Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Rodrigues, Neila Carla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santana dos Santos, Josaias, Nonato Lima Filho, Raimundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v12i40.1150
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1150
Resumo: Este estudo averiguou a correlação entre a oferta de vagas e a qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Existem, atualmente, no Brasil, políticas públicas que se destinam a expandir a oferta de vagas nas creches e pré-escolas, no entanto, esse fator não necessariamente interferirá na qualidade da educação, por essa razão, é importante a realização de estudos nesse sentido. Esta pesquisa foi caracterizada como documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada a análise da correlação entre o IDEB e do número de matrículas na educação básica, referentes ao período de2007 a2015, das 100 maiores cidades brasileiras. Com os resultados encontrados, através da aplicação da Correlação de Pearson, destaca-se se que não há correlação entre a oferta de vagas, evidenciada a partir da quantidade de alunos matriculados na creche e pré-escola, e a qualidade do IDEB.  Desse modo, demonstrou-se que o aumento ou redução na oferta de vagas não tem relação direta com a qualidade do ensino e aprendizagem, considerando-o isoladamente.
id IPES_c592c74982c83770af45e9b682ab4490
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1150
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensinopolíticas públicas, educação infantil, qualidade na educação, oferta de vagas.Este estudo averiguou a correlação entre a oferta de vagas e a qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Existem, atualmente, no Brasil, políticas públicas que se destinam a expandir a oferta de vagas nas creches e pré-escolas, no entanto, esse fator não necessariamente interferirá na qualidade da educação, por essa razão, é importante a realização de estudos nesse sentido. Esta pesquisa foi caracterizada como documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada a análise da correlação entre o IDEB e do número de matrículas na educação básica, referentes ao período de2007 a2015, das 100 maiores cidades brasileiras. Com os resultados encontrados, através da aplicação da Correlação de Pearson, destaca-se se que não há correlação entre a oferta de vagas, evidenciada a partir da quantidade de alunos matriculados na creche e pré-escola, e a qualidade do IDEB.  Desse modo, demonstrou-se que o aumento ou redução na oferta de vagas não tem relação direta com a qualidade do ensino e aprendizagem, considerando-o isoladamente.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORUniversidade Federal do Vale do São FranciscoSilva Rodrigues, Neila CarlaSantana dos Santos, JosaiasNonato Lima Filho, Raimundo2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/115010.14295/idonline.v12i40.1150ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 826-8421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1150/1687https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1150/86Direitos autorais 2021 Neila Carla Silva Rodrigues, Josaias Santana dos Santos, Raimundo Nonato Lima Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
title Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
spellingShingle Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
Silva Rodrigues, Neila Carla
políticas públicas, educação infantil, qualidade na educação, oferta de vagas.
Silva Rodrigues, Neila Carla
políticas públicas, educação infantil, qualidade na educação, oferta de vagas.
title_short Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
title_full Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
title_fullStr Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
title_full_unstemmed Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
title_sort Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino
author Silva Rodrigues, Neila Carla
author_facet Silva Rodrigues, Neila Carla
Silva Rodrigues, Neila Carla
Santana dos Santos, Josaias
Nonato Lima Filho, Raimundo
Santana dos Santos, Josaias
Nonato Lima Filho, Raimundo
author_role author
author2 Santana dos Santos, Josaias
Nonato Lima Filho, Raimundo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Rodrigues, Neila Carla
Santana dos Santos, Josaias
Nonato Lima Filho, Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv políticas públicas, educação infantil, qualidade na educação, oferta de vagas.
topic políticas públicas, educação infantil, qualidade na educação, oferta de vagas.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo averiguou a correlação entre a oferta de vagas e a qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Existem, atualmente, no Brasil, políticas públicas que se destinam a expandir a oferta de vagas nas creches e pré-escolas, no entanto, esse fator não necessariamente interferirá na qualidade da educação, por essa razão, é importante a realização de estudos nesse sentido. Esta pesquisa foi caracterizada como documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada a análise da correlação entre o IDEB e do número de matrículas na educação básica, referentes ao período de2007 a2015, das 100 maiores cidades brasileiras. Com os resultados encontrados, através da aplicação da Correlação de Pearson, destaca-se se que não há correlação entre a oferta de vagas, evidenciada a partir da quantidade de alunos matriculados na creche e pré-escola, e a qualidade do IDEB.  Desse modo, demonstrou-se que o aumento ou redução na oferta de vagas não tem relação direta com a qualidade do ensino e aprendizagem, considerando-o isoladamente.
description Este estudo averiguou a correlação entre a oferta de vagas e a qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Existem, atualmente, no Brasil, políticas públicas que se destinam a expandir a oferta de vagas nas creches e pré-escolas, no entanto, esse fator não necessariamente interferirá na qualidade da educação, por essa razão, é importante a realização de estudos nesse sentido. Esta pesquisa foi caracterizada como documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada a análise da correlação entre o IDEB e do número de matrículas na educação básica, referentes ao período de2007 a2015, das 100 maiores cidades brasileiras. Com os resultados encontrados, através da aplicação da Correlação de Pearson, destaca-se se que não há correlação entre a oferta de vagas, evidenciada a partir da quantidade de alunos matriculados na creche e pré-escola, e a qualidade do IDEB.  Desse modo, demonstrou-se que o aumento ou redução na oferta de vagas não tem relação direta com a qualidade do ensino e aprendizagem, considerando-o isoladamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1150
10.14295/idonline.v12i40.1150
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1150
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1150/1687
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1150/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Neila Carla Silva Rodrigues, Josaias Santana dos Santos, Raimundo Nonato Lima Filho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Neila Carla Silva Rodrigues, Josaias Santana dos Santos, Raimundo Nonato Lima Filho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 826-842
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822112962603646976
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1150