Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1150 |
Resumo: | Este estudo averiguou a correlação entre a oferta de vagas e a qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Existem, atualmente, no Brasil, políticas públicas que se destinam a expandir a oferta de vagas nas creches e pré-escolas, no entanto, esse fator não necessariamente interferirá na qualidade da educação, por essa razão, é importante a realização de estudos nesse sentido. Esta pesquisa foi caracterizada como documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada a análise da correlação entre o IDEB e do número de matrículas na educação básica, referentes ao período de2007 a2015, das 100 maiores cidades brasileiras. Com os resultados encontrados, através da aplicação da Correlação de Pearson, destaca-se se que não há correlação entre a oferta de vagas, evidenciada a partir da quantidade de alunos matriculados na creche e pré-escola, e a qualidade do IDEB. Desse modo, demonstrou-se que o aumento ou redução na oferta de vagas não tem relação direta com a qualidade do ensino e aprendizagem, considerando-o isoladamente. |
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Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensinopolíticas públicas, educação infantil, qualidade na educação, oferta de vagas.Este estudo averiguou a correlação entre a oferta de vagas e a qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Existem, atualmente, no Brasil, políticas públicas que se destinam a expandir a oferta de vagas nas creches e pré-escolas, no entanto, esse fator não necessariamente interferirá na qualidade da educação, por essa razão, é importante a realização de estudos nesse sentido. Esta pesquisa foi caracterizada como documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada a análise da correlação entre o IDEB e do número de matrículas na educação básica, referentes ao período de2007 a2015, das 100 maiores cidades brasileiras. Com os resultados encontrados, através da aplicação da Correlação de Pearson, destaca-se se que não há correlação entre a oferta de vagas, evidenciada a partir da quantidade de alunos matriculados na creche e pré-escola, e a qualidade do IDEB. Desse modo, demonstrou-se que o aumento ou redução na oferta de vagas não tem relação direta com a qualidade do ensino e aprendizagem, considerando-o isoladamente.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORUniversidade Federal do Vale do São FranciscoSilva Rodrigues, Neila CarlaSantana dos Santos, JosaiasNonato Lima Filho, Raimundo2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/115010.14295/idonline.v12i40.1150ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 826-8421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1150/1687https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1150/86Direitos autorais 2021 Neila Carla Silva Rodrigues, Josaias Santana dos Santos, Raimundo Nonato Lima Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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