O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Alanne Kelle Freire
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lucena, Fabiana Alves de, Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255
Resumo: Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto. Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher.
id IPES_bc57058d07ee5edf06a1864f1b967ab3
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3255
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the PandemicEnsino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Professor.Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto. Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlencar, Alanne Kelle FreireLucena, Fabiana Alves deSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/325510.14295/idonline.v15i57.3255ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 798-8071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255/5110Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:46Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
title O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
spellingShingle O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
Alencar, Alanne Kelle Freire
Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Professor.
title_short O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
title_full O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
title_fullStr O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
title_full_unstemmed O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
title_sort O Ensino Remoto: Perspectivas e Desafios Advindos das Tecnologias Durante a Pandemia / Remote Education: Perspectives and Challenges Arising from Technologies During the Pandemic
author Alencar, Alanne Kelle Freire
author_facet Alencar, Alanne Kelle Freire
Lucena, Fabiana Alves de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author_role author
author2 Lucena, Fabiana Alves de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Alanne Kelle Freire
Lucena, Fabiana Alves de
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Professor.
topic Ensino Remoto; Tecnologias da Informação e Comunicação; Professor.
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto. Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher.
description Resumo: Este trabalho discute as perspectivas e desafios advindos com o ensino remoto, um fator atual que surgiu no meio educacional diante do cenário pandêmico e com o isolamento social. Para tanto, seu objetivo geral cumpre destacar as dificuldades de professores e alunos no que se refere às ferramentas tecnológicas utilizadas para dá continuidade as aulas desde o ano de 2020. Nesse cenário de pandemia, os professores modificaram os instrumentos usados no de ensino-aprendizagem, assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm um importante papel para o desenvolvimento do ensino remoto, pois estão inseridas positivamente no cotidiano escolar por meio de ferramentas como Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive, entre outras. Para a realização da pesquisa, recorreu-se a leituras que destacam a importância do uso das tecnologias na educação e no contexto de sala de aula, a saber: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) e Oliveira (2020), dentre outros citados. A metodologia utilizada deu-se por meio de leituras em livros, artigos científicos e monografias, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, pois versa sobre as novas ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto. Os resultados observados apontam que os professores sentem dificuldades no que se refere aos usos das diversas ferramentas tecnológicas, posto que as aulas remotas surgiram de repente sem ter uma formação condizente para o momento. Ademais, tanto alunos como professores não têm internet para o desenvolvimento das atividades, o que acarreta prejuízo no ensino e aprendizagem. No entanto, pelo exposto, percebe-se o quão importante o uso das tecnologias para a continuidade da aprendizagem por meio no ensino remoto. Palavras-chave: Ensino Remoto. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor.Abstract: This paper discusses the perspectives and challenges arising from remote learning, a current factor that emerged in the educational environment in view of the pandemic scenario and social isolation. Therefore, its general objective should highlight the difficulties of teachers and students with regard to the technological tools used to continue classes since 2020. In this pandemic scenario, teachers modified the instruments used in teaching-learning, thus, Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in the development of remote learning, as they are positively inserted in the daily school life through tools such as Google meet, WhatsApp, E-mail, Metimenter, Kahoot, Google drive , among others. To carry out the research, we used readings that highlight the importance of using technologies in education and in the classroom context, namely: Almeida (2005), Moran (2007), Carvalho (2009), Rampazzo; Suzuki (2009), Busnello (2014), Cordeiro (2019), Marques (2020), Miranda (2000) and Oliveira (2020), among others cited. The methodology used took place through readings in books, scientific articles and monographs, thus characterizing itself as a bibliographical research with a qualitative approach, as it deals with new technological tools during remote teaching. The observed results show that teachers experience difficulties with regard to the use of different technological tools, since remote classes suddenly appeared without having adequate training for the moment. Furthermore, both students and teachers do not have internet for the development of activities, which results in damage to teaching and learning. However, from the above, it is clear how important the use of technologies for the continuity of learning through remote learning.Keywords: Remote Learning. Information and Communication Technologies. Teacher.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255
10.14295/idonline.v15i57.3255
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i57.3255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3255/5110
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 798-807
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037432020992000