Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elenita Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Jorge Augusto Alves da, Sousa, Valéria Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2069
Resumo: Nossa pesquisa buscará perceber como os alunos do 9º ano de uma escola rural quilombola de Vitória da Conquista realizam a concordância verbal nos textos escritos. Partimos da hipótese de que os falantes, cujos pais frequentaram pouco a escola, não conseguem reproduzir os padrões exigidos pela escola, nem percebem a “solidariedade que há entre o sujeito e o predicado”, tanto na oralidade quanto na escrita; ademais, o contato extraescolar desses alunos acaba por acontecer com pessoas de mesmo nível de escolaridade, ou até inferior, e a escola se torna o único espaço de contato com a língua formal. Somem-se os casos em que os discentes aprendem regras obsoletas. Através de atividades didático-pedagógicas monitoradas, procurará descortinar que fatores linguísticos (natureza e posição do sujeito, saliência fônica) e extralinguísticos (sexo, idade) condicionam a aplicação da regra de concordância. Este estudo será de grande relevância para o ensino de Língua Portuguesa, vez que apontará caminhos aos docentes que, diante de tantas discussões acerca do que deve e do que não deve ser ensinado, entraram em um conflito pedagógico e se perderam nos caminhos do ensinar e, aos discentes que poderão refletir as regras da língua (vernáculo) que realmente usam.  
id IPES_ece1b4ac6069341ea44883e9f5326be9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2069
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?Gramática. Variação. Concordância VerbalNossa pesquisa buscará perceber como os alunos do 9º ano de uma escola rural quilombola de Vitória da Conquista realizam a concordância verbal nos textos escritos. Partimos da hipótese de que os falantes, cujos pais frequentaram pouco a escola, não conseguem reproduzir os padrões exigidos pela escola, nem percebem a “solidariedade que há entre o sujeito e o predicado”, tanto na oralidade quanto na escrita; ademais, o contato extraescolar desses alunos acaba por acontecer com pessoas de mesmo nível de escolaridade, ou até inferior, e a escola se torna o único espaço de contato com a língua formal. Somem-se os casos em que os discentes aprendem regras obsoletas. Através de atividades didático-pedagógicas monitoradas, procurará descortinar que fatores linguísticos (natureza e posição do sujeito, saliência fônica) e extralinguísticos (sexo, idade) condicionam a aplicação da regra de concordância. Este estudo será de grande relevância para o ensino de Língua Portuguesa, vez que apontará caminhos aos docentes que, diante de tantas discussões acerca do que deve e do que não deve ser ensinado, entraram em um conflito pedagógico e se perderam nos caminhos do ensinar e, aos discentes que poderão refletir as regras da língua (vernáculo) que realmente usam.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarbosa, Elenita AlvesSilva, Jorge Augusto Alves daSousa, Valéria Viana2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/206910.14295/idonline.v13i47.2069ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 740-7631981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2069/3148Direitos autorais 2021 Elenita Alves Barbosa, Jorge Augusto Alves da Silva, Valéria Viana Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?
title Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?
spellingShingle Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?
Barbosa, Elenita Alves
Gramática. Variação. Concordância Verbal
title_short Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?
title_full Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?
title_fullStr Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?
title_full_unstemmed Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?
title_sort Concordância Verbal: Uma Relação de intimidade ou um distanciamento entre sujeito e verbo? / Verbal Concordance: an intimity relationship or distance between subject and verb?
author Barbosa, Elenita Alves
author_facet Barbosa, Elenita Alves
Silva, Jorge Augusto Alves da
Sousa, Valéria Viana
author_role author
author2 Silva, Jorge Augusto Alves da
Sousa, Valéria Viana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Elenita Alves
Silva, Jorge Augusto Alves da
Sousa, Valéria Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática. Variação. Concordância Verbal
topic Gramática. Variação. Concordância Verbal
dc.description.none.fl_txt_mv Nossa pesquisa buscará perceber como os alunos do 9º ano de uma escola rural quilombola de Vitória da Conquista realizam a concordância verbal nos textos escritos. Partimos da hipótese de que os falantes, cujos pais frequentaram pouco a escola, não conseguem reproduzir os padrões exigidos pela escola, nem percebem a “solidariedade que há entre o sujeito e o predicado”, tanto na oralidade quanto na escrita; ademais, o contato extraescolar desses alunos acaba por acontecer com pessoas de mesmo nível de escolaridade, ou até inferior, e a escola se torna o único espaço de contato com a língua formal. Somem-se os casos em que os discentes aprendem regras obsoletas. Através de atividades didático-pedagógicas monitoradas, procurará descortinar que fatores linguísticos (natureza e posição do sujeito, saliência fônica) e extralinguísticos (sexo, idade) condicionam a aplicação da regra de concordância. Este estudo será de grande relevância para o ensino de Língua Portuguesa, vez que apontará caminhos aos docentes que, diante de tantas discussões acerca do que deve e do que não deve ser ensinado, entraram em um conflito pedagógico e se perderam nos caminhos do ensinar e, aos discentes que poderão refletir as regras da língua (vernáculo) que realmente usam.  
description Nossa pesquisa buscará perceber como os alunos do 9º ano de uma escola rural quilombola de Vitória da Conquista realizam a concordância verbal nos textos escritos. Partimos da hipótese de que os falantes, cujos pais frequentaram pouco a escola, não conseguem reproduzir os padrões exigidos pela escola, nem percebem a “solidariedade que há entre o sujeito e o predicado”, tanto na oralidade quanto na escrita; ademais, o contato extraescolar desses alunos acaba por acontecer com pessoas de mesmo nível de escolaridade, ou até inferior, e a escola se torna o único espaço de contato com a língua formal. Somem-se os casos em que os discentes aprendem regras obsoletas. Através de atividades didático-pedagógicas monitoradas, procurará descortinar que fatores linguísticos (natureza e posição do sujeito, saliência fônica) e extralinguísticos (sexo, idade) condicionam a aplicação da regra de concordância. Este estudo será de grande relevância para o ensino de Língua Portuguesa, vez que apontará caminhos aos docentes que, diante de tantas discussões acerca do que deve e do que não deve ser ensinado, entraram em um conflito pedagógico e se perderam nos caminhos do ensinar e, aos discentes que poderão refletir as regras da língua (vernáculo) que realmente usam.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2069
10.14295/idonline.v13i47.2069
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2069
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.2069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2069/3148
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Elenita Alves Barbosa, Jorge Augusto Alves da Silva, Valéria Viana Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Elenita Alves Barbosa, Jorge Augusto Alves da Silva, Valéria Viana Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 740-763
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037431427497984