A Importância da Oralidade no Processo de Alfabetização com Enfoque na Contação de História / The Importance of Orality in the Literacy Process With Focus on History Telling
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3247 |
Resumo: | Resumo: A oralidade desempenha um papel fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades como leitura e escrita, isto se dá em função da capacidade de aprender desenvolvida através do ouvir. Nesse contexto, a alfabetização é um processo que pode ser mediado através da oralidade, tendo como metodologia para isso o uso da contação de história. Desta forma, o presente artigo "A importância da oralidade no processo de alfabetização com enfoque na contação de história”, parte da relevância e pertinência do tema para a área da Pedagogia, justificando sua escolha na importância de discutir sobre as ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula pelo professor a fim de contemplar o processo de alfabetização. O objetivo do trabalho é analisar de que forma a oralidade pode facilitar o processo de alfabetização e como a contação de história se comporta dentro do Ensino Infantil. Para realização do artigo foi feita uma abordagem bibliográfica de cunho qualitativa que utilizou de autores como Cavalcante e Mello (2006), Lemos e Dias (2018), Busatto (2012), Marcuschi (2008) e dentre outros para compor o aporte teórico, que já possuem publicações sobre o tema discorrido. Assim, foi perceptível que as contribuições ofertadas através da contação de história para o Ensino Infantil são notórias, uma vez que tende a contribuir de forma significativa para o processo de alfabetização. Contudo, o artigo salienta que a contação de história vai além do simples ato de ler um livro ou uma história, necessitando de diversos recursos que irão contribuir para que o momento da contação seja também um momento de interação e de troca de saberes. Portanto, se conclui que os professores do Ensino Infantil devem ministrar suas aulas fazendo uso da contação de histórias, como uma metodologia interessante que irá despertar o gosto dos alunos pelo universo literário, bem como os manter concentrados enquanto escutam a história, despertando assim as habilidades que o professor pretende desenvolver com os alunos através do uso das atividades orais.Palavras-Chave: Ensino Infantill; Alfabetização; Oralidade. Abstract: Orality plays a fundamental role about the development of skills such as reading and writing, this is due to the ability to learn developed through listening. In this context, literacy is a process that can be mediated through orality, using storytelling as a methodology. Thus, this article "The importance of orality in the literacy process with a focus on storytelling", starts from the relevance and pertinence of the theme for the area of Pedagogy, justifying its choice in the importance of discussing the tools that can be used in the classroom by the teacher in order to contemplate the literacy process. The aim of this work is to analyze how orality can facilitate the literacy process and how storytelling behaves within kindergarten. A qualitative bibliographic approach was made using authors such as Cavalcante and Mello (2006), Lemos and Dias (2018), Busatto (2012), Marcuschi (2008) and others to compose the theoretical contribution, who already have publications on the theme discussed. Thus, it was noticeable that the contributions offered through storytelling for kindergarten are notorious, since it tends to contribute in ways significant for the literacy process. However, the article emphasizes that storytelling goes beyond the simple act of reading a book or a story, requiring several resources that will contribute so that the storytelling moment is also a moment of interaction and exchange of knowledge. Therefore, it is concluded that Kindergarten teachers should teach their classes using storytelling, as an interesting methodology that will awaken students' taste for the literary universe, as well as keep them focused while listening to the story, thus awakening their skills that the teacher intends to develop with the students through the use of oral activities.Keywords: Kindergarten; Literacy; Orality. |
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A Importância da Oralidade no Processo de Alfabetização com Enfoque na Contação de História / The Importance of Orality in the Literacy Process With Focus on History TellingEnsino Infantill; Alfabetização; OralidadeResumo: A oralidade desempenha um papel fundamental no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades como leitura e escrita, isto se dá em função da capacidade de aprender desenvolvida através do ouvir. Nesse contexto, a alfabetização é um processo que pode ser mediado através da oralidade, tendo como metodologia para isso o uso da contação de história. Desta forma, o presente artigo "A importância da oralidade no processo de alfabetização com enfoque na contação de história”, parte da relevância e pertinência do tema para a área da Pedagogia, justificando sua escolha na importância de discutir sobre as ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula pelo professor a fim de contemplar o processo de alfabetização. O objetivo do trabalho é analisar de que forma a oralidade pode facilitar o processo de alfabetização e como a contação de história se comporta dentro do Ensino Infantil. Para realização do artigo foi feita uma abordagem bibliográfica de cunho qualitativa que utilizou de autores como Cavalcante e Mello (2006), Lemos e Dias (2018), Busatto (2012), Marcuschi (2008) e dentre outros para compor o aporte teórico, que já possuem publicações sobre o tema discorrido. Assim, foi perceptível que as contribuições ofertadas através da contação de história para o Ensino Infantil são notórias, uma vez que tende a contribuir de forma significativa para o processo de alfabetização. Contudo, o artigo salienta que a contação de história vai além do simples ato de ler um livro ou uma história, necessitando de diversos recursos que irão contribuir para que o momento da contação seja também um momento de interação e de troca de saberes. Portanto, se conclui que os professores do Ensino Infantil devem ministrar suas aulas fazendo uso da contação de histórias, como uma metodologia interessante que irá despertar o gosto dos alunos pelo universo literário, bem como os manter concentrados enquanto escutam a história, despertando assim as habilidades que o professor pretende desenvolver com os alunos através do uso das atividades orais.Palavras-Chave: Ensino Infantill; Alfabetização; Oralidade. Abstract: Orality plays a fundamental role about the development of skills such as reading and writing, this is due to the ability to learn developed through listening. In this context, literacy is a process that can be mediated through orality, using storytelling as a methodology. Thus, this article "The importance of orality in the literacy process with a focus on storytelling", starts from the relevance and pertinence of the theme for the area of Pedagogy, justifying its choice in the importance of discussing the tools that can be used in the classroom by the teacher in order to contemplate the literacy process. The aim of this work is to analyze how orality can facilitate the literacy process and how storytelling behaves within kindergarten. A qualitative bibliographic approach was made using authors such as Cavalcante and Mello (2006), Lemos and Dias (2018), Busatto (2012), Marcuschi (2008) and others to compose the theoretical contribution, who already have publications on the theme discussed. Thus, it was noticeable that the contributions offered through storytelling for kindergarten are notorious, since it tends to contribute in ways significant for the literacy process. However, the article emphasizes that storytelling goes beyond the simple act of reading a book or a story, requiring several resources that will contribute so that the storytelling moment is also a moment of interaction and exchange of knowledge. Therefore, it is concluded that Kindergarten teachers should teach their classes using storytelling, as an interesting methodology that will awaken students' taste for the literary universe, as well as keep them focused while listening to the story, thus awakening their skills that the teacher intends to develop with the students through the use of oral activities.Keywords: Kindergarten; Literacy; Orality. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMarques, Luana Thais dos AnjosAlves, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/324710.14295/idonline.v15i57.3247ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 720-7281981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3247/5088Direitos autorais 2021 Luana Thais dos Anjos Marques, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:47Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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