Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Joice Carla dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607
Resumo: Resumo: A escola deve ser um espaço de inclusão, onde sejam respeitadas todas as diferenças sociais, culturais, econômicas, físicas e psíquicas dos alunos. A inclusão escolar não diz respeito somente a inserir a criança fisicamente na escola, mas também a se adequar às suas particularidades, oferecendo um sistema de ensino onde ela possa se desenvolver integralmente, mesmo com suas limitações. Sendo assim, a inclusão escolar ainda se constitui como um desafio em diferentes espaços escolares. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a inclusão escolar de alunos com autismo. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de neurodesenvolvimento que se caracteriza por um déficit na comunicação, na interação social e no comportamento. Esses déficits trazem inúmeros prejuízos na vida do indivíduo, inclusive na área escolar. Por isso o debate sobre a escolarização de pessoas com TEA é tão pertinente. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através de uma pesquisa sistemática em artigos sobre o tema, foi possível analisar que a inclusão escolar é uma questão complexa, pois para que tenha sucesso, é necessário que as escolas estejam preparadas para receber e lidar com este tipo de aluno, e tenham equipes de profissionais devidamente qualificadas. Constata-se que a inserção escolar de autistas é um processo que inclui um trabalho entre escola, estado, família e sociedade, e o papel do professor tem uma significativa contribuição nesta inclusão, pois este é o profissional responsável por integrar o aluno em sala de aula, e também responsável por sua aprendizagem.Palavras-chave: Autismo, Educação, Inclusão. Abstract: The school must be a space of inclusion, where all the social, cultural, economic, physical and psychological differences of the students are respected. School inclusion is not only about physically inserting the child into school, but also about adapting to their particularities, offering an education system where they can fully develop, even with their limitations. Therefore, school inclusion still constitutes a challenge in different school spaces. This article aims to discuss the school inclusion of students with autism. Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder that is characterized by a deficit in communication, social interaction and behavior. These deficits bring numerous damages in the life of the individual, including in the school area. That is why the debate on the schooling of people with ASD is so pertinent. The method used for this research was the literature review. Through a systematic research in articles on the subject, it was possible to analyze that school inclusion is a complex issue, because for it to be successful, it is necessary that schools are prepared to receive and deal with this type of student, and have teams of suitably qualified professionals. It appears that the school insertion of autistic people is a process that includes work between school, state, family and society, and the role of the teacher has a significant contribution to this inclusion, as this is the professional responsible for integrating the student into the classroom. class, and also responsible for their learning.Keywords: Autism, Education, Inclusion. 
id IPES_bed23e37742b146e79867e4e9d4ea9ca
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3607
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the ClassroomAutismoEducaçãoInclusãoResumo: A escola deve ser um espaço de inclusão, onde sejam respeitadas todas as diferenças sociais, culturais, econômicas, físicas e psíquicas dos alunos. A inclusão escolar não diz respeito somente a inserir a criança fisicamente na escola, mas também a se adequar às suas particularidades, oferecendo um sistema de ensino onde ela possa se desenvolver integralmente, mesmo com suas limitações. Sendo assim, a inclusão escolar ainda se constitui como um desafio em diferentes espaços escolares. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a inclusão escolar de alunos com autismo. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de neurodesenvolvimento que se caracteriza por um déficit na comunicação, na interação social e no comportamento. Esses déficits trazem inúmeros prejuízos na vida do indivíduo, inclusive na área escolar. Por isso o debate sobre a escolarização de pessoas com TEA é tão pertinente. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através de uma pesquisa sistemática em artigos sobre o tema, foi possível analisar que a inclusão escolar é uma questão complexa, pois para que tenha sucesso, é necessário que as escolas estejam preparadas para receber e lidar com este tipo de aluno, e tenham equipes de profissionais devidamente qualificadas. Constata-se que a inserção escolar de autistas é um processo que inclui um trabalho entre escola, estado, família e sociedade, e o papel do professor tem uma significativa contribuição nesta inclusão, pois este é o profissional responsável por integrar o aluno em sala de aula, e também responsável por sua aprendizagem.Palavras-chave: Autismo, Educação, Inclusão. Abstract: The school must be a space of inclusion, where all the social, cultural, economic, physical and psychological differences of the students are respected. School inclusion is not only about physically inserting the child into school, but also about adapting to their particularities, offering an education system where they can fully develop, even with their limitations. Therefore, school inclusion still constitutes a challenge in different school spaces. This article aims to discuss the school inclusion of students with autism. Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder that is characterized by a deficit in communication, social interaction and behavior. These deficits bring numerous damages in the life of the individual, including in the school area. That is why the debate on the schooling of people with ASD is so pertinent. The method used for this research was the literature review. Through a systematic research in articles on the subject, it was possible to analyze that school inclusion is a complex issue, because for it to be successful, it is necessary that schools are prepared to receive and deal with this type of student, and have teams of suitably qualified professionals. It appears that the school insertion of autistic people is a process that includes work between school, state, family and society, and the role of the teacher has a significant contribution to this inclusion, as this is the professional responsible for integrating the student into the classroom. class, and also responsible for their learning.Keywords: Autism, Education, Inclusion. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360710.14295/idonline.v16i63.3607ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 584-5951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607/5662Copyright (c) 2022 Joice Carla dos Santos Nunes, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Joice Carla dos SantosAlves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias2023-01-04T12:46:26Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3607Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:26ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
title Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
spellingShingle Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
Nunes, Joice Carla dos Santos
Autismo
Educação
Inclusão
title_short Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
title_full Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
title_fullStr Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
title_full_unstemmed Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
title_sort Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
author Nunes, Joice Carla dos Santos
author_facet Nunes, Joice Carla dos Santos
Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias
author_role author
author2 Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Joice Carla dos Santos
Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação
Inclusão
topic Autismo
Educação
Inclusão
description Resumo: A escola deve ser um espaço de inclusão, onde sejam respeitadas todas as diferenças sociais, culturais, econômicas, físicas e psíquicas dos alunos. A inclusão escolar não diz respeito somente a inserir a criança fisicamente na escola, mas também a se adequar às suas particularidades, oferecendo um sistema de ensino onde ela possa se desenvolver integralmente, mesmo com suas limitações. Sendo assim, a inclusão escolar ainda se constitui como um desafio em diferentes espaços escolares. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a inclusão escolar de alunos com autismo. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de neurodesenvolvimento que se caracteriza por um déficit na comunicação, na interação social e no comportamento. Esses déficits trazem inúmeros prejuízos na vida do indivíduo, inclusive na área escolar. Por isso o debate sobre a escolarização de pessoas com TEA é tão pertinente. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através de uma pesquisa sistemática em artigos sobre o tema, foi possível analisar que a inclusão escolar é uma questão complexa, pois para que tenha sucesso, é necessário que as escolas estejam preparadas para receber e lidar com este tipo de aluno, e tenham equipes de profissionais devidamente qualificadas. Constata-se que a inserção escolar de autistas é um processo que inclui um trabalho entre escola, estado, família e sociedade, e o papel do professor tem uma significativa contribuição nesta inclusão, pois este é o profissional responsável por integrar o aluno em sala de aula, e também responsável por sua aprendizagem.Palavras-chave: Autismo, Educação, Inclusão. Abstract: The school must be a space of inclusion, where all the social, cultural, economic, physical and psychological differences of the students are respected. School inclusion is not only about physically inserting the child into school, but also about adapting to their particularities, offering an education system where they can fully develop, even with their limitations. Therefore, school inclusion still constitutes a challenge in different school spaces. This article aims to discuss the school inclusion of students with autism. Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder that is characterized by a deficit in communication, social interaction and behavior. These deficits bring numerous damages in the life of the individual, including in the school area. That is why the debate on the schooling of people with ASD is so pertinent. The method used for this research was the literature review. Through a systematic research in articles on the subject, it was possible to analyze that school inclusion is a complex issue, because for it to be successful, it is necessary that schools are prepared to receive and deal with this type of student, and have teams of suitably qualified professionals. It appears that the school insertion of autistic people is a process that includes work between school, state, family and society, and the role of the teacher has a significant contribution to this inclusion, as this is the professional responsible for integrating the student into the classroom. class, and also responsible for their learning.Keywords: Autism, Education, Inclusion. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607
10.14295/idonline.v16i63.3607
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607/5662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Joice Carla dos Santos Nunes, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Joice Carla dos Santos Nunes, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 584-595
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945967804416