Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Elaine Cristine da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: França, Aurênia Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296
Resumo: O artigo elaborado para conclusão de curso tem como tema central a Educação Escolar em seus anos iniciais e como a ação do docente pode facilitar o processo de ensino aprendizagem para as crianças. Para tal empreendimento acadêmico serão analisados aspectos inerentes ao processo educacional nos anos iniciais e se focará também nas ações implementadas pelos professores durante o processo de ensino aprendizagem. É nesse contexto que se buscará refletir sobre o tema proposto para estudo. A metodologia aplicada para elaborar o trabalho foi de estudos bibliográficos através de livros, artigos, revistas, meio virtual que abordem o tema em questão. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, buscando resultados em um questionário de sondagem contendo apenas duas perguntas direcionadas a uma professora da Educação Infantil para tornar explícita suas dificuldades e seus anseios no fazer pedagógico junto aos alunos da Educação Infantil. O objetivo geral foi refletir sobre a Educação Escolar nos anos iniciais e os objetivos específicos serão a abordagem da ação do docente na Educação Infantil e quais as ações que são utilizadas no processo de ensino aprendizagem das crianças. O referido estudo está embasado nos autores Kato (2005), Vygotsky (1987) e Zabala (1998), entre outros.
id IPES_b03e6904c1d29bb8e46fca6961d6709c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2296
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning ProcessAção Docente; Anos Iniciais; Educação Infantil; Processo de Ensino Aprendizagem.O artigo elaborado para conclusão de curso tem como tema central a Educação Escolar em seus anos iniciais e como a ação do docente pode facilitar o processo de ensino aprendizagem para as crianças. Para tal empreendimento acadêmico serão analisados aspectos inerentes ao processo educacional nos anos iniciais e se focará também nas ações implementadas pelos professores durante o processo de ensino aprendizagem. É nesse contexto que se buscará refletir sobre o tema proposto para estudo. A metodologia aplicada para elaborar o trabalho foi de estudos bibliográficos através de livros, artigos, revistas, meio virtual que abordem o tema em questão. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, buscando resultados em um questionário de sondagem contendo apenas duas perguntas direcionadas a uma professora da Educação Infantil para tornar explícita suas dificuldades e seus anseios no fazer pedagógico junto aos alunos da Educação Infantil. O objetivo geral foi refletir sobre a Educação Escolar nos anos iniciais e os objetivos específicos serão a abordagem da ação do docente na Educação Infantil e quais as ações que são utilizadas no processo de ensino aprendizagem das crianças. O referido estudo está embasado nos autores Kato (2005), Vygotsky (1987) e Zabala (1998), entre outros.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDias, Elaine Cristine da SilvaFrança, Aurênia Pereira de2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/229610.14295/idonline.v13i48.2296ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 875-8881981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296/3474Direitos autorais 2021 Elaine Cristine da Silva Dias, Aurênia Pereira de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T12:22:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
title Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
spellingShingle Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
Dias, Elaine Cristine da Silva
Ação Docente; Anos Iniciais; Educação Infantil; Processo de Ensino Aprendizagem.
title_short Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
title_full Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
title_fullStr Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
title_full_unstemmed Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
title_sort Educação Infantil: A Ação Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem / Child Education: The Teacher Action In The Teaching And Learning Process
author Dias, Elaine Cristine da Silva
author_facet Dias, Elaine Cristine da Silva
França, Aurênia Pereira de
author_role author
author2 França, Aurênia Pereira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Elaine Cristine da Silva
França, Aurênia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ação Docente; Anos Iniciais; Educação Infantil; Processo de Ensino Aprendizagem.
topic Ação Docente; Anos Iniciais; Educação Infantil; Processo de Ensino Aprendizagem.
description O artigo elaborado para conclusão de curso tem como tema central a Educação Escolar em seus anos iniciais e como a ação do docente pode facilitar o processo de ensino aprendizagem para as crianças. Para tal empreendimento acadêmico serão analisados aspectos inerentes ao processo educacional nos anos iniciais e se focará também nas ações implementadas pelos professores durante o processo de ensino aprendizagem. É nesse contexto que se buscará refletir sobre o tema proposto para estudo. A metodologia aplicada para elaborar o trabalho foi de estudos bibliográficos através de livros, artigos, revistas, meio virtual que abordem o tema em questão. Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, buscando resultados em um questionário de sondagem contendo apenas duas perguntas direcionadas a uma professora da Educação Infantil para tornar explícita suas dificuldades e seus anseios no fazer pedagógico junto aos alunos da Educação Infantil. O objetivo geral foi refletir sobre a Educação Escolar nos anos iniciais e os objetivos específicos serão a abordagem da ação do docente na Educação Infantil e quais as ações que são utilizadas no processo de ensino aprendizagem das crianças. O referido estudo está embasado nos autores Kato (2005), Vygotsky (1987) e Zabala (1998), entre outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296
10.14295/idonline.v13i48.2296
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2296/3474
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Elaine Cristine da Silva Dias, Aurênia Pereira de França
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Elaine Cristine da Silva Dias, Aurênia Pereira de França
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 875-888
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951083806720