Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642 |
Resumo: | Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991. Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares. Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar. Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz. |
id |
IPES_bd2edfc429f0eaad1f530a42f6939c72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/642 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Avaliação Externa como parâmetro para a EducaçãoAvaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo.Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991. Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares. Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar. Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlbuquerque, Margarida Maria de Souza Santos2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/64210.14295/idonline.v10i33.642ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 103-1111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642/902Direitos autorais 2021 Margarida Maria de Souza Santos Albuquerquehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Externa como parâmetro para a Educação |
title |
Avaliação Externa como parâmetro para a Educação |
spellingShingle |
Avaliação Externa como parâmetro para a Educação Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos Avaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo. |
title_short |
Avaliação Externa como parâmetro para a Educação |
title_full |
Avaliação Externa como parâmetro para a Educação |
title_fullStr |
Avaliação Externa como parâmetro para a Educação |
title_full_unstemmed |
Avaliação Externa como parâmetro para a Educação |
title_sort |
Avaliação Externa como parâmetro para a Educação |
author |
Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos |
author_facet |
Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo. |
topic |
Avaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991. Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares. Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar. Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz. |
description |
Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991. Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares. Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar. Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642 10.14295/idonline.v10i33.642 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i33.642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642/902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Margarida Maria de Souza Santos Albuquerque https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Margarida Maria de Souza Santos Albuquerque https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 103-111 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421304545280 |