem contendo apenas duas perguntas direcionadas a uma professora da Educação Infantil para tornar explícita suas dificuldades e seus anseios no fazer pedagógico junto aos alunos da Educação Infantil. O objetivo geral foi refletir sobre a Educação Escolar nos anos iniciais e os objetivos específicos serão a abordagem da ação do docente na Educação Infantil e quais as ações que são utilizadas no processo de ensino aprendizagem das crianças. O referido estudo está embasado nos autores Kato (2005), Vygotsky (1987) e Zabala (1998), entre outros. |
id |
IPES_b03e6904c1d29bb8e46fca6961d6709c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2296 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning ProcessAção Docente; Anos Iniciais; Educação Infantil; Processo de Ensino Aprendizagem.O artigo elaborado para conclusão de curso tem como tema central a Educação Escolar em seus anos iniciais e como a ação do docente pode facilitar o processo de ensino aprendizagem para as crianças. Para tal empreendimento acadêmico serão analisados aspectos inerentes ao processo educacional nos anos iniciais e se focará também nas ações implementadas pelos professores durante o processo de ensino aprendizagem. É nesse contexto que se buscará refletir sobre o tema proposto para estudo. A metodologia aplicada para elaborar o trabalho foi de estudos bibliográficos através de livros, artigos, revistas, meio virtual que abordem o tema em questão. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, buscando resultados em um questionário de sondagem contendo apenas duas perguntas direcionadas a uma professora da Educação Infantil para tornar explícita suas dificuldades e seus anseios no fazer pedagógico junto aos alunos da Educação Infantil. O objetivo geral foi refletir sobre a Educação Escolar nos anos iniciais e os objetivos específicos serão a abordagem da ação do docente na Educação Infantil e quais as ações que são utilizadas no processo de ensino aprendizagem das crianças. O referido estudo está embasado nos autores Kato (2005), Vygotsky (1987) e Zabala (1998), entre outros.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDias, Elaine Cristine da SilvaFrança, Aurênia Pereira de2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/229610.14295/idonline.v13i48.2296ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 875-8881981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296/3474Direitos autorais 2021 Elaine Cristine da Silva Dias, Aurênia Pereira de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T12:22:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process |
title |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process |
spellingShingle |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process Dias, Elaine Cristine da Silva Ação Docente; Anos Iniciais; Educação Infantil; Processo de Ensino Aprendizagem. |
title_short |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process |
title_full |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process |
title_fullStr |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process |
title_full_unstemmed |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process |
title_sort |
Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process |
author |
Dias, Elaine Cristine da Silva |
author_facet |
Dias, Elaine Cristine da Silva França, Aurênia Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
França, Aurênia Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Elaine Cristine da Silva França, Aurênia Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação Docente; Anos Iniciais; Educação Infantil; Processo de Ensino Aprendizagem. |
topic |
Ação Docente; Anos Iniciais; Educação Infantil; Processo de Ensino Aprendizagem. |
description |
O artigo elaborado para conclusão de curso tem como tema central a Educação Escolar em seus anos iniciais e como a ação do docente pode facilitar o processo de ensino aprendizagem para as crianças. Para tal empreendimento acadêmico serão analisados aspectos inerentes ao processo educacional nos anos iniciais e se focará também nas ações implementadas pelos professores durante o processo de ensino aprendizagem. É nesse contexto que se buscará refletir sobre o tema proposto para estudo. A metodologia aplicada para elaborar o trabalho foi de estudos bibliográficos através de livros, artigos, revistas, meio virtual que abordem o tema em questão. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, buscando resultados em um questionário de sondagem contendo apenas duas perguntas direcionadas a uma professora da Educação Infantil para tornar explícita suas dificuldades e seus anseios no fazer pedagógico junto aos alunos da Educação Infantil. O objetivo geral foi refletir sobre a Educação Escolar nos anos iniciais e os objetivos específicos serão a abordagem da ação do docente na Educação Infantil e quais as ações que são utilizadas no processo de ensino aprendizagem das crianças. O referido estudo está embasado nos autores Kato (2005), Vygotsky (1987) e Zabala (1998), entre outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296 10.14295/idonline.v13i48.2296 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296/3474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elaine Cristine da Silva Dias, Aurênia Pereira de França https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elaine Cristine da Silva Dias, Aurênia Pereira de França https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 875-888 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053951083806720 |