O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Claudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Mirelly Rejane dos Santos, Sá, Marizélia Barros de Carvalho e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3242
Resumo: Resumo: O presente artigo busca discorrer sobre a construção do Projeto Político Pedagógico e sua importância na prática pedagógica no ambiente escolar, tendo em vista que o mesmo define o funcionamento da escola regulamentada por leis que orientam a Educação Nacional Brasileira. As metas que a escola pretende atingir devem estar descritas no documento legal, ele é de total relevância para o trabalho docente e de toda comunidade escolar. O Programa de Residência Pedagógica então propôs que os residentes fizessem análise do PPP de cada instituição assim, a prática pedagógica seria explorada com mais precisão, uma vez que a finalidade da Residência Pedagógica é promover experiência de regência em sala de aula.   O objetivo desta pesquisa é compreender qual a importância do documento na prática docente. Dessa forma, investigou-se a elaboração do Projeto Político Pedagógico e sua participação nos fazeres docentes, e a prática educativa da Escola-campo. Tendo em vista que toda instituição de ensino deve ser pautada em um documento legal que possibilite um norte para as ações a serem exercidas no decorrer do ano letivo, conduzida para comunidade escolar, refletindo assim sobre as atribuições do Projeto, apontado para sala de aula. Assim, justifica-se a importância de analisar a prática pedagógica a partir das orientações do Projeto Político Pedagógico, considerando sua eficiência no processo de ensino aprendizagem conforme a proposta educativa a ser realizada, como também as ações pedagógicas precisam estar alinhadas a esse documento. Este artigo foi desenvolvido com base em estudos dos teóricos: Vasconcellos (2014), Veiga (2013), Dias (2011), usando como método o estudo qualitativo de caráter bibliográfico. O Projeto Político Pedagógico da escola campo está bem elaborado e é notório a participação da comunidade escolar e todos que compõe a instituição. O mesmo atende a todos as exigências pertinentes para um bom Projeto.Palavras-Chave: Ações Pedagógicas, Escola, Prática Pedagógica, Projeto Pedagógico.  Abstract: The present article seeks to discourse about the construction of the Pedagogical Political Project and its importance in the pedagogical practice in the school environment, in view of that it defines the functioning of the school regulated by laws that guide the Brazilian National Education. The goals that the school intends to achieve must be described in the legal document, it is of total relevance for the teaching work and for the entire school community. The Pedagogical Residency Program then proposed that residents analyze the PPP of each institution so the pedagogical practice would be explored more precision once the purpose of Residencia Pedagogica is to promote conducting experience in the classroom. The objective of this research is to understand the importance of the document in teaching practice. Thus, it was investigated the elaboration of the Pedagogical Political Project and its participation in the teaching activities, and the educational practice of the field school. In view of in that every educational institution must be guided by a legal document that provides guidance for the actions to be exercised during the school year, conducted for the school community, thus reflecting on the Project's attributions, pointed at the classroom. Thus, justifies the importance of analyzing the pedagogical practice from the guidelines of the Pedagogical Political Project, considering its efficiency in the teaching-learning process according to the educational proposal to be performed, as well as the pedagogical actions need to be aligned with this document. This article was developed based on studies by theorists: Vasconcellos (2014), Veiga (2013), Dias (2011), using as a method, the qualitative study of bibliographic character. The Political Pedagogical Project of the field school is well elaborated and the participation of the school community and everyone who makes up the institution is notorious. It meets all relevant requirements for a good Project. Keywords: Pedagogical Actions, School, Pedagogical Practice, Pedagogical Project.
