O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Rosivânia Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Marcelo Henrique Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1804
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de implementação do programa de educação continuada para os docentes na rede básica de ensino no município de Petrolina, partindo da análise do contrato firmado entre o governo local e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Através da análise documental e entrevistas com atores do projeto identificou-se que o processo de implementação utiliza as metodologias Quali I e Quali II as quais abrangem alunos do 3º ao 9º ano. O processo divide-se em duas etapas: 1) aplica-se teste de seleção aos alunos com vistas a verificar os níveis de proficiência; 2) a partir dos resultados que são encaminhados ao IQE busca-se capacitar professores selecionados no Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) para atuarem no apoio a outros professores de sala de aula. A prática visa ao melhoramento dos métodos de ensino e, de uma certa forma, ao estabelecimento da motivação entre as partes aluno/professores. No entanto, há barreiras à implementação e limitações no planejamento da gestão local ao considerar um curto prazo de tempo para a atuação do projeto no munícipio.             
id IPES_f1c35e9089b7f004c646d8b99ecb58bf
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1804
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of PetrolinaEducação Continuada, Políticas Públicas, Implementação de Políticas Públicas.O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de implementação do programa de educação continuada para os docentes na rede básica de ensino no município de Petrolina, partindo da análise do contrato firmado entre o governo local e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Através da análise documental e entrevistas com atores do projeto identificou-se que o processo de implementação utiliza as metodologias Quali I e Quali II as quais abrangem alunos do 3º ao 9º ano. O processo divide-se em duas etapas: 1) aplica-se teste de seleção aos alunos com vistas a verificar os níveis de proficiência; 2) a partir dos resultados que são encaminhados ao IQE busca-se capacitar professores selecionados no Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) para atuarem no apoio a outros professores de sala de aula. A prática visa ao melhoramento dos métodos de ensino e, de uma certa forma, ao estabelecimento da motivação entre as partes aluno/professores. No entanto, há barreiras à implementação e limitações no planejamento da gestão local ao considerar um curto prazo de tempo para a atuação do projeto no munícipio.              INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlencar, Rosivânia Rodrigues deSantos, Marcelo Henrique Pereira dos2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/180410.14295/idonline.v13i45.1804ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 1017-10331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1804/2621Direitos autorais 2021 Rosivânia Rodrigues de Alencar, Marcelo Henrique Pereira dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
title O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
spellingShingle O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
Alencar, Rosivânia Rodrigues de
Educação Continuada, Políticas Públicas, Implementação de Políticas Públicas.
title_short O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
title_full O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
title_fullStr O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
title_full_unstemmed O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
title_sort O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina
author Alencar, Rosivânia Rodrigues de
author_facet Alencar, Rosivânia Rodrigues de
Santos, Marcelo Henrique Pereira dos
author_role author
author2 Santos, Marcelo Henrique Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Rosivânia Rodrigues de
Santos, Marcelo Henrique Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada, Políticas Públicas, Implementação de Políticas Públicas.
topic Educação Continuada, Políticas Públicas, Implementação de Políticas Públicas.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de implementação do programa de educação continuada para os docentes na rede básica de ensino no município de Petrolina, partindo da análise do contrato firmado entre o governo local e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Através da análise documental e entrevistas com atores do projeto identificou-se que o processo de implementação utiliza as metodologias Quali I e Quali II as quais abrangem alunos do 3º ao 9º ano. O processo divide-se em duas etapas: 1) aplica-se teste de seleção aos alunos com vistas a verificar os níveis de proficiência; 2) a partir dos resultados que são encaminhados ao IQE busca-se capacitar professores selecionados no Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) para atuarem no apoio a outros professores de sala de aula. A prática visa ao melhoramento dos métodos de ensino e, de uma certa forma, ao estabelecimento da motivação entre as partes aluno/professores. No entanto, há barreiras à implementação e limitações no planejamento da gestão local ao considerar um curto prazo de tempo para a atuação do projeto no munícipio.             
description O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de implementação do programa de educação continuada para os docentes na rede básica de ensino no município de Petrolina, partindo da análise do contrato firmado entre o governo local e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Através da análise documental e entrevistas com atores do projeto identificou-se que o processo de implementação utiliza as metodologias Quali I e Quali II as quais abrangem alunos do 3º ao 9º ano. O processo divide-se em duas etapas: 1) aplica-se teste de seleção aos alunos com vistas a verificar os níveis de proficiência; 2) a partir dos resultados que são encaminhados ao IQE busca-se capacitar professores selecionados no Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) para atuarem no apoio a outros professores de sala de aula. A prática visa ao melhoramento dos métodos de ensino e, de uma certa forma, ao estabelecimento da motivação entre as partes aluno/professores. No entanto, há barreiras à implementação e limitações no planejamento da gestão local ao considerar um curto prazo de tempo para a atuação do projeto no munícipio.             
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1804
10.14295/idonline.v13i45.1804
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1804
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1804/2621
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Rosivânia Rodrigues de Alencar, Marcelo Henrique Pereira dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Rosivânia Rodrigues de Alencar, Marcelo Henrique Pereira dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 1017-1033
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434921353216