Representações sobre o brincar na infância: entrelaçamentos com a cultura, a memória e a experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rambo, Luiza Helena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2180
Resumo: Brincar: o quê tal palavra remete no imaginário de cada sujeito quando ouvida? Certamente, cada um recordará de situações muito particulares que, por um ou outro aspecto, enraizaram-se na memória e tornaram-se inesquecíveis. Com o passar dos tempos, diversas transformações sociais ocorreram, as quais impactaram no modo de vida da população, nas relações de consumo, no âmbito educacional e, consequentemente, na forma de ver e compreender o ser criança e o brincar na infância. Entende-se que o brincar não ocorre igualmente para todas as crianças. Ele se modifica conforme os elementos culturais dos locais onde vivem. Nesse contexto, o tempo, as transformações sociais, as crenças de cada cultura trazem consigo formas de conceber e concretizar o brincar. Este estudo teve como objetivo geral analisar as representações acerca do brincar na infância de familiares em três gerações. Quanto a metodologia, esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de tipo bibliográfico e com pesquisa de campo, sendo que a geração dos dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruradas com três integrantes de uma mesma família, que possuem a seguinte relação: avô/avó – filho/filha – neto/neta, sendo que duas foram as famílias participantes, totalizando seis membros. Da pesquisa, resultaram três noções: a representação de um brincar situado em um tempo específico, a representação de um brincar sem brinquedos prontos/industrializados e a representação de um brincar que se dá de forma coletiva. Em suma, o brincar se constitui enquanto uma linguagem que integra a cultura, o qual é repleto de signos que o caracterizam, sendo eles compartilhados pelos membros de uma mesma cultura. Tais ideias estão amparadas nos estudos sobre o conceito de representação de Hall (2016). A partir delas, entende-se que as narrativas dos participantes da pesquisa sobre o seu brincar na infância estão entrelaçadas com estes pressupostos, na medida em que as memórias deste brincar refletem os elementos presentes na cultura de cada um deles.
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Este estudo teve como objetivo geral analisar as representações acerca do brincar na infância de familiares em três gerações. Quanto a metodologia, esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de tipo bibliográfico e com pesquisa de campo, sendo que a geração dos dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruradas com três integrantes de uma mesma família, que possuem a seguinte relação: avô/avó – filho/filha – neto/neta, sendo que duas foram as famílias participantes, totalizando seis membros. Da pesquisa, resultaram três noções: a representação de um brincar situado em um tempo específico, a representação de um brincar sem brinquedos prontos/industrializados e a representação de um brincar que se dá de forma coletiva. Em suma, o brincar se constitui enquanto uma linguagem que integra a cultura, o qual é repleto de signos que o caracterizam, sendo eles compartilhados pelos membros de uma mesma cultura. 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Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2180. http://hdl.handle.net/10737/2180http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCHBrincarInfânciaRepresentaçãoCulturaRepresentações sobre o brincar na infância: entrelaçamentos com a cultura, a memória e a experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2017LuizaHelenaRambo.pdf2017LuizaHelenaRambo.pdfapplication/pdf697364https://www.univates.br/bdu/bitstreams/8160df8e-982e-4a4e-ba23-4edb5325ae06/downloadcfebf7acfe11309db4ae59abaae58603MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d45fa4be-73f3-483d-b89a-a873658e897d/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; 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