Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682 |
Resumo: | O presente artigo faz uma análise sobre o trabalho na nossa sociedade capitalista em sua concepção histórica, social, ontológica, político e econômico. Será analisado o conceito de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano, ressaltando a sua importância para a existência da sociedade. Faz-se necessário discursar sobre o trabalho na sociedade capitalista, as relações da educação com o trabalho e formação profissional, principalmente sobre como pensar em educação como um caminho para a libertação alienatória do trabalho, instigando a população a pensar em educação como algo essencial para autonomia e desenvolvimento psicossocial e cultural, e não como uma solução direta para todos os problemas humanos, principalmente econômicos. Por fim, o discurso produzido neste artigo faz com que se compreenda o trabalho não apenas como algo mecânico, mas como um conjunto de esforços que se realiza para a construção de uma sociedade melhor e como um meio de realização pessoal, uma necessidade que deve ser mantida em toda e qualquer forma de sociedade. |
id |
IPES_d877dbda737251f83f28b9431effee6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/682 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e EducacionalTrabalho; Educação; OntologiaO presente artigo faz uma análise sobre o trabalho na nossa sociedade capitalista em sua concepção histórica, social, ontológica, político e econômico. Será analisado o conceito de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano, ressaltando a sua importância para a existência da sociedade. Faz-se necessário discursar sobre o trabalho na sociedade capitalista, as relações da educação com o trabalho e formação profissional, principalmente sobre como pensar em educação como um caminho para a libertação alienatória do trabalho, instigando a população a pensar em educação como algo essencial para autonomia e desenvolvimento psicossocial e cultural, e não como uma solução direta para todos os problemas humanos, principalmente econômicos. Por fim, o discurso produzido neste artigo faz com que se compreenda o trabalho não apenas como algo mecânico, mas como um conjunto de esforços que se realiza para a construção de uma sociedade melhor e como um meio de realização pessoal, uma necessidade que deve ser mantida em toda e qualquer forma de sociedade.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/68210.14295/idonline.v11i34.682ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 139-1491981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682/960Direitos autorais 2021 Maria Lucineide Caetana Barbosa Sampaiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-31T16:26:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional |
title |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional |
spellingShingle |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa Trabalho; Educação; Ontologia |
title_short |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional |
title_full |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional |
title_fullStr |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional |
title_full_unstemmed |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional |
title_sort |
Trabalho: Uma abordagem Social, Ontológica e Educacional |
author |
Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa |
author_facet |
Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Lucineide Caetana Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho; Educação; Ontologia |
topic |
Trabalho; Educação; Ontologia |
description |
O presente artigo faz uma análise sobre o trabalho na nossa sociedade capitalista em sua concepção histórica, social, ontológica, político e econômico. Será analisado o conceito de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano, ressaltando a sua importância para a existência da sociedade. Faz-se necessário discursar sobre o trabalho na sociedade capitalista, as relações da educação com o trabalho e formação profissional, principalmente sobre como pensar em educação como um caminho para a libertação alienatória do trabalho, instigando a população a pensar em educação como algo essencial para autonomia e desenvolvimento psicossocial e cultural, e não como uma solução direta para todos os problemas humanos, principalmente econômicos. Por fim, o discurso produzido neste artigo faz com que se compreenda o trabalho não apenas como algo mecânico, mas como um conjunto de esforços que se realiza para a construção de uma sociedade melhor e como um meio de realização pessoal, uma necessidade que deve ser mantida em toda e qualquer forma de sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682 10.14295/idonline.v11i34.682 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i34.682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/682/960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Lucineide Caetana Barbosa Sampaio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Lucineide Caetana Barbosa Sampaio https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 34 (2017); 139-149 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053953977876480 |