Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3398 |
Resumo: | Os textos multimodais digitais estão presentes na vida cotidiana no mundo moderno e tornaram-se alvo de estudo porque também envolvem outros elementos além do texto verbal. O presente trabalho tem como objetivo verificar a ocorrência de sequências textuais em textos multimodais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve procedimentos bibliográficos, enfoca a Análise Textual do Discurso e se baseia em sequências textuais, conforme proposto por Adam (2011). O corpus consiste no software Turma da Mônica e Creative Writer. Os resultados revelam que, nos textos analisados, existem ações interativas modeladas de acordo com sequências descritivas, narrativas, expositivas e dialógicas. A conclusão aponta que a maneira de acessar esse texto deve estar ancorada em bases antigas para ser entendida. Abstract: Digital multimodal texts are present in everyday life in the modern world and have become a target of study because they also involve elements other than the verbal text. The present article aims to verify the occurrence of textual sequences in multimodal texts. This is qualitative research that involves bibliographic procedures, focuses on Textual Discourse Analysis and is based on textual sequences, as proposed by Adam (2011). The corpus consists of the Turma da Mônica and Creative Writer software. The results reveal that, in the analyzed texts, there are interactive actions modeled according to descriptive, narrative, expository and dialogic sequences. The conclusion points out that the way to access this text must be anchored in ancient bases to be understood. Keywords: Multimodal text, textual sequences, interactive actions. |
id |
IPES_cc702e4a9d6610ab3d01dcd6bc1a49b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3398 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal textTexto multimodalsequências textuaisações interativasOs textos multimodais digitais estão presentes na vida cotidiana no mundo moderno e tornaram-se alvo de estudo porque também envolvem outros elementos além do texto verbal. O presente trabalho tem como objetivo verificar a ocorrência de sequências textuais em textos multimodais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve procedimentos bibliográficos, enfoca a Análise Textual do Discurso e se baseia em sequências textuais, conforme proposto por Adam (2011). O corpus consiste no software Turma da Mônica e Creative Writer. Os resultados revelam que, nos textos analisados, existem ações interativas modeladas de acordo com sequências descritivas, narrativas, expositivas e dialógicas. A conclusão aponta que a maneira de acessar esse texto deve estar ancorada em bases antigas para ser entendida. Abstract: Digital multimodal texts are present in everyday life in the modern world and have become a target of study because they also involve elements other than the verbal text. The present article aims to verify the occurrence of textual sequences in multimodal texts. This is qualitative research that involves bibliographic procedures, focuses on Textual Discourse Analysis and is based on textual sequences, as proposed by Adam (2011). The corpus consists of the Turma da Mônica and Creative Writer software. The results reveal that, in the analyzed texts, there are interactive actions modeled according to descriptive, narrative, expository and dialogic sequences. The conclusion points out that the way to access this text must be anchored in ancient bases to be understood. Keywords: Multimodal text, textual sequences, interactive actions.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/339810.14295/idonline.v16i60.3398ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 58-711981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3398/5323Copyright (c) 2022 ANA MARIA DE AMORIM VIANA, Romana de Fátima Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Ana Maria de AmorimMacedo, Romana de Fátima2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3398Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text |
title |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text |
spellingShingle |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text Viana, Ana Maria de Amorim Texto multimodal sequências textuais ações interativas |
title_short |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text |
title_full |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text |
title_fullStr |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text |
title_full_unstemmed |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text |
title_sort |
Sequências textuais em texto multimodal digital / Textual sequences in digital multimodal text |
author |
Viana, Ana Maria de Amorim |
author_facet |
Viana, Ana Maria de Amorim Macedo, Romana de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Romana de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Ana Maria de Amorim Macedo, Romana de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto multimodal sequências textuais ações interativas |
topic |
Texto multimodal sequências textuais ações interativas |
description |
Os textos multimodais digitais estão presentes na vida cotidiana no mundo moderno e tornaram-se alvo de estudo porque também envolvem outros elementos além do texto verbal. O presente trabalho tem como objetivo verificar a ocorrência de sequências textuais em textos multimodais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve procedimentos bibliográficos, enfoca a Análise Textual do Discurso e se baseia em sequências textuais, conforme proposto por Adam (2011). O corpus consiste no software Turma da Mônica e Creative Writer. Os resultados revelam que, nos textos analisados, existem ações interativas modeladas de acordo com sequências descritivas, narrativas, expositivas e dialógicas. A conclusão aponta que a maneira de acessar esse texto deve estar ancorada em bases antigas para ser entendida. Abstract: Digital multimodal texts are present in everyday life in the modern world and have become a target of study because they also involve elements other than the verbal text. The present article aims to verify the occurrence of textual sequences in multimodal texts. This is qualitative research that involves bibliographic procedures, focuses on Textual Discourse Analysis and is based on textual sequences, as proposed by Adam (2011). The corpus consists of the Turma da Mônica and Creative Writer software. The results reveal that, in the analyzed texts, there are interactive actions modeled according to descriptive, narrative, expository and dialogic sequences. The conclusion points out that the way to access this text must be anchored in ancient bases to be understood. Keywords: Multimodal text, textual sequences, interactive actions. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3398 10.14295/idonline.v16i60.3398 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3398 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i60.3398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3398/5323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ANA MARIA DE AMORIM VIANA, Romana de Fátima Macedo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ANA MARIA DE AMORIM VIANA, Romana de Fátima Macedo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 58-71 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945265258496 |