Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47698 |
Resumo: | Este texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpodo Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil –ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores -Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogiado Corpo -o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho –funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais. |
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Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”Body pedagogy : the phenomenon Jojô Todynho body fat on Funk - “What's that shot, what is a damn?”Funk/MusicaCorpo gordoidentidadesCulturaEstudos CulturaisFunk / MusicFat bodyIdentitiesCultureCultural StudiesEste texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpodo Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil –ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores -Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogiado Corpo -o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho –funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais.Instituto Persona de Educação SuperiorRepositório ComumPurificação, Marcelo MáximoTeixeira, FilomenaCatarino, Elisângela MauraSantana, Maria Luzia Da SilvaSoares, Katielly Vila verde AraújoPereira, Vanessa Alves2023-10-30T16:56:07Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47698por10.14295/idonline.v14i52.2769info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T02:18:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:26.438065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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