id IPES_e74de02c8f6caff545711402cd1d2c92
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3242
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School EnvironmentResumo: O presente artigo busca discorrer sobre a construção do Projeto Político Pedagógico e sua importância na prática pedagógica no ambiente escolar, tendo em vista que o mesmo define o funcionamento da escola regulamentada por leis que orientam a Educação Nacional Brasileira. As metas que a escola pretende atingir devem estar descritas no documento legal, ele é de total relevância para o trabalho docente e de toda comunidade escolar. O Programa de Residência Pedagógica então propôs que os residentes fizessem análise do PPP de cada instituição assim, a prática pedagógica seria explorada com mais precisão, uma vez que a finalidade da Residência Pedagógica é promover experiência de regência em sala de aula.   O objetivo desta pesquisa é compreender qual a importância do documento na prática docente. Dessa forma, investigou-se a elaboração do Projeto Político Pedagógico e sua participação nos fazeres docentes, e a prática educativa da Escola-campo. Tendo em vista que toda instituição de ensino deve ser pautada em um documento legal que possibilite um norte para as ações a serem exercidas no decorrer do ano letivo, conduzida para comunidade escolar, refletindo assim sobre as atribuições do Projeto, apontado para sala de aula. Assim, justifica-se a importância de analisar a prática pedagógica a partir das orientações do Projeto Político Pedagógico, considerando sua eficiência no processo de ensino aprendizagem conforme a proposta educativa a ser realizada, como também as ações pedagógicas precisam estar alinhadas a esse documento. Este artigo foi desenvolvido com base em estudos dos teóricos: Vasconcellos (2014), Veiga (2013), Dias (2011), usando como método o estudo qualitativo de caráter bibliográfico. O Projeto Político Pedagógico da escola campo está bem elaborado e é notório a participação da comunidade escolar e todos que compõe a instituição. O mesmo atende a todos as exigências pertinentes para um bom Projeto.Palavras-Chave: Ações Pedagógicas, Escola, Prática Pedagógica, Projeto Pedagógico.  Abstract: The present article seeks to discourse about the construction of the Pedagogical Political Project and its importance in the pedagogical practice in the school environment, in view of that it defines the functioning of the school regulated by laws that guide the Brazilian National Education. The goals that the school intends to achieve must be described in the legal document, it is of total relevance for the teaching work and for the entire school community. The Pedagogical Residency Program then proposed that residents analyze the PPP of each institution so the pedagogical practice would be explored more precision once the purpose of Residencia Pedagogica is to promote conducting experience in the classroom. The objective of this research is to understand the importance of the document in teaching practice. Thus, it was investigated the elaboration of the Pedagogical Political Project and its participation in the teaching activities, and the educational practice of the field school. In view of in that every educational institution must be guided by a legal document that provides guidance for the actions to be exercised during the school year, conducted for the school community, thus reflecting on the Project's attributions, pointed at the classroom. Thus, justifies the importance of analyzing the pedagogical practice from the guidelines of the Pedagogical Political Project, considering its efficiency in the teaching-learning process according to the educational proposal to be performed, as well as the pedagogical actions need to be aligned with this document. This article was developed based on studies by theorists: Vasconcellos (2014), Veiga (2013), Dias (2011), using as a method, the qualitative study of bibliographic character. The Political Pedagogical Project of the field school is well elaborated and the participation of the school community and everyone who makes up the institution is notorious. It meets all relevant requirements for a good Project. Keywords: Pedagogical Actions, School, Pedagogical Practice, Pedagogical Project.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRodrigues, Ana ClaudiaGomes, Mirelly Rejane dos SantosSá, Marizélia Barros de Carvalho e2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/324210.14295/idonline.v15i57.3242ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 665-6741981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3242/5080Direitos autorais 2021 Ana Claudia Rodrigues, Mirelly Rejane dos Santos Gomes, Marizélia Barros de Carvalho e Sáhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:44Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment
title O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment
spellingShingle O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment
Rodrigues, Ana Claudia
title_short O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment
title_full O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment
title_fullStr O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment
