A mediação na formação do leitor: encontros com a literatura nos tempos e espaços da educação infantil
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238273 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
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A mediação na formação do leitor: encontros com a literatura nos tempos e espaços da educação infantilEducaçãoEducação infantilBibliotecas escolaresLivros e leituraLeitoresLiteratura infantojuvenilTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.Esta tese tem como objetivo compreender como as(os) professoras(es) organizam os tempos e espaços de leitura potencializando a relação entre crianças e livros e tornando-os mediadores de leitura. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, SC, entre abril e dezembro de 2019. Justifica-se pela necessidade da organização de tempos e espaços de leitura, com o intuito de possibilitar o acesso das crianças ao livro literário, ampliando, assim, suas vivências de forma mediada e garantindo a apropriação da função social da leitura, tendo em vista que o ato de mediar se torna fundamental nesse processo, pois a criança está conhecendo e entrando em contato com o livro literário. Assim, compreende-se os espaços e tempos das práticas sociais de leitura literária não necessariamente a partir de um ambiente permanente na instituição, mas de um espaço e tempo proposto pelas(os) professoras(es), que são, também, mediadores de leitura mesmo na ausência de uma biblioteca e/ou espaços diferenciados. Para tanto, é realizado um estudo de cunho qualitativo, apoiado em procedimentos metodológicos inerentes à pesquisa etnográfica, como observação, análise de documentos e registros escritos, fotográficos e fílmicos, com o intuito de obter dados referentes aos tempos e espaços de leitura, compreendendo como influenciam as práticas pedagógicas docentes e a formação leitora das crianças, a relação da criança com o livro, bem como a importância da mediação docente no processo de leitura, conhecido ou desconhecido pela criança. Para delinear esse percurso etnográfico, foram utilizadas as seguintes referências: André (1995); Velho (2003); Oliveira, Boin e Búrigo (2018); Peirano (1995); Pires (2011); Rosistolato (2013); Sarmento (2003). Esses autores dialogam, ainda, com estudiosos da pesquisa etnográfica com crianças, a saber: Agostinho (2016); Corsaro (2005); Ferreira (2002); Graue e Walsh (2003). Apoiada nos estudos da teoria do dialogismo de Bakhtin e seu Círculo, elencou-se o conceito de cronotopia, que circula a análise desta pesquisa e permitiu compreender as relações de tempo e espaço no universo da educação para a infância. Além disso, ressalta-se as contribuições da Teoria Histórico-cultural para o desenvolvimento infantil (VIGOTSKI, 1988, 2007, 2009), a fim de refletir a mediação e a interação social como elementares para a apropriação dos conhecimentos. Para complementar esta análise, situando no âmbito da Educação Infantil, utilizou-se os estudos de Agostinho (2004, 2018), Barbosa (2006, 2010, 2013), Batista (2008), Gonçalves (2019), Ostetto (2000b, 2006) e Rocha (2008). A pesquisa contribuiu para evidenciar uma diferenciação a ser considerada nos espaços de leitura, nominando de espaços convencionais de leitura e espaços intencionais de leitura, como possibilidade para o trabalho de formação de leitores. As discussões permeiam a relação da criança com o livro e a importância da mediação literária, seja ela pelas(os) professoras(es), crianças mais experientes ou, até mesmo, pelos tempos e espaços enquanto mediadores de sentidos. Constatou-se o quanto às(aos) professoras(es) da instituição pesquisada se preocupam com as ações literárias, organizando tempos e espaços de leitura e possibilitando experiências significativas que ampliam os repertórios das crianças e proporcionam vivências democráticas e libertadoras.Abstract: This thesis aims to understand how reading times and spaces enhance the relationship between children and books, focusing on the teacher's role as a mediator of this encounter. The research was developed in an Early Childhood Education institution of the Municipal Network of Florianópolis, SC, between April and December 2019. It is justified by the need to organize reading times and spaces, in order to enable children's access to the book literature, thus expanding their experiences in a mediated way and ensuring the appropriation of the social function of reading, considering that the act of mediating becomes fundamental in this process, as the child is getting to know and coming into contact with the literary book. Thus, the spaces and times of the social practices of literary reading are not necessarily understood as a permanent environment in the institution, but as a space and time proposed by the teachers, who are also reading mediators, even in the absence of a library and/or differentiated spaces. Therefore, a qualitative study was carried out, supported by methodological procedures inherent to ethnographic research, such as observation, analysis of documents and written, photographic and filmic records, in order to obtain data regarding the times and spaces of reading, understanding how they influence teaching pedagogical practices and children's reading education, the child's relationship with the book, as well as the importance of teacher mediation in the reading process, known or unknown by the child. To outline this ethnographic path, the following references were used: André (1995); Old (2003); Oliveira, Boin and Búrigo (2018); Peirano (1995); Pires (2011); Rosistolate (2013); Sarmento (2003). These authors also dialogue with scholars of ethnographic research with children, namely: Agostinho (2016); Corsaro (2005); Ferreira (2002); Graue and Walsh (2003). Based on the studies of the theory of dialogism by Bakhtin and his Circle, the concept of chronotopy was listed, which encircles the analysis of this research and allowed us to understand the relations of time and space in the universe of education for childhood. In addition, the contributions of the Historical-Cultural Theory to child development (VIGOTSKI, 1988, 2007, 2009) are highlighted, in order to reflect mediation and social interaction as elementary for the appropriation of knowledge. To complement this analysis, within the scope of Early Childhood Education, studies by Agostinho (2004, 2018), Barbosa (2006, 2010, 2013), Batista (2008), Gonçalves (2019), Ostetto (2000b, 2006) and Rocha (2008) were used. The research contributed to highlight a differentiation to be considered in reading spaces, naming them as conventional reading spaces and intentional reading space, as a possibility for the work of educating readers. The discussions permeate the child's relationship with the book and the importance of literary mediation, whether by the teachers, more experienced children or even by the times and spaces as mediators of meanings. It was verified how much the teachers of the researched institution are concerned with literary actions, organizing reading times and spaces and enabling significant experiences that expand the children's repertoires and provide democratic and liberating experiences.Debus, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaFurtado, Thamirys Frigo2022-08-15T23:17:52Z2022-08-15T23:17:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis222 p.| il., gráfs.application/pdf377938https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238273porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-15T23:17:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238273Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-15T23:17:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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