A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é destacar a atuação dos Coordenadores Pedagógicos no Ambiente Escolar. Com isso, os objetivos específicos foram: demarcar o papel do coordenador no contexto escolar; identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. Sendo uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com 2 (dois) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em escolas de diferentes estruturas do ensino fundamental II, situada no Município de Parnamirim-PE e Salgueiro-PE. Com a análise dos dados, foi usada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). Portanto, a pesquisa apontou diversas funções desenvolvidas pelo CP na escola e sinalou que este profissional exerce prioritariamente sua função precípua, que é a formação e o acompanhamento dos docentes na escola, e que estão envolvidos burocraticamente, disciplinadamente, dentre várias funções, ficando sobrecarregado, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos docentes na jornada dos processos de ensino-aprendizagem.---: The purpose of this article is to highlight the role of Pedagogical Coordinators in the School Environment. With that, the specific objectives were: to demarcate the role of the coordinator in the school context; identify the functions that are performed by the Pedagogical Coordinator in their work environment; punctuate as emerging issues in the professional practice of the Pedagogical Coordinator at school. Being a qualitative research, exploratory and descriptive. Data were collected through interviews, carried out with 2 (two) Pedagogical Coordinators, who work in schools from different structures of elementary education II, located in the city of Parnamirim-PE and Salgueiro-PE. With data analysis, it was used as Content Analysis (CA) techniques. Therefore, a survey pointed out several functions performed by the CP at school and indicated that this professional primarily exercises its main function, which is the training and monitoring of teachers at the school, and that they are involved bureaucratically, disciplinedly, among various functions, becoming overloaded, lacking, therefore, to prioritize a better monitoring of teachers in the journey of teaching-learning processes. |
id |
IPES_d3fc3260450ebf1de5bdf912296539e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3333 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State SchoolCoordenador pedagógico; Educação; Práticas.O objetivo deste artigo é destacar a atuação dos Coordenadores Pedagógicos no Ambiente Escolar. Com isso, os objetivos específicos foram: demarcar o papel do coordenador no contexto escolar; identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. Sendo uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com 2 (dois) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em escolas de diferentes estruturas do ensino fundamental II, situada no Município de Parnamirim-PE e Salgueiro-PE. Com a análise dos dados, foi usada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). Portanto, a pesquisa apontou diversas funções desenvolvidas pelo CP na escola e sinalou que este profissional exerce prioritariamente sua função precípua, que é a formação e o acompanhamento dos docentes na escola, e que estão envolvidos burocraticamente, disciplinadamente, dentre várias funções, ficando sobrecarregado, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos docentes na jornada dos processos de ensino-aprendizagem.---: The purpose of this article is to highlight the role of Pedagogical Coordinators in the School Environment. With that, the specific objectives were: to demarcate the role of the coordinator in the school context; identify the functions that are performed by the Pedagogical Coordinator in their work environment; punctuate as emerging issues in the professional practice of the Pedagogical Coordinator at school. Being a qualitative research, exploratory and descriptive. Data were collected through interviews, carried out with 2 (two) Pedagogical Coordinators, who work in schools from different structures of elementary education II, located in the city of Parnamirim-PE and Salgueiro-PE. With data analysis, it was used as Content Analysis (CA) techniques. Therefore, a survey pointed out several functions performed by the CP at school and indicated that this professional primarily exercises its main function, which is the training and monitoring of teachers at the school, and that they are involved bureaucratically, disciplinedly, among various functions, becoming overloaded, lacking, therefore, to prioritize a better monitoring of teachers in the journey of teaching-learning processes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGomes, Patrícia AlencarCarvalho, Guilherme Nogueira deFrança, Aurenia Pereira de2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/333310.14295/idonline.v15i58.3333ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 334-3501981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333/5209Direitos autorais 2021 Patrícia Alencar Gomes, Guilherme Nogueira de Carvalho, Aurenia Pereira de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:28Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School |
title |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School |
spellingShingle |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School Gomes, Patrícia Alencar Coordenador pedagógico; Educação; Práticas. |
title_short |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School |
title_full |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School |
title_fullStr |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School |
title_full_unstemmed |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School |
title_sort |
A Atuação do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar da Escola Municipal Antônio de Carvalho e Escola Estadual Professor Manuel Leite / The Performance of The Pedagogical Coordinator in the School Environment of the Municipal School Antônio de Carvalho and Professor Manuel Leite State School |
author |
Gomes, Patrícia Alencar |
author_facet |
Gomes, Patrícia Alencar Carvalho, Guilherme Nogueira de França, Aurenia Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Guilherme Nogueira de França, Aurenia Pereira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Patrícia Alencar Carvalho, Guilherme Nogueira de França, Aurenia Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador pedagógico; Educação; Práticas. |
topic |
Coordenador pedagógico; Educação; Práticas. |
description |
O objetivo deste artigo é destacar a atuação dos Coordenadores Pedagógicos no Ambiente Escolar. Com isso, os objetivos específicos foram: demarcar o papel do coordenador no contexto escolar; identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. Sendo uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista, realizada com 2 (dois) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em escolas de diferentes estruturas do ensino fundamental II, situada no Município de Parnamirim-PE e Salgueiro-PE. Com a análise dos dados, foi usada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). Portanto, a pesquisa apontou diversas funções desenvolvidas pelo CP na escola e sinalou que este profissional exerce prioritariamente sua função precípua, que é a formação e o acompanhamento dos docentes na escola, e que estão envolvidos burocraticamente, disciplinadamente, dentre várias funções, ficando sobrecarregado, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos docentes na jornada dos processos de ensino-aprendizagem.---: The purpose of this article is to highlight the role of Pedagogical Coordinators in the School Environment. With that, the specific objectives were: to demarcate the role of the coordinator in the school context; identify the functions that are performed by the Pedagogical Coordinator in their work environment; punctuate as emerging issues in the professional practice of the Pedagogical Coordinator at school. Being a qualitative research, exploratory and descriptive. Data were collected through interviews, carried out with 2 (two) Pedagogical Coordinators, who work in schools from different structures of elementary education II, located in the city of Parnamirim-PE and Salgueiro-PE. With data analysis, it was used as Content Analysis (CA) techniques. Therefore, a survey pointed out several functions performed by the CP at school and indicated that this professional primarily exercises its main function, which is the training and monitoring of teachers at the school, and that they are involved bureaucratically, disciplinedly, among various functions, becoming overloaded, lacking, therefore, to prioritize a better monitoring of teachers in the journey of teaching-learning processes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333 10.14295/idonline.v15i58.3333 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i58.3333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3333/5209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 334-350 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053955274964992 |