Imprensa, Educação e Sociedade: Diálogos a partir da Perspectiva da Educação Popular / Press, Education and Society: Dialogues from the Perspective of Popular Education
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3458 |
Resumo: | Resumo:O objetivo do presente artigo é analisar as relações entre imprensa, educação e sociedade a partir da perspectiva de Educação Popular. Assim, esta discussão situa-se, em princípio, na reflexão sobre a constituição histórica da Educação Popular como programa político de educação inserido no campo das disputas sociais, para posteriormente pensar o lugar que os veículos de imprensa ocupam dentro dos processos de construção de modelos pedagógicos alternativos e novas formas de aprendizagens, podendo atuar como instrumento ideológico a serviço dos interesses e da formação política das classes populares. A metodologia aplicada neste trabalho é de revisão bibliográfica e abordagem qualitativa. A partir das análises de autores como Gramsci e Lênin, discute-se como os meios de comunicação se constituem forças ativas no interior das lutas sociais, que acontecem não apenas no campo econômico como também no político e cultural e refletem os processos educativos, em direção à construção do pensamento crítico que promova a ação organizada das massas com vistas a uma transformação estrutural da sociedade capitalista. Também serão ressaltadas algumas das contribuições de Paulo Freire, cruciais para se refletir um projeto de Educação Popular contra-hegemônico, dentro do qual a imprensa exerceria papel preponderante.Palavras-chave: Educação Popular, Imprensa, Educação Política, Sociedade.Abstract: The purpose of this article is to analyze the relationship between the press, education and society from the perspective of Popular Education. Thus, this discussion is located, at first, in the reflection on the historical constitution of Popular Education as a political education program inserted in the field of social disputes, to later think about the place that the press occupies within the processes of building alternative pedagogical models and new forms of learning, which can act as an ideological instrument at the service of the interests and political formation of the popular classes. The methodology applied in this work is a bibliographic review and a qualitative approach. Based on the analysis of authors such as Gramsci and Lenin, it is discussed how the media are active forces within social struggles, which happen not only in the economic field, but also in the political and cultural, and reflect the educational processes, in towards the construction of critical thinking that promotes the organized action of the masses with a view to a structural transformation of capitalist society. Some of Paulo Freire's contributions will also be highlighted, crucial for reflecting a project of Popular Education against hegemony, in which the press would play a leading role.Keywords: Popular Education, Press, Political Education, Society. |
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Imprensa, Educação e Sociedade: Diálogos a partir da Perspectiva da Educação Popular / Press, Education and Society: Dialogues from the Perspective of Popular EducationResumo:O objetivo do presente artigo é analisar as relações entre imprensa, educação e sociedade a partir da perspectiva de Educação Popular. Assim, esta discussão situa-se, em princípio, na reflexão sobre a constituição histórica da Educação Popular como programa político de educação inserido no campo das disputas sociais, para posteriormente pensar o lugar que os veículos de imprensa ocupam dentro dos processos de construção de modelos pedagógicos alternativos e novas formas de aprendizagens, podendo atuar como instrumento ideológico a serviço dos interesses e da formação política das classes populares. A metodologia aplicada neste trabalho é de revisão bibliográfica e abordagem qualitativa. A partir das análises de autores como Gramsci e Lênin, discute-se como os meios de comunicação se constituem forças ativas no interior das lutas sociais, que acontecem não apenas no campo econômico como também no político e cultural e refletem os processos educativos, em direção à construção do pensamento crítico que promova a ação organizada das massas com vistas a uma transformação estrutural da sociedade capitalista. Também serão ressaltadas algumas das contribuições de Paulo Freire, cruciais para se refletir um projeto de Educação Popular contra-hegemônico, dentro do qual a imprensa exerceria papel preponderante.Palavras-chave: Educação Popular, Imprensa, Educação Política, Sociedade.Abstract: The purpose of this article is to analyze the relationship between the press, education and society from the perspective of Popular Education. Thus, this discussion is located, at first, in the reflection on the historical constitution of Popular Education as a political education program inserted in the field of social disputes, to later think about the place that the press occupies within the processes of building alternative pedagogical models and new forms of learning, which can act as an ideological instrument at the service of the interests and political formation of the popular classes. The methodology applied in this work is a bibliographic review and a qualitative approach. Based on the analysis of authors such as Gramsci and Lenin, it is discussed how the media are active forces within social struggles, which happen not only in the economic field, but also in the political and cultural, and reflect the educational processes, in towards the construction of critical thinking that promotes the organized action of the masses with a view to a structural transformation of capitalist society. Some of Paulo Freire's contributions will also be highlighted, crucial for reflecting a project of Popular Education against hegemony, in which the press would play a leading role.Keywords: Popular Education, Press, Political Education, Society. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/345810.14295/idonline.v16i60.3458ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 735-7531981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3458/5395Copyright (c) 2022 Gilson de Sousa Oliveira, Ricardo Resende Bersaninfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gilson de SousaBersan, Ricardo Resende2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3458Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
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