A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274 |
Resumo: | A leitura tem sido uma questão que tem constituído uma grande preocupação não somente para a escola, mas também para toda a sociedade. Trabalhar a leitura desde cedo, mesmo antes de a criança adentar as salas de aula é de suma importância para construção de uma sociedade letrada. A escolha do tema não se deu por acaso, escolhi Literatura por acreditar que por meio dela podemos formar leitores assíduos. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Educação Infantil situada no Distrito de Cariutaba, município de Farias Brito – CE e teve como objetivo conhecer as práticas de leitura trabalhadas pela escola. Foi conversado com 55% dos pais das crianças matriculadas na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e com todos os professores lotados no 1º semestre do ano letivo em curso. Trata-se de um estudo de caso, para isso utilizei como metodologia a aplicação de questionários, entrevista e observação em sala de aula. O estudo nos coloca em destaque o grande desafio que a escola enfrenta que é difundir a leitura como algo primordial numa sociedade em que o nível de escolaridade dos pais é composta pela maioria por analfabetos funcionais. |
id |
IPES_b3a4412651bff1cba2ffb0725bf61d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1274 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CEPalavras Chave: Leitura – Escola – Educação Infantil A leitura tem sido uma questão que tem constituído uma grande preocupação não somente para a escola, mas também para toda a sociedade. Trabalhar a leitura desde cedo, mesmo antes de a criança adentar as salas de aula é de suma importância para construção de uma sociedade letrada. A escolha do tema não se deu por acaso, escolhi Literatura por acreditar que por meio dela podemos formar leitores assíduos. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Educação Infantil situada no Distrito de Cariutaba, município de Farias Brito – CE e teve como objetivo conhecer as práticas de leitura trabalhadas pela escola. Foi conversado com 55% dos pais das crianças matriculadas na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e com todos os professores lotados no 1º semestre do ano letivo em curso. Trata-se de um estudo de caso, para isso utilizei como metodologia a aplicação de questionários, entrevista e observação em sala de aula. O estudo nos coloca em destaque o grande desafio que a escola enfrenta que é difundir a leitura como algo primordial numa sociedade em que o nível de escolaridade dos pais é composta pela maioria por analfabetos funcionais.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORda Silva, Emanuel Mateus2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/127410.14295/idonline.v12i42.1274ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 76-921981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274/1887Direitos autorais 2021 Emanuel Mateus da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-09T13:24:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE |
title |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE |
spellingShingle |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE da Silva, Emanuel Mateus Palavras Chave: Leitura – Escola – Educação Infantil |
title_short |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE |
title_full |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE |
title_fullStr |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE |
title_full_unstemmed |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE |
title_sort |
A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE |
author |
da Silva, Emanuel Mateus |
author_facet |
da Silva, Emanuel Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Emanuel Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras Chave: Leitura – Escola – Educação Infantil |
topic |
Palavras Chave: Leitura – Escola – Educação Infantil |
description |
A leitura tem sido uma questão que tem constituído uma grande preocupação não somente para a escola, mas também para toda a sociedade. Trabalhar a leitura desde cedo, mesmo antes de a criança adentar as salas de aula é de suma importância para construção de uma sociedade letrada. A escolha do tema não se deu por acaso, escolhi Literatura por acreditar que por meio dela podemos formar leitores assíduos. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Educação Infantil situada no Distrito de Cariutaba, município de Farias Brito – CE e teve como objetivo conhecer as práticas de leitura trabalhadas pela escola. Foi conversado com 55% dos pais das crianças matriculadas na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e com todos os professores lotados no 1º semestre do ano letivo em curso. Trata-se de um estudo de caso, para isso utilizei como metodologia a aplicação de questionários, entrevista e observação em sala de aula. O estudo nos coloca em destaque o grande desafio que a escola enfrenta que é difundir a leitura como algo primordial numa sociedade em que o nível de escolaridade dos pais é composta pela maioria por analfabetos funcionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274 10.14295/idonline.v12i42.1274 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274/1887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Emanuel Mateus da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Emanuel Mateus da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 76-92 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053947864678400 |