Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v16i63.3607 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607 |
Resumo: | Resumo: A escola deve ser um espaço de inclusão, onde sejam respeitadas todas as diferenças sociais, culturais, econômicas, físicas e psíquicas dos alunos. A inclusão escolar não diz respeito somente a inserir a criança fisicamente na escola, mas também a se adequar às suas particularidades, oferecendo um sistema de ensino onde ela possa se desenvolver integralmente, mesmo com suas limitações. Sendo assim, a inclusão escolar ainda se constitui como um desafio em diferentes espaços escolares. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a inclusão escolar de alunos com autismo. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de neurodesenvolvimento que se caracteriza por um déficit na comunicação, na interação social e no comportamento. Esses déficits trazem inúmeros prejuízos na vida do indivíduo, inclusive na área escolar. Por isso o debate sobre a escolarização de pessoas com TEA é tão pertinente. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através de uma pesquisa sistemática em artigos sobre o tema, foi possível analisar que a inclusão escolar é uma questão complexa, pois para que tenha sucesso, é necessário que as escolas estejam preparadas para receber e lidar com este tipo de aluno, e tenham equipes de profissionais devidamente qualificadas. Constata-se que a inserção escolar de autistas é um processo que inclui um trabalho entre escola, estado, família e sociedade, e o papel do professor tem uma significativa contribuição nesta inclusão, pois este é o profissional responsável por integrar o aluno em sala de aula, e também responsável por sua aprendizagem.Palavras-chave: Autismo, Educação, Inclusão. Abstract: The school must be a space of inclusion, where all the social, cultural, economic, physical and psychological differences of the students are respected. School inclusion is not only about physically inserting the child into school, but also about adapting to their particularities, offering an education system where they can fully develop, even with their limitations. Therefore, school inclusion still constitutes a challenge in different school spaces. This article aims to discuss the school inclusion of students with autism. Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder that is characterized by a deficit in communication, social interaction and behavior. These deficits bring numerous damages in the life of the individual, including in the school area. That is why the debate on the schooling of people with ASD is so pertinent. The method used for this research was the literature review. Through a systematic research in articles on the subject, it was possible to analyze that school inclusion is a complex issue, because for it to be successful, it is necessary that schools are prepared to receive and deal with this type of student, and have teams of suitably qualified professionals. It appears that the school insertion of autistic people is a process that includes work between school, state, family and society, and the role of the teacher has a significant contribution to this inclusion, as this is the professional responsible for integrating the student into the classroom. class, and also responsible for their learning.Keywords: Autism, Education, Inclusion. |
id |
IPES_bed23e37742b146e79867e4e9d4ea9ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3607 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the ClassroomAutismoEducaçãoInclusãoResumo: A escola deve ser um espaço de inclusão, onde sejam respeitadas todas as diferenças sociais, culturais, econômicas, físicas e psíquicas dos alunos. A inclusão escolar não diz respeito somente a inserir a criança fisicamente na escola, mas também a se adequar às suas particularidades, oferecendo um sistema de ensino onde ela possa se desenvolver integralmente, mesmo com suas limitações. Sendo assim, a inclusão escolar ainda se constitui como um desafio em diferentes espaços escolares. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a inclusão escolar de alunos com autismo. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de neurodesenvolvimento que se caracteriza por um déficit na comunicação, na interação social e no comportamento. Esses déficits trazem inúmeros prejuízos na vida do indivíduo, inclusive na área escolar. Por isso o debate sobre a escolarização de pessoas com TEA é tão pertinente. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através de uma pesquisa sistemática em artigos sobre o tema, foi possível analisar que a inclusão escolar é uma questão complexa, pois para que tenha sucesso, é necessário que as escolas estejam preparadas para receber e lidar com este tipo de aluno, e tenham equipes de profissionais devidamente qualificadas. Constata-se que a inserção escolar de autistas é um processo que inclui um trabalho entre escola, estado, família e sociedade, e o papel do professor tem uma significativa contribuição nesta inclusão, pois este é o profissional responsável por integrar o aluno em sala de aula, e também responsável por sua aprendizagem.Palavras-chave: Autismo, Educação, Inclusão. Abstract: The school must be a space of inclusion, where all the social, cultural, economic, physical and psychological differences of the students are respected. School inclusion is not only about physically inserting the child into school, but also about adapting to their particularities, offering an education system where they can fully develop, even with their limitations. Therefore, school inclusion still constitutes a challenge in different school spaces. This article aims to discuss the school inclusion of students with autism. Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder that is characterized by a deficit in communication, social interaction and behavior. These deficits bring numerous damages in the life of the individual, including in the school area. That is why the debate on the schooling of people with ASD is so pertinent. The method used for this research was the literature review. Through a systematic research in articles on the subject, it was possible to analyze that school inclusion is a complex issue, because for it to be successful, it is necessary that schools are prepared to receive and deal with this type of student, and have teams of suitably qualified professionals. It appears that the school insertion of autistic people is a process that includes work between school, state, family and society, and the role of the teacher has a significant contribution to this inclusion, as this is the professional responsible for integrating the student into the classroom. class, and also responsible for their learning.Keywords: Autism, Education, Inclusion. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360710.14295/idonline.v16i63.3607ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 584-5951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607/5662Copyright (c) 2022 Joice Carla dos Santos Nunes, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Joice Carla dos SantosAlves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias2023-01-04T12:46:26Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3607Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:26ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom |
title |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom |
spellingShingle |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom Nunes, Joice Carla dos Santos Autismo Educação Inclusão Nunes, Joice Carla dos Santos Autismo Educação Inclusão |
title_short |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom |
title_full |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom |
title_fullStr |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom |
title_full_unstemmed |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom |
title_sort |
Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula / Inclusion of a Child with Autism in the Classroom |
author |
Nunes, Joice Carla dos Santos |
author_facet |
Nunes, Joice Carla dos Santos Nunes, Joice Carla dos Santos Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Joice Carla dos Santos Alves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Educação Inclusão |
topic |
Autismo Educação Inclusão |
description |
Resumo: A escola deve ser um espaço de inclusão, onde sejam respeitadas todas as diferenças sociais, culturais, econômicas, físicas e psíquicas dos alunos. A inclusão escolar não diz respeito somente a inserir a criança fisicamente na escola, mas também a se adequar às suas particularidades, oferecendo um sistema de ensino onde ela possa se desenvolver integralmente, mesmo com suas limitações. Sendo assim, a inclusão escolar ainda se constitui como um desafio em diferentes espaços escolares. O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a inclusão escolar de alunos com autismo. O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de neurodesenvolvimento que se caracteriza por um déficit na comunicação, na interação social e no comportamento. Esses déficits trazem inúmeros prejuízos na vida do indivíduo, inclusive na área escolar. Por isso o debate sobre a escolarização de pessoas com TEA é tão pertinente. O método utilizado para esta pesquisa foi a revisão bibliográfica. Através de uma pesquisa sistemática em artigos sobre o tema, foi possível analisar que a inclusão escolar é uma questão complexa, pois para que tenha sucesso, é necessário que as escolas estejam preparadas para receber e lidar com este tipo de aluno, e tenham equipes de profissionais devidamente qualificadas. Constata-se que a inserção escolar de autistas é um processo que inclui um trabalho entre escola, estado, família e sociedade, e o papel do professor tem uma significativa contribuição nesta inclusão, pois este é o profissional responsável por integrar o aluno em sala de aula, e também responsável por sua aprendizagem.Palavras-chave: Autismo, Educação, Inclusão. Abstract: The school must be a space of inclusion, where all the social, cultural, economic, physical and psychological differences of the students are respected. School inclusion is not only about physically inserting the child into school, but also about adapting to their particularities, offering an education system where they can fully develop, even with their limitations. Therefore, school inclusion still constitutes a challenge in different school spaces. This article aims to discuss the school inclusion of students with autism. Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder that is characterized by a deficit in communication, social interaction and behavior. These deficits bring numerous damages in the life of the individual, including in the school area. That is why the debate on the schooling of people with ASD is so pertinent. The method used for this research was the literature review. Through a systematic research in articles on the subject, it was possible to analyze that school inclusion is a complex issue, because for it to be successful, it is necessary that schools are prepared to receive and deal with this type of student, and have teams of suitably qualified professionals. It appears that the school insertion of autistic people is a process that includes work between school, state, family and society, and the role of the teacher has a significant contribution to this inclusion, as this is the professional responsible for integrating the student into the classroom. class, and also responsible for their learning.Keywords: Autism, Education, Inclusion. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607 10.14295/idonline.v16i63.3607 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607/5662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joice Carla dos Santos Nunes, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Joice Carla dos Santos Nunes, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 584-595 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1822178735149809664 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3607 |