Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Maria de Fátima Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285
Resumo: O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo,  tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital. 
id IPES_c626cf8cd2bef45b91a66477bc88a264
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2285
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policiesPolítica Pública, neoliberalismo, escola e exclusãoO presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo,  tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPinheiro, Cícera Cíntia MoraisLima, Maria de Fátima Teixeira2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/228510.14295/idonline.v13i48.2285ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 284-2931981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285/3451Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:36Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
title Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
spellingShingle Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusão
title_short Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
title_full Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
title_fullStr Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
title_full_unstemmed Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
title_sort Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
author Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
author_facet Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
Lima, Maria de Fátima Teixeira
author_role author
author2 Lima, Maria de Fátima Teixeira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cícera Cíntia Morais
Lima, Maria de Fátima Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusão
topic Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusão
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo,  tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital. 
description O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo,  tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285
10.14295/idonline.v13i48.2285
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285/3451
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 284-293
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426370215936