O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Dâmaris Yana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinheiro, Francisco Alves, Rodrigues Sampaio, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349
Resumo: O voluntariado, apesar de não ser um fenômeno recente, passou a ter maior visibilidade e a fazer parte das políticas governamentais de vários países após o ano de 2001 ter sido eleito o Ano Internacional do Voluntariado. No Brasil, o governo federal reconhecendo a importância do voluntariado para a coesão e o desenvolvimento da sociedade, expediu o Decreto nº 9.149/2017, instituindo o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) e enfatizando a necessidade de parceria entre Estado, sociedade e o setor privado para fomentar o trabalho voluntário. Entre outros objetivos do PNV, foi estabelecido que caberá aos órgãos da Administração Pública Federal estimular o voluntariado e incentivar os servidores a praticarem esse tipo de atividade.  Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do voluntariado a partir da perspectiva dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, a metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, utilizando um questionário e os instrumentos: Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e também a Bateria de Personalidade Pró-social (BPP), que são validados a nível nacional, contemplando uma amostra de 161 TAEs. Obteve-se com o resultado dados significativos para auxiliar a Univasf, e, possivelmente, outras universidades públicas, a formular políticas e ações de estímulo e incentivo a atividades voluntárias entre seus servidores públicos, atentando-se para as particularidades do público-alvo, desde a sua percepção até a motivação.
id IPES_e4f8003b90c9f9b9245cd17f060fa7e9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1349
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade.O voluntariado, apesar de não ser um fenômeno recente, passou a ter maior visibilidade e a fazer parte das políticas governamentais de vários países após o ano de 2001 ter sido eleito o Ano Internacional do Voluntariado. No Brasil, o governo federal reconhecendo a importância do voluntariado para a coesão e o desenvolvimento da sociedade, expediu o Decreto nº 9.149/2017, instituindo o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) e enfatizando a necessidade de parceria entre Estado, sociedade e o setor privado para fomentar o trabalho voluntário. Entre outros objetivos do PNV, foi estabelecido que caberá aos órgãos da Administração Pública Federal estimular o voluntariado e incentivar os servidores a praticarem esse tipo de atividade.  Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do voluntariado a partir da perspectiva dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, a metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, utilizando um questionário e os instrumentos: Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e também a Bateria de Personalidade Pró-social (BPP), que são validados a nível nacional, contemplando uma amostra de 161 TAEs. Obteve-se com o resultado dados significativos para auxiliar a Univasf, e, possivelmente, outras universidades públicas, a formular políticas e ações de estímulo e incentivo a atividades voluntárias entre seus servidores públicos, atentando-se para as particularidades do público-alvo, desde a sua percepção até a motivação.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRibeiro, Dâmaris YanaPinheiro, Francisco AlvesRodrigues Sampaio, Leonardo2018-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/134910.14295/idonline.v12i42.1349ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 659-6801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349/1946Direitos autorais 2021 Dâmaris Yana Ribeiro, Francisco Alves Pinheiro, Leonardo Rodrigues Sampaiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-09T13:24:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
title O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
spellingShingle O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Ribeiro, Dâmaris Yana
Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade.
title_short O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
title_full O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
title_fullStr O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
title_full_unstemmed O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
title_sort O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
author Ribeiro, Dâmaris Yana
author_facet Ribeiro, Dâmaris Yana
Pinheiro, Francisco Alves
Rodrigues Sampaio, Leonardo
author_role author
author2 Pinheiro, Francisco Alves
Rodrigues Sampaio, Leonardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Dâmaris Yana
Pinheiro, Francisco Alves
Rodrigues Sampaio, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade.
topic Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade.
dc.description.none.fl_txt_mv O voluntariado, apesar de não ser um fenômeno recente, passou a ter maior visibilidade e a fazer parte das políticas governamentais de vários países após o ano de 2001 ter sido eleito o Ano Internacional do Voluntariado. No Brasil, o governo federal reconhecendo a importância do voluntariado para a coesão e o desenvolvimento da sociedade, expediu o Decreto nº 9.149/2017, instituindo o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) e enfatizando a necessidade de parceria entre Estado, sociedade e o setor privado para fomentar o trabalho voluntário. Entre outros objetivos do PNV, foi estabelecido que caberá aos órgãos da Administração Pública Federal estimular o voluntariado e incentivar os servidores a praticarem esse tipo de atividade.  Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do voluntariado a partir da perspectiva dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, a metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, utilizando um questionário e os instrumentos: Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e também a Bateria de Personalidade Pró-social (BPP), que são validados a nível nacional, contemplando uma amostra de 161 TAEs. Obteve-se com o resultado dados significativos para auxiliar a Univasf, e, possivelmente, outras universidades públicas, a formular políticas e ações de estímulo e incentivo a atividades voluntárias entre seus servidores públicos, atentando-se para as particularidades do público-alvo, desde a sua percepção até a motivação.
description O voluntariado, apesar de não ser um fenômeno recente, passou a ter maior visibilidade e a fazer parte das políticas governamentais de vários países após o ano de 2001 ter sido eleito o Ano Internacional do Voluntariado. No Brasil, o governo federal reconhecendo a importância do voluntariado para a coesão e o desenvolvimento da sociedade, expediu o Decreto nº 9.149/2017, instituindo o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) e enfatizando a necessidade de parceria entre Estado, sociedade e o setor privado para fomentar o trabalho voluntário. Entre outros objetivos do PNV, foi estabelecido que caberá aos órgãos da Administração Pública Federal estimular o voluntariado e incentivar os servidores a praticarem esse tipo de atividade.  Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do voluntariado a partir da perspectiva dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, a metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, utilizando um questionário e os instrumentos: Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e também a Bateria de Personalidade Pró-social (BPP), que são validados a nível nacional, contemplando uma amostra de 161 TAEs. Obteve-se com o resultado dados significativos para auxiliar a Univasf, e, possivelmente, outras universidades públicas, a formular políticas e ações de estímulo e incentivo a atividades voluntárias entre seus servidores públicos, atentando-se para as particularidades do público-alvo, desde a sua percepção até a motivação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349
10.14295/idonline.v12i42.1349
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1349/1946
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Dâmaris Yana Ribeiro, Francisco Alves Pinheiro, Leonardo Rodrigues Sampaio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Dâmaris Yana Ribeiro, Francisco Alves Pinheiro, Leonardo Rodrigues Sampaio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018); 659-680
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421533134848