Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brito, Kátia Daniele Dutra, Feitosa, Lílian Cavalcante, Melo, Sabrina Suerli Lucena, Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027
Resumo: Resumo:  A comunicação parece ser o  elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a  entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020.  Com relação a  como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto  de partida  para  políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback. 
id IPES_f0b16e6c7e3df670a6b0229e86d51d81
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3027
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do CaririComunicação interna; Feedback; Universidade PúblicaResumo:  A comunicação parece ser o  elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a  entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020.  Com relação a  como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto  de partida  para  políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Francisca Cristiane Gomes deBrito, Kátia Daniele DutraFeitosa, Lílian CavalcanteMelo, Sabrina Suerli LucenaOliveira, Gislene Farias de2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/302710.14295/idonline.v15i55.3027ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 88-1111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027/4744Direitos autorais 2021 Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:42:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
title Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
spellingShingle Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Comunicação interna; Feedback; Universidade Pública
title_short Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
title_full Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
title_fullStr Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
title_full_unstemmed Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
title_sort Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
author Souza, Francisca Cristiane Gomes de
author_facet Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Brito, Kátia Daniele Dutra
Feitosa, Lílian Cavalcante
Melo, Sabrina Suerli Lucena
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Brito, Kátia Daniele Dutra
Feitosa, Lílian Cavalcante
Melo, Sabrina Suerli Lucena
Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Brito, Kátia Daniele Dutra
Feitosa, Lílian Cavalcante
Melo, Sabrina Suerli Lucena
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna; Feedback; Universidade Pública
topic Comunicação interna; Feedback; Universidade Pública
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo:  A comunicação parece ser o  elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a  entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020.  Com relação a  como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto  de partida  para  políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback. 
description Resumo:  A comunicação parece ser o  elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a  entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020.  Com relação a  como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto  de partida  para  políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027
10.14295/idonline.v15i55.3027
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i55.3027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027/4744
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 88-111
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434787135488