A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Emanuel Mateus
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274
Resumo:  A leitura tem sido uma questão que tem constituído uma grande preocupação não somente para a escola, mas também para toda a sociedade. Trabalhar a leitura desde cedo, mesmo antes de a criança adentar as salas de aula é de suma importância para construção de uma sociedade letrada. A escolha do tema não se deu por acaso, escolhi Literatura por acreditar que por meio dela podemos formar leitores assíduos. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Educação Infantil situada no Distrito de Cariutaba, município de Farias Brito – CE e teve como objetivo conhecer as práticas de leitura trabalhadas pela escola. Foi conversado com 55% dos pais das crianças matriculadas na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e com todos os professores lotados no 1º semestre do ano letivo em curso. Trata-se de um estudo de caso, para isso utilizei como metodologia a aplicação de questionários, entrevista e observação em sala de aula. O estudo nos coloca em destaque o grande desafio que a escola enfrenta que é difundir a leitura como algo primordial numa sociedade em que o nível de escolaridade dos pais é composta pela maioria por analfabetos funcionais.
id IPES_b3a4412651bff1cba2ffb0725bf61d1f
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1274
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CEPalavras Chave: Leitura – Escola – Educação Infantil A leitura tem sido uma questão que tem constituído uma grande preocupação não somente para a escola, mas também para toda a sociedade. Trabalhar a leitura desde cedo, mesmo antes de a criança adentar as salas de aula é de suma importância para construção de uma sociedade letrada. A escolha do tema não se deu por acaso, escolhi Literatura por acreditar que por meio dela podemos formar leitores assíduos. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Educação Infantil situada no Distrito de Cariutaba, município de Farias Brito – CE e teve como objetivo conhecer as práticas de leitura trabalhadas pela escola. Foi conversado com 55% dos pais das crianças matriculadas na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e com todos os professores lotados no 1º semestre do ano letivo em curso. Trata-se de um estudo de caso, para isso utilizei como metodologia a aplicação de questionários, entrevista e observação em sala de aula. O estudo nos coloca em destaque o grande desafio que a escola enfrenta que é difundir a leitura como algo primordial numa sociedade em que o nível de escolaridade dos pais é composta pela maioria por analfabetos funcionais.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORda Silva, Emanuel Mateus2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/127410.14295/idonline.v12i42.1274ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 76-921981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274/1887Direitos autorais 2021 Emanuel Mateus da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-09T13:24:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
title A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
spellingShingle A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
da Silva, Emanuel Mateus
Palavras Chave: Leitura – Escola – Educação Infantil
title_short A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
title_full A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
title_fullStr A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
title_full_unstemmed A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
title_sort A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE
author da Silva, Emanuel Mateus
author_facet da Silva, Emanuel Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Emanuel Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras Chave: Leitura – Escola – Educação Infantil
topic Palavras Chave: Leitura – Escola – Educação Infantil
description  A leitura tem sido uma questão que tem constituído uma grande preocupação não somente para a escola, mas também para toda a sociedade. Trabalhar a leitura desde cedo, mesmo antes de a criança adentar as salas de aula é de suma importância para construção de uma sociedade letrada. A escolha do tema não se deu por acaso, escolhi Literatura por acreditar que por meio dela podemos formar leitores assíduos. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Educação Infantil situada no Distrito de Cariutaba, município de Farias Brito – CE e teve como objetivo conhecer as práticas de leitura trabalhadas pela escola. Foi conversado com 55% dos pais das crianças matriculadas na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e com todos os professores lotados no 1º semestre do ano letivo em curso. Trata-se de um estudo de caso, para isso utilizei como metodologia a aplicação de questionários, entrevista e observação em sala de aula. O estudo nos coloca em destaque o grande desafio que a escola enfrenta que é difundir a leitura como algo primordial numa sociedade em que o nível de escolaridade dos pais é composta pela maioria por analfabetos funcionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274
10.14295/idonline.v12i42.1274
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1274/1887
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Emanuel Mateus da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Emanuel Mateus da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 76-92
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053947864678400