A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Patrícia Alencar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Guilherme Nogueira de, França, Aurenia Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333
Resumo: O objetivo deste artigo é destacar a atuação dos Coordenadores Pedagógicos no Ambiente Escolar. Com isso, os objetivos específicos foram: demarcar o papel do coordenador no contexto escolar; identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. Sendo uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com 2 (dois) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em escolas de diferentes estruturas do ensino fundamental II, situada no Município de Parnamirim-PE e Salgueiro-PE. Com a análise dos dados, foi usada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). Portanto, a pesquisa apontou diversas funções desenvolvidas pelo CP na escola e sinalou que este profissional exerce prioritariamente sua função precípua, que é a formação e o acompanhamento dos docentes na escola, e que estão envolvidos burocraticamente, disciplinadamente, dentre várias funções, ficando sobrecarregado, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos docentes na jornada dos processos de ensino-aprendizagem.---: The purpose of this article is to highlight the role of Pedagogical Coordinators in the School Environment. With that, the specific objectives were: to demarcate the role of the coordinator in the school context; identify the functions that are performed by the Pedagogical Coordinator in their work environment; punctuate as emerging issues in the professional practice of the Pedagogical Coordinator at school. Being a qualitative research, exploratory and descriptive. Data were collected through interviews, carried out with 2 (two) Pedagogical Coordinators, who work in schools from different structures of elementary education II, located in the city of Parnamirim-PE and Salgueiro-PE. With data analysis, it was used as Content Analysis (CA) techniques. Therefore, a survey pointed out several functions performed by the CP at school and indicated that this professional primarily exercises its main function, which is the training and monitoring of teachers at the school, and that they are involved bureaucratically, disciplinedly, among various functions, becoming overloaded, lacking, therefore, to prioritize a better monitoring of teachers in the journey of teaching-learning processes. 
id IPES_d3fc3260450ebf1de5bdf912296539e7
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3333
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State SchoolCoordenador pedagógico; Educação; Práticas.O objetivo deste artigo é destacar a atuação dos Coordenadores Pedagógicos no Ambiente Escolar. Com isso, os objetivos específicos foram: demarcar o papel do coordenador no contexto escolar; identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. Sendo uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com 2 (dois) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em escolas de diferentes estruturas do ensino fundamental II, situada no Município de Parnamirim-PE e Salgueiro-PE. Com a análise dos dados, foi usada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). Portanto, a pesquisa apontou diversas funções desenvolvidas pelo CP na escola e sinalou que este profissional exerce prioritariamente sua função precípua, que é a formação e o acompanhamento dos docentes na escola, e que estão envolvidos burocraticamente, disciplinadamente, dentre várias funções, ficando sobrecarregado, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos docentes na jornada dos processos de ensino-aprendizagem.---: The purpose of this article is to highlight the role of Pedagogical Coordinators in the School Environment. With that, the specific objectives were: to demarcate the role of the coordinator in the school context; identify the functions that are performed by the Pedagogical Coordinator in their work environment; punctuate as emerging issues in the professional practice of the Pedagogical Coordinator at school. Being a qualitative research, exploratory and descriptive. Data were collected through interviews, carried out with 2 (two) Pedagogical Coordinators, who work in schools from different structures of elementary education II, located in the city of Parnamirim-PE and Salgueiro-PE. With data analysis, it was used as Content Analysis (CA) techniques. Therefore, a survey pointed out several functions performed by the CP at school and indicated that this professional primarily exercises its main function, which is the training and monitoring of teachers at the school, and that they are involved bureaucratically, disciplinedly, among various functions, becoming overloaded, lacking, therefore, to prioritize a better monitoring of teachers in the journey of teaching-learning processes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGomes, Patrícia AlencarCarvalho, Guilherme Nogueira deFrança, Aurenia Pereira de2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/333310.14295/idonline.v15i58.3333ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 334-3501981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333/5209Direitos autorais 2021 Patrícia Alencar Gomes, Guilherme Nogueira de Carvalho, Aurenia Pereira de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:28Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
title A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
spellingShingle A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
Gomes, Patrícia Alencar
Coordenador pedagógico; Educação; Práticas.
title_short A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
title_full A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
title_fullStr A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
title_full_unstemmed A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
title_sort A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
author Gomes, Patrícia Alencar
author_facet Gomes, Patrícia Alencar
Carvalho, Guilherme Nogueira de
França, Aurenia Pereira de
author_role author
author2 Carvalho, Guilherme Nogueira de
França, Aurenia Pereira de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Patrícia Alencar
Carvalho, Guilherme Nogueira de
França, Aurenia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico; Educação; Práticas.
topic Coordenador pedagógico; Educação; Práticas.
description O objetivo deste artigo é destacar a atuação dos Coordenadores Pedagógicos no Ambiente Escolar. Com isso, os objetivos específicos foram: demarcar o papel do coordenador no contexto escolar; identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. Sendo uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com 2 (dois) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em escolas de diferentes estruturas do ensino fundamental II, situada no Município de Parnamirim-PE e Salgueiro-PE. Com a análise dos dados, foi usada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). Portanto, a pesquisa apontou diversas funções desenvolvidas pelo CP na escola e sinalou que este profissional exerce prioritariamente sua função precípua, que é a formação e o acompanhamento dos docentes na escola, e que estão envolvidos burocraticamente, disciplinadamente, dentre várias funções, ficando sobrecarregado, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos docentes na jornada dos processos de ensino-aprendizagem.---: The purpose of this article is to highlight the role of Pedagogical Coordinators in the School Environment. With that, the specific objectives were: to demarcate the role of the coordinator in the school context; identify the functions that are performed by the Pedagogical Coordinator in their work environment; punctuate as emerging issues in the professional practice of the Pedagogical Coordinator at school. Being a qualitative research, exploratory and descriptive. Data were collected through interviews, carried out with 2 (two) Pedagogical Coordinators, who work in schools from different structures of elementary education II, located in the city of Parnamirim-PE and Salgueiro-PE. With data analysis, it was used as Content Analysis (CA) techniques. Therefore, a survey pointed out several functions performed by the CP at school and indicated that this professional primarily exercises its main function, which is the training and monitoring of teachers at the school, and that they are involved bureaucratically, disciplinedly, among various functions, becoming overloaded, lacking, therefore, to prioritize a better monitoring of teachers in the journey of teaching-learning processes. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333
10.14295/idonline.v15i58.3333
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i58.3333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333/5209
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 334-350
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955274964992