Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Alessandra de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433
Resumo: O presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica. 
id IPES_e8f711b3290c1c9b81c636f8be9b31bf
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2433
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schoolsAprendizagem. Educação Básica. Formação. AlfabetizaçãoO presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLobato, Alessandra de JesusMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/243310.14295/idonline.v14i50.2433ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 227-2411981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433/3861Direitos autorais 2021 Alessandra de Jesus Lobato, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
title Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
spellingShingle Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
Lobato, Alessandra de Jesus
Aprendizagem. Educação Básica. Formação. Alfabetização
title_short Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
title_full Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
title_fullStr Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
title_full_unstemmed Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
title_sort Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
author Lobato, Alessandra de Jesus
author_facet Lobato, Alessandra de Jesus
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Alessandra de Jesus
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Educação Básica. Formação. Alfabetização
topic Aprendizagem. Educação Básica. Formação. Alfabetização
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica. 
description O presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433
10.14295/idonline.v14i50.2433
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433/3861
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Alessandra de Jesus Lobato, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Alessandra de Jesus Lobato, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 227-241
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427459686400