Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027 |
Resumo: | Resumo: A comunicação parece ser o elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020. Com relação a como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto de partida para políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback. |
id |
IPES_f0b16e6c7e3df670a6b0229e86d51d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3027 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do CaririComunicação interna; Feedback; Universidade PúblicaResumo: A comunicação parece ser o elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020. Com relação a como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto de partida para políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Francisca Cristiane Gomes deBrito, Kátia Daniele DutraFeitosa, Lílian CavalcanteMelo, Sabrina Suerli LucenaOliveira, Gislene Farias de2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/302710.14295/idonline.v15i55.3027ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 88-1111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027/4744Direitos autorais 2021 Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:42:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri |
title |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri |
spellingShingle |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri Souza, Francisca Cristiane Gomes de Comunicação interna; Feedback; Universidade Pública |
title_short |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri |
title_full |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri |
title_fullStr |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri |
title_full_unstemmed |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri |
title_sort |
Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri |
author |
Souza, Francisca Cristiane Gomes de |
author_facet |
Souza, Francisca Cristiane Gomes de Brito, Kátia Daniele Dutra Feitosa, Lílian Cavalcante Melo, Sabrina Suerli Lucena Oliveira, Gislene Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Kátia Daniele Dutra Feitosa, Lílian Cavalcante Melo, Sabrina Suerli Lucena Oliveira, Gislene Farias de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisca Cristiane Gomes de Brito, Kátia Daniele Dutra Feitosa, Lílian Cavalcante Melo, Sabrina Suerli Lucena Oliveira, Gislene Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna; Feedback; Universidade Pública |
topic |
Comunicação interna; Feedback; Universidade Pública |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: A comunicação parece ser o elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020. Com relação a como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto de partida para políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback. |
description |
Resumo: A comunicação parece ser o elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020. Com relação a como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto de partida para políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027 10.14295/idonline.v15i55.3027 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i55.3027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3027/4744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Francisca Cristiane Gomes de Souza, Kátia Daniele Dutra Brito, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Suerli Lucena Melo, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 55 (2021); 88-111 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037434787135488 |