Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285 |
Resumo: | O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo, tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital. |
id |
IPES_c626cf8cd2bef45b91a66477bc88a264 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2285 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policiesPolítica Pública, neoliberalismo, escola e exclusãoO presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo, tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPinheiro, Cícera Cíntia MoraisLima, Maria de Fátima Teixeira2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/228510.14295/idonline.v13i48.2285ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 284-2931981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285/3451Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-10T14:16:36Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies |
title |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies |
spellingShingle |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies Pinheiro, Cícera Cíntia Morais Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusão |
title_short |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies |
title_full |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies |
title_fullStr |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies |
title_full_unstemmed |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies |
title_sort |
Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies |
author |
Pinheiro, Cícera Cíntia Morais |
author_facet |
Pinheiro, Cícera Cíntia Morais Lima, Maria de Fátima Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria de Fátima Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Cícera Cíntia Morais Lima, Maria de Fátima Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusão |
topic |
Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusão |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo, tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital. |
description |
O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo, tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285 10.14295/idonline.v13i48.2285 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2285/3451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Maria de Fátima Teixeira Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019): SUPLEMENTO 1; 284-293 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426370215936 |