A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997 |
Resumo: | A composição histórica do processo educacional tem passado por inúmeras ao longo dos anos. Nesse sentido, vale destacar que a escola pública enfrenta muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais, Pensando nisso, esta pesquisa propõe um debate sobre as questões da gestão escolar como tema de grande relevância na construção de uma educação melhor, onde todos se sintam-se atores do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se nesse artigo, não apenas falar dos avanços e das características dos gestores no fazer pedagógico, mas da efetivação da qualidade em todo o processo educacional. Nessa moldura, a função da boa administração educacional no contexto social, político e econômico da educação é atualmente, além de uma exigência uma necessidade para transformação social, onde a igualdade, transparência, participação coletiva e outros fatores que tornam uma gestão escolar transparente sejam uma realidade para formar a base da educação se quer. Uma gestão com planejamento pode melhorar significativamente. Tendo em vista que há a necessidade da participação de todos, respeitando sempre as limitações, de cada aluno e o mais importante desenvolver a proposta pedagógica da melhor forma possível, tendo como principio uma educação para a formação cidadã. |
id |
IPES_e715b0421e7eb7bdc4b2fb0c94011f89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/997 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionaisGestão democrática. Escola. TransparênciaA composição histórica do processo educacional tem passado por inúmeras ao longo dos anos. Nesse sentido, vale destacar que a escola pública enfrenta muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais, Pensando nisso, esta pesquisa propõe um debate sobre as questões da gestão escolar como tema de grande relevância na construção de uma educação melhor, onde todos se sintam-se atores do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se nesse artigo, não apenas falar dos avanços e das características dos gestores no fazer pedagógico, mas da efetivação da qualidade em todo o processo educacional. Nessa moldura, a função da boa administração educacional no contexto social, político e econômico da educação é atualmente, além de uma exigência uma necessidade para transformação social, onde a igualdade, transparência, participação coletiva e outros fatores que tornam uma gestão escolar transparente sejam uma realidade para formar a base da educação se quer. Uma gestão com planejamento pode melhorar significativamente. Tendo em vista que há a necessidade da participação de todos, respeitando sempre as limitações, de cada aluno e o mais importante desenvolver a proposta pedagógica da melhor forma possível, tendo como principio uma educação para a formação cidadã. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Maria das Dores Lobo2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/99710.14295/idonline.v12i39.997ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 386-3951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997/1426Direitos autorais 2021 Maria das Dores Lobo Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais |
title |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais |
spellingShingle |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais Silva, Maria das Dores Lobo Gestão democrática. Escola. Transparência |
title_short |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais |
title_full |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais |
title_fullStr |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais |
title_full_unstemmed |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais |
title_sort |
A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais |
author |
Silva, Maria das Dores Lobo |
author_facet |
Silva, Maria das Dores Lobo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria das Dores Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática. Escola. Transparência |
topic |
Gestão democrática. Escola. Transparência |
description |
A composição histórica do processo educacional tem passado por inúmeras ao longo dos anos. Nesse sentido, vale destacar que a escola pública enfrenta muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais, Pensando nisso, esta pesquisa propõe um debate sobre as questões da gestão escolar como tema de grande relevância na construção de uma educação melhor, onde todos se sintam-se atores do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se nesse artigo, não apenas falar dos avanços e das características dos gestores no fazer pedagógico, mas da efetivação da qualidade em todo o processo educacional. Nessa moldura, a função da boa administração educacional no contexto social, político e econômico da educação é atualmente, além de uma exigência uma necessidade para transformação social, onde a igualdade, transparência, participação coletiva e outros fatores que tornam uma gestão escolar transparente sejam uma realidade para formar a base da educação se quer. Uma gestão com planejamento pode melhorar significativamente. Tendo em vista que há a necessidade da participação de todos, respeitando sempre as limitações, de cada aluno e o mais importante desenvolver a proposta pedagógica da melhor forma possível, tendo como principio uma educação para a formação cidadã. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997 10.14295/idonline.v12i39.997 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i39.997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997/1426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria das Dores Lobo Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria das Dores Lobo Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 386-395 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956973658112 |