Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518 |
Resumo: | Este trabalho pretende refletir sobre a Educação Brasileira voltada especialmente para os jovens e adultos da nação, desde os antepassados dos índios, passando pelo Brasil colônia, pela república até chegar à contribuição de Paulo Freire. A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda de 1952, Campanha Nacional de Educação Rural –CNER; e na terceira posição, ainda na década de 50, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo –CNEA. Além dessas campanhas, o MOBRAL também foi um projeto de Alfabetização de efeito gigantesco e que merece destaque nesse artigo. Cada campanha ou movimento social tinha objetivos em comum, a educação, para aqueles que não tiveram acesso a ela na idade adequada. Finalizando pela proposta metodológica de Laubach, contratado para orientar professores para atuar no Brasil em diversas campanhas. |
id |
IPES_d370fe8b2d3bdf611946fce1144538ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/518 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e AvançosCampanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e AdultosEste trabalho pretende refletir sobre a Educação Brasileira voltada especialmente para os jovens e adultos da nação, desde os antepassados dos índios, passando pelo Brasil colônia, pela república até chegar à contribuição de Paulo Freire. A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda de 1952, Campanha Nacional de Educação Rural –CNER; e na terceira posição, ainda na década de 50, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo –CNEA. Além dessas campanhas, o MOBRAL também foi um projeto de Alfabetização de efeito gigantesco e que merece destaque nesse artigo. Cada campanha ou movimento social tinha objetivos em comum, a educação, para aqueles que não tiveram acesso a ela na idade adequada. Finalizando pela proposta metodológica de Laubach, contratado para orientar professores para atuar no Brasil em diversas campanhas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Edjonas SilvanaSilvana, Francimária Sousa SantosDamasceno, Eronilda Gomes2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/51810.14295/idonline.v10i32.518ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 32 (2016); 147-1631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518/794Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Francimária Sousa Santos Silvana, Eronilda Gomes Damascenohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-22T12:39:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços |
title |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços |
spellingShingle |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços Lopes, Edjonas Silvana Campanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e Adultos |
title_short |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços |
title_full |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços |
title_fullStr |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços |
title_full_unstemmed |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços |
title_sort |
Campanhas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: Aspectos Históricos e Avanços |
author |
Lopes, Edjonas Silvana |
author_facet |
Lopes, Edjonas Silvana Silvana, Francimária Sousa Santos Damasceno, Eronilda Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Silvana, Francimária Sousa Santos Damasceno, Eronilda Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Edjonas Silvana Silvana, Francimária Sousa Santos Damasceno, Eronilda Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e Adultos |
topic |
Campanha. Educação. Analfabetismo. Jovens e Adultos |
description |
Este trabalho pretende refletir sobre a Educação Brasileira voltada especialmente para os jovens e adultos da nação, desde os antepassados dos índios, passando pelo Brasil colônia, pela república até chegar à contribuição de Paulo Freire. A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda de 1952, Campanha Nacional de Educação Rural –CNER; e na terceira posição, ainda na década de 50, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo –CNEA. Além dessas campanhas, o MOBRAL também foi um projeto de Alfabetização de efeito gigantesco e que merece destaque nesse artigo. Cada campanha ou movimento social tinha objetivos em comum, a educação, para aqueles que não tiveram acesso a ela na idade adequada. Finalizando pela proposta metodológica de Laubach, contratado para orientar professores para atuar no Brasil em diversas campanhas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518 10.14295/idonline.v10i32.518 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i32.518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/518/794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 32 (2016); 147-163 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053952645136384 |