Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Purificação, Marcelo Máximo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, Catarino, Elisângela Maura, Santana, Maria Luzia da Silva, Soares, Katielly Vila verde Araújo, Pereira, Vanessa Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2769
Resumo: Resumo: Este texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpo do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores - Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -  tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogia do Corpo - o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho – funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais. 
id IPES_b70e4a6491cf170598cfee50f7e8fa59
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2769
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”Funk/Musica; Corpo gordo; Identidades; Cultura, Estudos CulturaisResumo: Este texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpo do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores - Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -  tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogia do Corpo - o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho – funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPurificação, Marcelo MáximoTeixeira, Maria Filomena RodriguesCatarino, Elisângela MauraSantana, Maria Luzia da SilvaSoares, Katielly Vila verde AraújoPereira, Vanessa Alves2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/276910.14295/idonline.v14i52.2769ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 913-9231981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2769/4340Direitos autorais 2021 Marcelo Máximo Purificação, Maria Filomena Rodrigues Teixeira, Elisângela Maura Catarino, Maria Luzia da Silva Santana, Katielly Vila verde Araújo Soares, Vanessa Alves Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
title Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
spellingShingle Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
Purificação, Marcelo Máximo
Funk/Musica; Corpo gordo; Identidades; Cultura, Estudos Culturais
title_short Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
title_full Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
title_fullStr Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
title_full_unstemmed Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
title_sort Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
author Purificação, Marcelo Máximo
author_facet Purificação, Marcelo Máximo
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues
Catarino, Elisângela Maura
Santana, Maria Luzia da Silva
Soares, Katielly Vila verde Araújo
Pereira, Vanessa Alves
author_role author
author2 Teixeira, Maria Filomena Rodrigues
Catarino, Elisângela Maura
Santana, Maria Luzia da Silva
Soares, Katielly Vila verde Araújo
Pereira, Vanessa Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Purificação, Marcelo Máximo
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues
Catarino, Elisângela Maura
Santana, Maria Luzia da Silva
Soares, Katielly Vila verde Araújo
Pereira, Vanessa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Funk/Musica; Corpo gordo; Identidades; Cultura, Estudos Culturais
topic Funk/Musica; Corpo gordo; Identidades; Cultura, Estudos Culturais
description Resumo: Este texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpo do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores - Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -  tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogia do Corpo - o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho – funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2769
10.14295/idonline.v14i52.2769
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2769
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2769/4340
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 913-923
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956985192448