Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1738 |
Resumo: | A microbiologia é uma ciência que tem como finalidade estudar os seres microscópicos, como bactérias, fungos, protozoários, algas e vírus, estando eles distribuídos por toda parte do planeta. Esse estudo permite ampliar o conhecimento sobre os microrganismos destacando a sua importância para a saúde humana, manutenção do equilíbrio ecológico, além de suas diversas contribuições industriais advertindo sua presença constantemente no cotidiano do ser humano. A realidade observada nas escolas, hoje, é de um aprendizado deficiente por parte dos alunos, muitas vezes associada à construção de um conhecimento equivocado e ou pela falta do aprendizado sobre a microbiologia. Desta forma é importante o desenvolvimento de metodologias didáticas que possibilite a absorção das informações de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o ensino de microbiologia na educação básica brasileira, abordando novas possibilidades metodológicas como alternativas para auxiliar os docentes no planejamento das aulas facilitando o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
IPES_bb7f9122951a80afe9b71cfe580e41f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1738 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning ProcessAbordagens Metodológicas. Educação Básica. Microbiologia.A microbiologia é uma ciência que tem como finalidade estudar os seres microscópicos, como bactérias, fungos, protozoários, algas e vírus, estando eles distribuídos por toda parte do planeta. Esse estudo permite ampliar o conhecimento sobre os microrganismos destacando a sua importância para a saúde humana, manutenção do equilíbrio ecológico, além de suas diversas contribuições industriais advertindo sua presença constantemente no cotidiano do ser humano. A realidade observada nas escolas, hoje, é de um aprendizado deficiente por parte dos alunos, muitas vezes associada à construção de um conhecimento equivocado e ou pela falta do aprendizado sobre a microbiologia. Desta forma é importante o desenvolvimento de metodologias didáticas que possibilite a absorção das informações de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o ensino de microbiologia na educação básica brasileira, abordando novas possibilidades metodológicas como alternativas para auxiliar os docentes no planejamento das aulas facilitando o processo de ensino-aprendizagem.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Pâmela Beatriz Lima deMorbeck, Lorena Lôbo Brito2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/173810.14295/idonline.v13i45.1738ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 450-4611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1738/2534https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1738/175Direitos autorais 2021 Pâmela Beatriz Lima de Oliveira, Lorena Lôbo Brito Morbeckhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process |
title |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process |
spellingShingle |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process Oliveira, Pâmela Beatriz Lima de Abordagens Metodológicas. Educação Básica. Microbiologia. |
title_short |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process |
title_full |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process |
title_fullStr |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process |
title_full_unstemmed |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process |
title_sort |
Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process |
author |
Oliveira, Pâmela Beatriz Lima de |
author_facet |
Oliveira, Pâmela Beatriz Lima de Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
author_role |
author |
author2 |
Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Pâmela Beatriz Lima de Morbeck, Lorena Lôbo Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagens Metodológicas. Educação Básica. Microbiologia. |
topic |
Abordagens Metodológicas. Educação Básica. Microbiologia. |
description |
A microbiologia é uma ciência que tem como finalidade estudar os seres microscópicos, como bactérias, fungos, protozoários, algas e vírus, estando eles distribuídos por toda parte do planeta. Esse estudo permite ampliar o conhecimento sobre os microrganismos destacando a sua importância para a saúde humana, manutenção do equilíbrio ecológico, além de suas diversas contribuições industriais advertindo sua presença constantemente no cotidiano do ser humano. A realidade observada nas escolas, hoje, é de um aprendizado deficiente por parte dos alunos, muitas vezes associada à construção de um conhecimento equivocado e ou pela falta do aprendizado sobre a microbiologia. Desta forma é importante o desenvolvimento de metodologias didáticas que possibilite a absorção das informações de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o ensino de microbiologia na educação básica brasileira, abordando novas possibilidades metodológicas como alternativas para auxiliar os docentes no planejamento das aulas facilitando o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1738 10.14295/idonline.v13i45.1738 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1738 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1738/2534 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1738/175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Pâmela Beatriz Lima de Oliveira, Lorena Lôbo Brito Morbeck https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Pâmela Beatriz Lima de Oliveira, Lorena Lôbo Brito Morbeck https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 450-461 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949338976256 |