Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Edjonas Silvana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silvana, Francimária Sousa Santos, Damasceno, Eronilda Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre a Educação Brasileira voltada especialmente para os jovens e adultos da nação, desde os antepassados dos índios, passando pelo Brasil colônia, pela república até chegar à contribuição de Paulo Freire. A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda de 1952, Campanha Nacional de Educação Rural –CNER; e na terceira posição, ainda na década de 50, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo –CNEA. Além dessas campanhas, o MOBRAL também foi um projeto de Alfabetização de efeito gigantesco e que merece destaque nesse artigo. Cada campanha ou movimento social tinha objetivos em comum, a educação, para aqueles que não tiveram acesso a ela na idade adequada. Finalizando pela proposta metodológica de Laubach, contratado para orientar professores para atuar no Brasil em diversas campanhas. 
id IPES_d370fe8b2d3bdf611946fce1144538ee
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/518
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e AvançosCampanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e AdultosEste trabalho pretende refletir sobre a Educação Brasileira voltada especialmente para os jovens e adultos da nação, desde os antepassados dos índios, passando pelo Brasil colônia, pela república até chegar à contribuição de Paulo Freire. A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda de 1952, Campanha Nacional de Educação Rural –CNER; e na terceira posição, ainda na década de 50, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo –CNEA. Além dessas campanhas, o MOBRAL também foi um projeto de Alfabetização de efeito gigantesco e que merece destaque nesse artigo. Cada campanha ou movimento social tinha objetivos em comum, a educação, para aqueles que não tiveram acesso a ela na idade adequada. Finalizando pela proposta metodológica de Laubach, contratado para orientar professores para atuar no Brasil em diversas campanhas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Edjonas SilvanaSilvana, Francimária Sousa SantosDamasceno, Eronilda Gomes2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/51810.14295/idonline.v10i32.518ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 32 (2016); 147-1631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518/794Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Francimária Sousa Santos Silvana, Eronilda Gomes Damascenohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-22T12:39:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
title Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
spellingShingle Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
Lopes, Edjonas Silvana
Campanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e Adultos
title_short Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
title_full Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
title_fullStr Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
title_full_unstemmed Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
title_sort Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
author Lopes, Edjonas Silvana
author_facet Lopes, Edjonas Silvana
Silvana, Francimária Sousa Santos
Damasceno, Eronilda Gomes
author_role author
author2 Silvana, Francimária Sousa Santos
Damasceno, Eronilda Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Edjonas Silvana
Silvana, Francimária Sousa Santos
Damasceno, Eronilda Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e Adultos
topic Campanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e Adultos
description Este trabalho pretende refletir sobre a Educação Brasileira voltada especialmente para os jovens e adultos da nação, desde os antepassados dos índios, passando pelo Brasil colônia, pela república até chegar à contribuição de Paulo Freire. A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda de 1952, Campanha Nacional de Educação Rural –CNER; e na terceira posição, ainda na década de 50, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo –CNEA. Além dessas campanhas, o MOBRAL também foi um projeto de Alfabetização de efeito gigantesco e que merece destaque nesse artigo. Cada campanha ou movimento social tinha objetivos em comum, a educação, para aqueles que não tiveram acesso a ela na idade adequada. Finalizando pela proposta metodológica de Laubach, contratado para orientar professores para atuar no Brasil em diversas campanhas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518
10.14295/idonline.v10i32.518
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i32.518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518/794
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 32 (2016); 147-163
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053952645136384