Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Simone dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: França, Aurenia Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/919
Resumo: A abordagem apresentada neste artigo tem como temática a Tecnologia Assistiva para Escola Inclusiva, a qual seu maior desafio é ofertar à acessibilidade para as pessoas com deficiência, garantindo igualdade de condições com os demais. Objetivando analisar a contribuição da tecnologia assistiva na inclusão de crianças em ambiente escolar. Este estudo torna-se propício para as atividades das crianças, com algum tipo de deficiência. A metodologia utilizada para desenvolver o presente estudo é de ordem bibliográfica e qualitativa. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Miranda (2006), Galvão (2004), Kleiman (2007), entre outras fontes. Observou-se que é de grande relevância o processo de apropriação e uso da tecnologia assistiva. A fim de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas,  para que sejam vistas de forma inclusiva diante da sociedade. Palavras-chave:
id IPES_f16e9f6cb998f8f087d41fcc3f323810
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/919
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e PerspectivasEducação Inclusiva. Tecnologia Assistiva. Educação Infantil. Acessibilidade. Ensino Aprendizagem.A abordagem apresentada neste artigo tem como temática a Tecnologia Assistiva para Escola Inclusiva, a qual seu maior desafio é ofertar à acessibilidade para as pessoas com deficiência, garantindo igualdade de condições com os demais. Objetivando analisar a contribuição da tecnologia assistiva na inclusão de crianças em ambiente escolar. Este estudo torna-se propício para as atividades das crianças, com algum tipo de deficiência. A metodologia utilizada para desenvolver o presente estudo é de ordem bibliográfica e qualitativa. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Miranda (2006), Galvão (2004), Kleiman (2007), entre outras fontes. Observou-se que é de grande relevância o processo de apropriação e uso da tecnologia assistiva. A fim de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas,  para que sejam vistas de forma inclusiva diante da sociedade. Palavras-chave: INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlencar, Simone dos SantosFrança, Aurenia Pereira de2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/91910.14295/idonline.v11i38.919ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 541-5521981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/919/1392Direitos autorais 2021 Simone dos Santos Alencar, Aurenia Pereira de Françahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T18:34:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
title Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
spellingShingle Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
Alencar, Simone dos Santos
Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva. Educação Infantil. Acessibilidade. Ensino Aprendizagem.
title_short Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
title_full Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
title_fullStr Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
title_full_unstemmed Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
title_sort Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: Desafios e Perspectivas
author Alencar, Simone dos Santos
author_facet Alencar, Simone dos Santos
França, Aurenia Pereira de
author_role author
author2 França, Aurenia Pereira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Simone dos Santos
França, Aurenia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva. Educação Infantil. Acessibilidade. Ensino Aprendizagem.
topic Educação Inclusiva. Tecnologia Assistiva. Educação Infantil. Acessibilidade. Ensino Aprendizagem.
dc.description.none.fl_txt_mv A abordagem apresentada neste artigo tem como temática a Tecnologia Assistiva para Escola Inclusiva, a qual seu maior desafio é ofertar à acessibilidade para as pessoas com deficiência, garantindo igualdade de condições com os demais. Objetivando analisar a contribuição da tecnologia assistiva na inclusão de crianças em ambiente escolar. Este estudo torna-se propício para as atividades das crianças, com algum tipo de deficiência. A metodologia utilizada para desenvolver o presente estudo é de ordem bibliográfica e qualitativa. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Miranda (2006), Galvão (2004), Kleiman (2007), entre outras fontes. Observou-se que é de grande relevância o processo de apropriação e uso da tecnologia assistiva. A fim de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas,  para que sejam vistas de forma inclusiva diante da sociedade. Palavras-chave:
description A abordagem apresentada neste artigo tem como temática a Tecnologia Assistiva para Escola Inclusiva, a qual seu maior desafio é ofertar à acessibilidade para as pessoas com deficiência, garantindo igualdade de condições com os demais. Objetivando analisar a contribuição da tecnologia assistiva na inclusão de crianças em ambiente escolar. Este estudo torna-se propício para as atividades das crianças, com algum tipo de deficiência. A metodologia utilizada para desenvolver o presente estudo é de ordem bibliográfica e qualitativa. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Miranda (2006), Galvão (2004), Kleiman (2007), entre outras fontes. Observou-se que é de grande relevância o processo de apropriação e uso da tecnologia assistiva. A fim de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas,  para que sejam vistas de forma inclusiva diante da sociedade. Palavras-chave:
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/919
10.14295/idonline.v11i38.919
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/919
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i38.919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/919/1392
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Simone dos Santos Alencar, Aurenia Pereira de França
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Simone dos Santos Alencar, Aurenia Pereira de França
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 541-552
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433268797440