Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682
Resumo: O presente artigo faz uma análise sobre o trabalho na nossa sociedade capitalista em sua concepção histórica, social, ontológica, político e econômico. Será analisado o conceito de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano, ressaltando a sua importância para a existência da sociedade. Faz-se necessário discursar sobre o trabalho na sociedade capitalista, as relações da educação com o trabalho e formação profissional,  principalmente sobre como pensar em educação como um caminho para a libertação alienatória do trabalho, instigando a população a pensar em educação como algo essencial para autonomia e desenvolvimento psicossocial e cultural, e não como uma solução direta para todos os problemas humanos, principalmente econômicos. Por fim, o discurso produzido neste artigo faz com que se compreenda o trabalho não apenas como algo mecânico, mas como  um conjunto de esforços que se realiza para a construção de uma sociedade melhor e como um meio de realização pessoal, uma necessidade que deve ser mantida em toda e qualquer forma de sociedade.
id IPES_d877dbda737251f83f28b9431effee6d
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/682
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e EducacionalTrabalho; Educação; OntologiaO presente artigo faz uma análise sobre o trabalho na nossa sociedade capitalista em sua concepção histórica, social, ontológica, político e econômico. Será analisado o conceito de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano, ressaltando a sua importância para a existência da sociedade. Faz-se necessário discursar sobre o trabalho na sociedade capitalista, as relações da educação com o trabalho e formação profissional,  principalmente sobre como pensar em educação como um caminho para a libertação alienatória do trabalho, instigando a população a pensar em educação como algo essencial para autonomia e desenvolvimento psicossocial e cultural, e não como uma solução direta para todos os problemas humanos, principalmente econômicos. Por fim, o discurso produzido neste artigo faz com que se compreenda o trabalho não apenas como algo mecânico, mas como  um conjunto de esforços que se realiza para a construção de uma sociedade melhor e como um meio de realização pessoal, uma necessidade que deve ser mantida em toda e qualquer forma de sociedade.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/68210.14295/idonline.v11i34.682ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 139-1491981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682/960Direitos autorais 2021 Maria Lucineide Caetana Barbosa Sampaiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
title Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
spellingShingle Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa
Trabalho; Educação; Ontologia
title_short Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
title_full Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
title_fullStr Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
title_full_unstemmed Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
title_sort Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
author Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa
author_facet Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho; Educação; Ontologia
topic Trabalho; Educação; Ontologia
description O presente artigo faz uma análise sobre o trabalho na nossa sociedade capitalista em sua concepção histórica, social, ontológica, político e econômico. Será analisado o conceito de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano, ressaltando a sua importância para a existência da sociedade. Faz-se necessário discursar sobre o trabalho na sociedade capitalista, as relações da educação com o trabalho e formação profissional,  principalmente sobre como pensar em educação como um caminho para a libertação alienatória do trabalho, instigando a população a pensar em educação como algo essencial para autonomia e desenvolvimento psicossocial e cultural, e não como uma solução direta para todos os problemas humanos, principalmente econômicos. Por fim, o discurso produzido neste artigo faz com que se compreenda o trabalho não apenas como algo mecânico, mas como  um conjunto de esforços que se realiza para a construção de uma sociedade melhor e como um meio de realização pessoal, uma necessidade que deve ser mantida em toda e qualquer forma de sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682
10.14295/idonline.v11i34.682
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i34.682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682/960
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Lucineide Caetana Barbosa Sampaio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Lucineide Caetana Barbosa Sampaio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 139-149
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953977876480