Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2441 |
Resumo: | Este estudo objetivou uma discussão a respeito das Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem e suas contribuições no contexto de sala de aula. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: Ramos (2013) a partir do momento em que a instituição escolar, os professores, a gestão participativa incluir de forma colaborativa as tecnologias com o viés de contribuição para o ensino e aprendizagem; Sancho (2006); Ramos (2012) que possibilitam visualizar a importância dos meios tecnológicos e destaca a reflexão sobre o uso dessas ferramentas; Xavier (2015) aborda as relações educador e educando e como a formação continuada oportuniza essa relação pedagógica; Campos (2011) a formação do professorado precisa contemplar novas habilidades que propiciem as ferramentas tecnológicas em espaços de mediação no processo de ensino e aprendizagem; Mendonça e Leite (2009) no tocante as metodologias ativas não são novidades, visto que têm se destacado refletindo sobre a função do docente e do educando no processo de ensino e aprendizagem; Padilha, (2018) a Metodologia Ativa é uma estratégia que põe o alunado como fundamentais agentes de seu aprendizado. Os resultados demonstraram que dominar as novas tecnologias como um instrumento que possibilite ampliar o papel ativo dos alunos, leva a um aprendizado mais significativo sobre si, sobre os outros e sobre o mundo social real. Para tanto, a capacitação docente contínua em ferramentas inovadoras são fundamentais. Neste sentido, são bem vindas políticas públicas mais eficazes em atendimento a essa demanda docente. |
id |
IPES_de459ef976839de3c73c16c8df787920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2441 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning ProcessesTecnologia. Prática pedagógica. AprendizagemEste estudo objetivou uma discussão a respeito das Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem e suas contribuições no contexto de sala de aula. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: Ramos (2013) a partir do momento em que a instituição escolar, os professores, a gestão participativa incluir de forma colaborativa as tecnologias com o viés de contribuição para o ensino e aprendizagem; Sancho (2006); Ramos (2012) que possibilitam visualizar a importância dos meios tecnológicos e destaca a reflexão sobre o uso dessas ferramentas; Xavier (2015) aborda as relações educador e educando e como a formação continuada oportuniza essa relação pedagógica; Campos (2011) a formação do professorado precisa contemplar novas habilidades que propiciem as ferramentas tecnológicas em espaços de mediação no processo de ensino e aprendizagem; Mendonça e Leite (2009) no tocante as metodologias ativas não são novidades, visto que têm se destacado refletindo sobre a função do docente e do educando no processo de ensino e aprendizagem; Padilha, (2018) a Metodologia Ativa é uma estratégia que põe o alunado como fundamentais agentes de seu aprendizado. Os resultados demonstraram que dominar as novas tecnologias como um instrumento que possibilite ampliar o papel ativo dos alunos, leva a um aprendizado mais significativo sobre si, sobre os outros e sobre o mundo social real. Para tanto, a capacitação docente contínua em ferramentas inovadoras são fundamentais. Neste sentido, são bem vindas políticas públicas mais eficazes em atendimento a essa demanda docente. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlmeida, Carlos Eugenio de CastroMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/244110.14295/idonline.v14i50.2441ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 352-3651981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2441/3876Direitos autorais 2021 Carlos Eugenio de Castro Almeida, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:32Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes |
title |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes |
spellingShingle |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes Almeida, Carlos Eugenio de Castro Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem |
title_short |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes |
title_full |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes |
title_fullStr |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes |
title_full_unstemmed |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes |
title_sort |
Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes |
author |
Almeida, Carlos Eugenio de Castro |
author_facet |
Almeida, Carlos Eugenio de Castro Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carlos Eugenio de Castro Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem |
topic |
Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo objetivou uma discussão a respeito das Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem e suas contribuições no contexto de sala de aula. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: Ramos (2013) a partir do momento em que a instituição escolar, os professores, a gestão participativa incluir de forma colaborativa as tecnologias com o viés de contribuição para o ensino e aprendizagem; Sancho (2006); Ramos (2012) que possibilitam visualizar a importância dos meios tecnológicos e destaca a reflexão sobre o uso dessas ferramentas; Xavier (2015) aborda as relações educador e educando e como a formação continuada oportuniza essa relação pedagógica; Campos (2011) a formação do professorado precisa contemplar novas habilidades que propiciem as ferramentas tecnológicas em espaços de mediação no processo de ensino e aprendizagem; Mendonça e Leite (2009) no tocante as metodologias ativas não são novidades, visto que têm se destacado refletindo sobre a função do docente e do educando no processo de ensino e aprendizagem; Padilha, (2018) a Metodologia Ativa é uma estratégia que põe o alunado como fundamentais agentes de seu aprendizado. Os resultados demonstraram que dominar as novas tecnologias como um instrumento que possibilite ampliar o papel ativo dos alunos, leva a um aprendizado mais significativo sobre si, sobre os outros e sobre o mundo social real. Para tanto, a capacitação docente contínua em ferramentas inovadoras são fundamentais. Neste sentido, são bem vindas políticas públicas mais eficazes em atendimento a essa demanda docente. |
description |
Este estudo objetivou uma discussão a respeito das Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem e suas contribuições no contexto de sala de aula. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: Ramos (2013) a partir do momento em que a instituição escolar, os professores, a gestão participativa incluir de forma colaborativa as tecnologias com o viés de contribuição para o ensino e aprendizagem; Sancho (2006); Ramos (2012) que possibilitam visualizar a importância dos meios tecnológicos e destaca a reflexão sobre o uso dessas ferramentas; Xavier (2015) aborda as relações educador e educando e como a formação continuada oportuniza essa relação pedagógica; Campos (2011) a formação do professorado precisa contemplar novas habilidades que propiciem as ferramentas tecnológicas em espaços de mediação no processo de ensino e aprendizagem; Mendonça e Leite (2009) no tocante as metodologias ativas não são novidades, visto que têm se destacado refletindo sobre a função do docente e do educando no processo de ensino e aprendizagem; Padilha, (2018) a Metodologia Ativa é uma estratégia que põe o alunado como fundamentais agentes de seu aprendizado. Os resultados demonstraram que dominar as novas tecnologias como um instrumento que possibilite ampliar o papel ativo dos alunos, leva a um aprendizado mais significativo sobre si, sobre os outros e sobre o mundo social real. Para tanto, a capacitação docente contínua em ferramentas inovadoras são fundamentais. Neste sentido, são bem vindas políticas públicas mais eficazes em atendimento a essa demanda docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2441 10.14295/idonline.v14i50.2441 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2441 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2441/3876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Carlos Eugenio de Castro Almeida, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Carlos Eugenio de Castro Almeida, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 352-365 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037423865167872 |