title_full_unstemmed O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment
title_sort O Projeto Político Pedagógico e sua Importância na Prática Pedagógica no Ambiente Escolar / The Pedagogical Political Project and its Importance in the Pedagogical Practice in the School Environment
author Rodrigues, Ana Claudia
author_facet Rodrigues, Ana Claudia
Gomes, Mirelly Rejane dos Santos
Sá, Marizélia Barros de Carvalho e
author_role author
author2 Gomes, Mirelly Rejane dos Santos
Sá, Marizélia Barros de Carvalho e
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Claudia
Gomes, Mirelly Rejane dos Santos
Sá, Marizélia Barros de Carvalho e
dc.subject.none.fl_str_mv
description Resumo: O presente artigo busca discorrer sobre a construção do Projeto Político Pedagógico e sua importância na prática pedagógica no ambiente escolar, tendo em vista que o mesmo define o funcionamento da escola regulamentada por leis que orientam a Educação Nacional Brasileira. As metas que a escola pretende atingir devem estar descritas no documento legal, ele é de total relevância para o trabalho docente e de toda comunidade escolar. O Programa de Residência Pedagógica então propôs que os residentes fizessem análise do PPP de cada instituição assim, a prática pedagógica seria explorada com mais precisão, uma vez que a finalidade da Residência Pedagógica é promover experiência de regência em sala de aula.   O objetivo desta pesquisa é compreender qual a importância do documento na prática docente. Dessa forma, investigou-se a elaboração do Projeto Político Pedagógico e sua participação nos fazeres docentes, e a prática educativa da Escola-campo. Tendo em vista que toda instituição de ensino deve ser pautada em um documento legal que possibilite um norte para as ações a serem exercidas no decorrer do ano letivo, conduzida para comunidade escolar, refletindo assim sobre as atribuições do Projeto, apontado para sala de aula. Assim, justifica-se a importância de analisar a prática pedagógica a partir das orientações do Projeto Político Pedagógico, considerando sua eficiência no processo de ensino aprendizagem conforme a proposta educativa a ser realizada, como também as ações pedagógicas precisam estar alinhadas a esse documento. Este artigo foi desenvolvido com base em estudos dos teóricos: Vasconcellos (2014), Veiga (2013), Dias (2011), usando como método o estudo qualitativo de caráter bibliográfico. O Projeto Político Pedagógico da escola campo está bem elaborado e é notório a participação da comunidade escolar e todos que compõe a instituição. O mesmo atende a todos as exigências pertinentes para um bom Projeto.Palavras-Chave: Ações Pedagógicas, Escola, Prática Pedagógica, Projeto Pedagógico.  Abstract: The present article seeks to discourse about the construction of the Pedagogical Political Project and its importance in the pedagogical practice in the school environment, in view of that it defines the functioning of the school regulated by laws that guide the Brazilian National Education. The goals that the school intends to achieve must be described in the legal document, it is of total relevance for the teaching work and for the entire school community. The Pedagogical Residency Program then proposed that residents analyze the PPP of each institution so the pedagogical practice would be explored more precision once the purpose of Residencia Pedagogica is to promote conducting experience in the classroom. The objective of this research is to understand the importance of the document in teaching practice. Thus, it was investigated the elaboration of the Pedagogical Political Project and its participation in the teaching activities, and the educational practice of the field school. In view of in that every educational institution must be guided by a legal document that provides guidance for the actions to be exercised during the school year, conducted for the school community, thus reflecting on the Project's attributions, pointed at the classroom. Thus, justifies the importance of analyzing the pedagogical practice from the guidelines of the Pedagogical Political Project, considering its efficiency in the teaching-learning process according to the educational proposal to be performed, as well as the pedagogical actions need to be aligned with this document. This article was developed based on studies by theorists: Vasconcellos (2014), Veiga (2013), Dias (2011), using as a method, the qualitative study of bibliographic character. The Political Pedagogical Project of the field school is well elaborated and the participation of the school community and everyone who makes up the institution is notorious. It meets all relevant requirements for a good Project. Keywords: Pedagogical Actions, School, Pedagogical Practice, Pedagogical Project.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3242
10.14295/idonline.v15i57.3242
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3242
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i57.3242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3242/5080
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 665-674
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053949373579264