O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto. Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher. |
id |
IPES_bc57058d07ee5edf06a1864f1b967ab3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3255 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the PandemicEnsino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Professor.Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto. Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlencar, Alanne Kelle FreireLucena, Fabiana Alves deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/325510.14295/idonline.v15i57.3255ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 798-8071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255/5110Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic |
title |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic |
spellingShingle |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic Alencar, Alanne Kelle Freire Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Professor. |
title_short |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic |
title_full |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic |
title_fullStr |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic |
title_full_unstemmed |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic |
title_sort |
O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic |
author |
Alencar, Alanne Kelle Freire |
author_facet |
Alencar, Alanne Kelle Freire Lucena, Fabiana Alves de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Lucena, Fabiana Alves de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Alanne Kelle Freire Lucena, Fabiana Alves de Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Professor. |
topic |
Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Professor. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto. Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher. |
description |
Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto. Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255 10.14295/idonline.v15i57.3255 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i57.3255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255/5110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 798-807 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037432020992000 |