O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Joseilda Sampaio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira Bonilla, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5686
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência social e cultural do brincar vivido pelas crianças no mundo contemporâneo, considerando que este ato transpassa diferentes tempos e lugares em que passado e presente, analógico e digital são marcados, ao mesmo tempo, pela continuidade e pela mudança. A problemática central aborda sobre o brincar de crianças e as suas interações com as tecnologias digitais móveis como uma necessidade de, cada vez mais, aprofundarmos o conhecimento acerca de como esse fenômeno tem se desenvolvido e estruturado as culturais infantis na contemporaneidade. Sob a perspectiva teórica da Sociologia da Infância e a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, por meio de “rodas de brincadeiras” utilizando o tablet e smartphone desenvolvemos o método da Pesquisa com criança. Como resultado evidenciamos que os atos de brincadeiras com as tecnologias digitais móveis têm sido ampliados, de modo que todo o movimento vivido pela criança favorece para que a mesma possa ressignificar e trazer novas formas de brincar para compor a cultura lúdica.
id UNOCHAPO-1_3b0d2fb40917e208f28de61dbca3b86f
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5686
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digitalBrincarCulturas infantisCultura lúdicaInfânciaEste artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência social e cultural do brincar vivido pelas crianças no mundo contemporâneo, considerando que este ato transpassa diferentes tempos e lugares em que passado e presente, analógico e digital são marcados, ao mesmo tempo, pela continuidade e pela mudança. A problemática central aborda sobre o brincar de crianças e as suas interações com as tecnologias digitais móveis como uma necessidade de, cada vez mais, aprofundarmos o conhecimento acerca de como esse fenômeno tem se desenvolvido e estruturado as culturais infantis na contemporaneidade. Sob a perspectiva teórica da Sociologia da Infância e a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, por meio de “rodas de brincadeiras” utilizando o tablet e smartphone desenvolvemos o método da Pesquisa com criança. Como resultado evidenciamos que os atos de brincadeiras com as tecnologias digitais móveis têm sido ampliados, de modo que todo o movimento vivido pela criança favorece para que a mesma possa ressignificar e trazer novas formas de brincar para compor a cultura lúdica.Unochapecó2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/568610.22196/rp.v22i0.5686Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-25Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5686/3203Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Joseilda SampaioSilveira Bonilla, Maria Helena2020-09-20T19:08:04Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5686Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-09-20T19:08:04Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
title O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
spellingShingle O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
de Souza, Joseilda Sampaio
Brincar
Culturas infantis
Cultura lúdica
Infância
title_short O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
title_full O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
title_fullStr O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
title_full_unstemmed O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
title_sort O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE: experiências lúdicas na cultura digital
author de Souza, Joseilda Sampaio
author_facet de Souza, Joseilda Sampaio
Silveira Bonilla, Maria Helena
author_role author
author2 Silveira Bonilla, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Joseilda Sampaio
Silveira Bonilla, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Culturas infantis
Cultura lúdica
Infância
topic Brincar
Culturas infantis
Cultura lúdica
Infância
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência social e cultural do brincar vivido pelas crianças no mundo contemporâneo, considerando que este ato transpassa diferentes tempos e lugares em que passado e presente, analógico e digital são marcados, ao mesmo tempo, pela continuidade e pela mudança. A problemática central aborda sobre o brincar de crianças e as suas interações com as tecnologias digitais móveis como uma necessidade de, cada vez mais, aprofundarmos o conhecimento acerca de como esse fenômeno tem se desenvolvido e estruturado as culturais infantis na contemporaneidade. Sob a perspectiva teórica da Sociologia da Infância e a partir da abordagem da pesquisa qualitativa, por meio de “rodas de brincadeiras” utilizando o tablet e smartphone desenvolvemos o método da Pesquisa com criança. Como resultado evidenciamos que os atos de brincadeiras com as tecnologias digitais móveis têm sido ampliados, de modo que todo o movimento vivido pela criança favorece para que a mesma possa ressignificar e trazer novas formas de brincar para compor a cultura lúdica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5686
10.22196/rp.v22i0.5686
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5686
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5686/3203
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-25
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996055252992