Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Pedro Walisson Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Macedo, Lorena Magalhães de, Medeiros, João Heitor Basílio de, Macedo, Ana Glace Magalhães de, Silva, Lucas Lima da, Correia, Jolouise Ramos, Teles, Rian Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3473
Resumo: Resumo:Este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura quanto à abordagem da dificuldade de aprendizagem no contexto escolar pelo profissional psicopedagogo. Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicos da Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) seguindo os itens de Diretrizes para Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA). Foram aplicadas as palavras-chave: "Psicopedagogia" ; "Escola" ; "Aprendizagem". A revisão selecionou artigos publicados entre janeiro de 2009 e dezembro de 2018. Após triagem, 11 artigos foram incluídos para esta síntese qualitativa. Denotamos que a socialização dos conhecimentos é realizada de forma desigual e contraditória, uma vez que vivemos em uma sociedade de classes, que privilegia o individual e a propriedade privada, e assim favorece aqueles que têm capital para adquirir o conhecimento cultural produzido pela humanidade. Sendo assim, compreende-se que o profissional da educação deve desenvolver metodologias que priorizem a subjetividade de cada indivíduo, evidenciando a necessidade da assistência psicopedagógica permeando todo o processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem; psicopedagogo; assistência pedagógica.Abstract: This article aimed to carry out a systematic review of the literature regarding the approach to learning difficulties in the school context by the psychopedagogist professional. A systematic search was carried out in the electronic databases of Scielo and the Virtual Health Library (VHL) following the items of the Guidelines for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). The keywords were applied: "Psicopedagogia"; "Escola" ; "Aprendizagem". The review selected articles published between January 2009 and December 2018. After screening, 11 articles were included for this qualitative synthesis. We denote that the socialization of knowledge is carried out in an unequal and contradictory way, since we live in a class society, which privileges the individual and private property, and thus favors those who have capital to acquire the cultural knowledge produced by humanity. Therefore, it is understood that the education professional must develop methodologies that prioritize the subjectivity of each individual, evidencing the need for psychopedagogical assistance permeating the entire teaching-learning process.Keywords: Learning difficulties; psychopedagogue; pedagogical assistance.
id IPES_cfea972bda17168e3368103ca65006cd
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3473
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic ReviewDificuldade de aprendizagempsicopedagogoassistência pedagógicaResumo:Este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura quanto à abordagem da dificuldade de aprendizagem no contexto escolar pelo profissional psicopedagogo. Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicos da Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) seguindo os itens de Diretrizes para Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA). Foram aplicadas as palavras-chave: "Psicopedagogia" ; "Escola" ; "Aprendizagem". A revisão selecionou artigos publicados entre janeiro de 2009 e dezembro de 2018. Após triagem, 11 artigos foram incluídos para esta síntese qualitativa. Denotamos que a socialização dos conhecimentos é realizada de forma desigual e contraditória, uma vez que vivemos em uma sociedade de classes, que privilegia o individual e a propriedade privada, e assim favorece aqueles que têm capital para adquirir o conhecimento cultural produzido pela humanidade. Sendo assim, compreende-se que o profissional da educação deve desenvolver metodologias que priorizem a subjetividade de cada indivíduo, evidenciando a necessidade da assistência psicopedagógica permeando todo o processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem; psicopedagogo; assistência pedagógica.Abstract: This article aimed to carry out a systematic review of the literature regarding the approach to learning difficulties in the school context by the psychopedagogist professional. A systematic search was carried out in the electronic databases of Scielo and the Virtual Health Library (VHL) following the items of the Guidelines for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). The keywords were applied: "Psicopedagogia"; "Escola" ; "Aprendizagem". The review selected articles published between January 2009 and December 2018. After screening, 11 articles were included for this qualitative synthesis. We denote that the socialization of knowledge is carried out in an unequal and contradictory way, since we live in a class society, which privileges the individual and private property, and thus favors those who have capital to acquire the cultural knowledge produced by humanity. Therefore, it is understood that the education professional must develop methodologies that prioritize the subjectivity of each individual, evidencing the need for psychopedagogical assistance permeating the entire teaching-learning process.Keywords: Learning difficulties; psychopedagogue; pedagogical assistance.