LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8792 |
Resumo: | Considerando a escola como o principal espaço responsável para habilitação do leitor e pela iniciação à educação literária, este artigo busca apresentar o delineamento de um projeto de pesquisa de doutorado, cuja proposta de pesquisa tem como objetivo analisar qual articulação os professores estabelecem entre a formação, a partir de uma perspectiva para o letramento literário, e as práticas de leitura. O método escolhido para esta investigação é a pesquisa-ação por compreender que este tipo de pesquisa permite a compreensão da realidade, além de propiciar a formação e participação dos participantes em todo processo de investigação. |
id |
UFT-4_810dcf055e594f5defb041cd116a640a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/8792 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISAformação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-açãoConsiderando a escola como o principal espaço responsável para habilitação do leitor e pela iniciação à educação literária, este artigo busca apresentar o delineamento de um projeto de pesquisa de doutorado, cuja proposta de pesquisa tem como objetivo analisar qual articulação os professores estabelecem entre a formação, a partir de uma perspectiva para o letramento literário, e as práticas de leitura. O método escolhido para esta investigação é a pesquisa-ação por compreender que este tipo de pesquisa permite a compreensão da realidade, além de propiciar a formação e participação dos participantes em todo processo de investigação.Universidade Federal do Norte do Tocantins2021-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/879210.20873/uft2179-3948.2020v11n3p217-227EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 217-2272179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8792/18415Copyright (c) 2021 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Hellen Cris de AlmeidaSilveira Vasconcelos, Emanuella da Costa Barros, João Luiz Silva de Farias, Marnilde 2023-12-19T19:40:09Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/8792Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2023-12-19T19:40:09EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA |
title |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA |
spellingShingle |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA Rodrigues, Hellen Cris de Almeida formação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-ação |
title_short |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA |
title_full |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA |
title_fullStr |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA |
title_sort |
LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA |
author |
Rodrigues, Hellen Cris de Almeida |
author_facet |
Rodrigues, Hellen Cris de Almeida Silveira Vasconcelos, Emanuella da Costa Barros, João Luiz Silva de Farias, Marnilde |
author_role |
author |
author2 |
Silveira Vasconcelos, Emanuella da Costa Barros, João Luiz Silva de Farias, Marnilde |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Hellen Cris de Almeida Silveira Vasconcelos, Emanuella da Costa Barros, João Luiz Silva de Farias, Marnilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-ação |
topic |
formação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-ação |
description |
Considerando a escola como o principal espaço responsável para habilitação do leitor e pela iniciação à educação literária, este artigo busca apresentar o delineamento de um projeto de pesquisa de doutorado, cuja proposta de pesquisa tem como objetivo analisar qual articulação os professores estabelecem entre a formação, a partir de uma perspectiva para o letramento literário, e as práticas de leitura. O método escolhido para esta investigação é a pesquisa-ação por compreender que este tipo de pesquisa permite a compreensão da realidade, além de propiciar a formação e participação dos participantes em todo processo de investigação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8792 10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p217-227 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8792 |
identifier_str_mv |
10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p217-227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/8792/18415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 11 n. 3 (2020): A DIDÁTICA LITERÁRIA NO S´ÉCULO XXI; 217-227 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458994579144704 |