Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433 |
Resumo: | O presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica. |
id |
IPES_e8f711b3290c1c9b81c636f8be9b31bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2433 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schoolsAprendizagem. Educação Básica. Formação. AlfabetizaçãoO presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLobato, Alessandra de JesusMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/243310.14295/idonline.v14i50.2433ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 227-2411981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433/3861Direitos autorais 2021 Alessandra de Jesus Lobato, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools |
title |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools |
spellingShingle |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools Lobato, Alessandra de Jesus Aprendizagem. Educação Básica. Formação. Alfabetização |
title_short |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools |
title_full |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools |
title_fullStr |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools |
title_full_unstemmed |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools |
title_sort |
Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools |
author |
Lobato, Alessandra de Jesus |
author_facet |
Lobato, Alessandra de Jesus Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato, Alessandra de Jesus Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Educação Básica. Formação. Alfabetização |
topic |
Aprendizagem. Educação Básica. Formação. Alfabetização |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica. |
description |
O presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433 10.14295/idonline.v14i50.2433 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2433/3861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alessandra de Jesus Lobato, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alessandra de Jesus Lobato, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 227-241 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037427459686400 |