Tecnologias assistivas na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuliani, Maria Lucia da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Berghauser, Neron Alipio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5197
Resumo: No contexto do ambiente escolar, a tecnologia assistiva é um tema que vem ganhando realce, pois se percebeu, recentemente, a precisão de estruturar a escola, no contexto de edificação, e seu corpo docente, para melhor tratar o aluno com deficiência.  A pesquisa que gerou este artigo teve como objetivo gerar discussão de como a tecnologia assistiva pode colaborar na inclusão educacional do aluno com alguma necessidade especial. A tecnologia assistiva representa um caminho para oferecer um amplo apoio para professores, na área da inclusão social, pois produz elementos para o ingresso e facilitações para o aprendizado do aluno com deficiência no âmbito escolar. Desta forma, entende-se que todo e qualquer recurso que propicie ao sujeito portador de uma determinada necessidade permanente ou não, autonomia aceitável para ser inserido no contexto social. Tecnologia assistiva, incide num instrumento, facilitador para o processo de ensino- aprendizagem para a educação inclusiva social.Com a disseminação de ferramentas de tecnologia assistiva o propósito é aperfeiçoar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Funcionalidade deve ser entendida num aspecto maior do que habilidade em exercer trabalho de interesse. Este artigo apresenta um resgate bibliográfico, portanto qualitativo, acerca do tema principal, ou seja, a tecnologia assistiva como instrumento de apoio ao docente em suas práticas pedagógicas voltadas para o aluno portador de alguma necessidade. Fez-se uma leitura de conteúdos apresentados por autores que estudam e praticam o ensino em ambientes escolares ocupados por estudantes com necessidades e suas experiências adquiridas.
id UTFPR-8_9e7e5d256d256b7c04a68f30692fec9a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5197
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Tecnologias assistivas na educação inclusiva7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinotecnologias assistivas; mídias; educação inclusiva.No contexto do ambiente escolar, a tecnologia assistiva é um tema que vem ganhando realce, pois se percebeu, recentemente, a precisão de estruturar a escola, no contexto de edificação, e seu corpo docente, para melhor tratar o aluno com deficiência.  A pesquisa que gerou este artigo teve como objetivo gerar discussão de como a tecnologia assistiva pode colaborar na inclusão educacional do aluno com alguma necessidade especial. A tecnologia assistiva representa um caminho para oferecer um amplo apoio para professores, na área da inclusão social, pois produz elementos para o ingresso e facilitações para o aprendizado do aluno com deficiência no âmbito escolar. Desta forma, entende-se que todo e qualquer recurso que propicie ao sujeito portador de uma determinada necessidade permanente ou não, autonomia aceitável para ser inserido no contexto social. Tecnologia assistiva, incide num instrumento, facilitador para o processo de ensino- aprendizagem para a educação inclusiva social.Com a disseminação de ferramentas de tecnologia assistiva o propósito é aperfeiçoar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Funcionalidade deve ser entendida num aspecto maior do que habilidade em exercer trabalho de interesse. Este artigo apresenta um resgate bibliográfico, portanto qualitativo, acerca do tema principal, ou seja, a tecnologia assistiva como instrumento de apoio ao docente em suas práticas pedagógicas voltadas para o aluno portador de alguma necessidade. Fez-se uma leitura de conteúdos apresentados por autores que estudam e praticam o ensino em ambientes escolares ocupados por estudantes com necessidades e suas experiências adquiridas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zuliani, Maria Lucia da SilvaBerghauser, Neron Alipio C.2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-519710.3895/recit.v8.n22.5197Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5197/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:45Zoai:periodicos.utfpr:article/5197Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:45Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias assistivas na educação inclusiva
title Tecnologias assistivas na educação inclusiva
spellingShingle Tecnologias assistivas na educação inclusiva
Zuliani, Maria Lucia da Silva
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias assistivas; mídias; educação inclusiva.
title_short Tecnologias assistivas na educação inclusiva
title_full Tecnologias assistivas na educação inclusiva
title_fullStr Tecnologias assistivas na educação inclusiva
title_full_unstemmed Tecnologias assistivas na educação inclusiva
title_sort Tecnologias assistivas na educação inclusiva
author Zuliani, Maria Lucia da Silva
author_facet Zuliani, Maria Lucia da Silva
Berghauser, Neron Alipio C.
author_role author
author2 Berghauser, Neron Alipio C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuliani, Maria Lucia da Silva
Berghauser, Neron Alipio C.
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias assistivas; mídias; educação inclusiva.
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias assistivas; mídias; educação inclusiva.
description No contexto do ambiente escolar, a tecnologia assistiva é um tema que vem ganhando realce, pois se percebeu, recentemente, a precisão de estruturar a escola, no contexto de edificação, e seu corpo docente, para melhor tratar o aluno com deficiência.  A pesquisa que gerou este artigo teve como objetivo gerar discussão de como a tecnologia assistiva pode colaborar na inclusão educacional do aluno com alguma necessidade especial. A tecnologia assistiva representa um caminho para oferecer um amplo apoio para professores, na área da inclusão social, pois produz elementos para o ingresso e facilitações para o aprendizado do aluno com deficiência no âmbito escolar. Desta forma, entende-se que todo e qualquer recurso que propicie ao sujeito portador de uma determinada necessidade permanente ou não, autonomia aceitável para ser inserido no contexto social. Tecnologia assistiva, incide num instrumento, facilitador para o processo de ensino- aprendizagem para a educação inclusiva social.Com a disseminação de ferramentas de tecnologia assistiva o propósito é aperfeiçoar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Funcionalidade deve ser entendida num aspecto maior do que habilidade em exercer trabalho de interesse. Este artigo apresenta um resgate bibliográfico, portanto qualitativo, acerca do tema principal, ou seja, a tecnologia assistiva como instrumento de apoio ao docente em suas práticas pedagógicas voltadas para o aluno portador de alguma necessidade. Fez-se uma leitura de conteúdos apresentados por autores que estudam e praticam o ensino em ambientes escolares ocupados por estudantes com necessidades e suas experiências adquiridas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5197
10.3895/recit.v8.n22.5197
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5197
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n22.5197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5197/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252305457152