Avaliação Externa como parâmetro para a Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642
Resumo: Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991.  Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares.  Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar.  Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através  da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz.  
id IPES_bd2edfc429f0eaad1f530a42f6939c72
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/642
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Avaliação Externa como parâmetro para a EducaçãoAvaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo.Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991.  Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares.  Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar.  Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através  da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlbuquerque, Margarida Maria de Souza Santos2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/64210.14295/idonline.v10i33.642ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 103-1111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642/902Direitos autorais 2021 Margarida Maria de Souza Santos Albuquerquehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
title Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
spellingShingle Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos
Avaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo.
title_short Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
title_full Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
title_fullStr Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
title_full_unstemmed Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
title_sort Avaliação Externa como parâmetro para a Educação
author Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos
author_facet Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Margarida Maria de Souza Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo.
topic Avaliação – Educação - Prova Brasil– Responsabilização – Currículo.
dc.description.none.fl_txt_mv Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991.  Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares.  Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar.  Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através  da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz.  
description Analisa-se, neste artigo, a avaliação da educação em larga escala, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc/Prova Brasil), a partir dos resultados obtidos desde sua primeira edição em 1991.  Articulando o resultado das avaliações à politicas de responsabilização, com atribuições de consequências para os gestores e educadores escolares.  Tendo como base de análise os objetivos e metas dessas avaliações, bem como pesquisas bibliográficas que geraram fatos relevantes sobre o tema. Discutem-se os riscos que as avaliações padronizadas como a Prova Brasil, que referenciam políticas de responsabilização, exacerbam a preocupação dos gestores e professores com as atividades desenvolvidas para a preparação dos educandos para esse teste, o que pode acarretar uma redução dos conteúdos escolares, alterando o currículo escolar.  Por outro lado, o resultado dessas avaliações podem levar os gestores e educadores a refletir, através  da informações levantadas, sobre o currículo escolar e quais as habilidades de leitura e matemática devem ser melhor trabalhadas para garanti-las a todos os educandos, ou seja, tornar a aprendizagem mais significativa e eficaz.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642
10.14295/idonline.v10i33.642
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/642/902
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Margarida Maria de Souza Santos Albuquerque
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Margarida Maria de Souza Santos Albuquerque
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 103-111
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421304545280