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/347310.14295/idonline.v16i60.3473ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 1051-10641981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3473/5438Copyright (c) 2022 Pedro Walisson Gomes Feitosa, Lorena Magalhães de Macedo, João Heitor Basílio de Medeiros, Ana Glace Magalhães de Macedo, Lucas Lima da Silva, Jolouise Ramos Correia, Rian Brito Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Pedro Walisson GomesMacedo, Lorena Magalhães deMedeiros, João Heitor Basílio deMacedo, Ana Glace Magalhães deSilva, Lucas Lima daCorreia, Jolouise RamosTeles, Rian Brito2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3473Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
title Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
spellingShingle Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
Feitosa, Pedro Walisson Gomes
Dificuldade de aprendizagem
psicopedagogo
assistência pedagógica
title_short Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
title_full Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
title_fullStr Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
title_full_unstemmed Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
title_sort Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
author Feitosa, Pedro Walisson Gomes
author_facet Feitosa, Pedro Walisson Gomes
Macedo, Lorena Magalhães de
Medeiros, João Heitor Basílio de
Macedo, Ana Glace Magalhães de
Silva, Lucas Lima da
Correia, Jolouise Ramos
Teles, Rian Brito
author_role author
author2 Macedo, Lorena Magalhães de
Medeiros, João Heitor Basílio de
Macedo, Ana Glace Magalhães de
Silva, Lucas Lima da
Correia, Jolouise Ramos
Teles, Rian Brito
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Pedro Walisson Gomes
Macedo, Lorena Magalhães de
Medeiros, João Heitor Basílio de
Macedo, Ana Glace Magalhães de
Silva, Lucas Lima da
Correia, Jolouise Ramos
Teles, Rian Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem
psicopedagogo
assistência pedagógica
topic Dificuldade de aprendizagem
psicopedagogo
assistência pedagógica
description Resumo:Este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura quanto à abordagem da dificuldade de aprendizagem no contexto escolar pelo profissional psicopedagogo. Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicos da Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) seguindo os itens de Diretrizes para Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA). Foram aplicadas as palavras-chave: "Psicopedagogia" ; "Escola" ; "Aprendizagem". A revisão selecionou artigos publicados entre janeiro de 2009 e dezembro de 2018. Após triagem, 11 artigos foram incluídos para esta síntese qualitativa. Denotamos que a socialização dos conhecimentos é realizada de forma desigual e contraditória, uma vez que vivemos em uma sociedade de classes, que privilegia o individual e a propriedade privada, e assim favorece aqueles que têm capital para adquirir o conhecimento cultural produzido pela humanidade. Sendo assim, compreende-se que o profissional da educação deve desenvolver metodologias que priorizem a subjetividade de cada indivíduo, evidenciando a necessidade da assistência psicopedagógica permeando todo o processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem; psicopedagogo; assistência pedagógica.Abstract: This article aimed to carry out a systematic review of the literature regarding the approach to learning difficulties in the school context by the psychopedagogist professional. A systematic search was carried out in the electronic databases of Scielo and the Virtual Health Library (VHL) following the items of the Guidelines for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). The keywords were applied: "Psicopedagogia"; "Escola" ; "Aprendizagem". The review selected articles published between January 2009 and December 2018. After screening, 11 articles were included for this qualitative synthesis. We denote that the socialization of knowledge is carried out in an unequal and contradictory way, since we live in a class society, which privileges the individual and private property, and thus favors those who have capital to acquire the cultural knowledge produced by humanity. Therefore, it is understood that the education professional must develop methodologies that prioritize the subjectivity of each individual, evidencing the need for psychopedagogical assistance permeating the entire teaching-learning process.Keywords: Learning difficulties; psychopedagogue; pedagogical assistance.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3473
10.14295/idonline.v16i60.3473
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3473
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3473/5438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 1051-1064
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945400524800