Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ginete Cavalcante
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luz, Maria Aparecida Carvalho Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/444
Resumo: A investigação participativa parte do pressuposto de que o professor é competente e capacitado para formular questões  relevantes no âmbito da sua  prática ,para identificar objetivos a prosseguir, para escolher as estratégias e metodologias apropriados  para atuar em conformidade, para monitorar tanto os processos como os resultados. No que se refere à educação, a investigação participativa permite a articulação entre os saberes científicos e os saberes práticos, fazendo emergir novos conhecimentos sobre a realidade educativa. Um  dos pressupostos fundamentais de qualquer forma de investigação  participativa  é a convicção de que essa investigação é a ação podem e devem caminhar juntos. 
id IPES_f51c88a743d87815f02e33c58dadcff4
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/444
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis DocenteInvestigação participativa. Estratégias metodológicas. Saberes científicosA investigação participativa parte do pressuposto de que o professor é competente e capacitado para formular questões  relevantes no âmbito da sua  prática ,para identificar objetivos a prosseguir, para escolher as estratégias e metodologias apropriados  para atuar em conformidade, para monitorar tanto os processos como os resultados. No que se refere à educação, a investigação participativa permite a articulação entre os saberes científicos e os saberes práticos, fazendo emergir novos conhecimentos sobre a realidade educativa. Um  dos pressupostos fundamentais de qualquer forma de investigação  participativa  é a convicção de que essa investigação é a ação podem e devem caminhar juntos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNunes, Ginete CavalcanteLuz, Maria Aparecida Carvalho Alencar2016-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/44410.14295/idonline.v10i30.444ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 1; 376-3821981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/444/562Direitos autorais 2021 Ginete Cavalcante Nunes, Maria Aparecida Carvalho Alencar Luzhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:09:05Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
title Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
spellingShingle Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
Nunes, Ginete Cavalcante
Investigação participativa. Estratégias metodológicas. Saberes científicos
title_short Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
title_full Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
title_fullStr Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
title_full_unstemmed Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
title_sort Investigação Participativa como Processo de Melhoria da Práxis Docente
author Nunes, Ginete Cavalcante
author_facet Nunes, Ginete Cavalcante
Luz, Maria Aparecida Carvalho Alencar
author_role author
author2 Luz, Maria Aparecida Carvalho Alencar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Ginete Cavalcante
Luz, Maria Aparecida Carvalho Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação participativa. Estratégias metodológicas. Saberes científicos
topic Investigação participativa. Estratégias metodológicas. Saberes científicos
description A investigação participativa parte do pressuposto de que o professor é competente e capacitado para formular questões  relevantes no âmbito da sua  prática ,para identificar objetivos a prosseguir, para escolher as estratégias e metodologias apropriados  para atuar em conformidade, para monitorar tanto os processos como os resultados. No que se refere à educação, a investigação participativa permite a articulação entre os saberes científicos e os saberes práticos, fazendo emergir novos conhecimentos sobre a realidade educativa. Um  dos pressupostos fundamentais de qualquer forma de investigação  participativa  é a convicção de que essa investigação é a ação podem e devem caminhar juntos. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/444
10.14295/idonline.v10i30.444
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/444
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i30.444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/444/562
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Ginete Cavalcante Nunes, Maria Aparecida Carvalho Alencar Luz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Ginete Cavalcante Nunes, Maria Aparecida Carvalho Alencar Luz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 1; 376-382
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957050204160