Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2298 |
Resumo: | Este artigo vem abordar as etapas observadas e vivenciadas do PRP - Programa de Residência Pedagógica, através do olhar e das práticas do residente, demonstrando aspectos positivos e negativos sobre o processo de ensino aprendizagem. Pretende-se mostrar a estrutura física e administrativa que compõe a escola campo Dom Malan no município de Salgueiro-PE, refletindo sobre algumas dificuldades encontradas desde o período da ambientação, até à fase de Imersão. A participação do residente nessa trajetória torna-se imprescindível, estabelecendo interação social, habilidades e sobretudo colaborando para o crescimento do acadêmico através da união entre o escrito e o vivido. O trabalho vem discutir a respeito de alguns temas importantes que devem ser revistos e considerados tais como; a prática da Educação Física nesse espaço de forma constante para melhorar o desempenho desses alunos, incentivo ao corpo docente para aperfeiçoamento de suas ações, além de melhoramento no contexto da inclusão de alunos com necessidades especiais. Fez-se necessário o uso de várias pesquisas bibliográficas através de nomes como: Pimenta e Lima (2004), Kunz, (2001), e outras fontes. Este trabalho tem natureza qualitativa, quantitativa, descritiva, aplicada, levantamento e estudo de caso, para compreender alguns fatores existentes e ausentes no âmbito educacional. Alguns mediadores e residentes atuantes dentro desse sistema foram convidados a participarem desse trabalho através de questionamentos onde puderam fornecer opiniões e sugestões relativas ao processo inclusivo em cada setor, corroborando de maneira positiva. Palavras-Chave: Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas |
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Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo SchoolPrograma de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; PráticasEste artigo vem abordar as etapas observadas e vivenciadas do PRP - Programa de Residência Pedagógica, através do olhar e das práticas do residente, demonstrando aspectos positivos e negativos sobre o processo de ensino aprendizagem. Pretende-se mostrar a estrutura física e administrativa que compõe a escola campo Dom Malan no município de Salgueiro-PE, refletindo sobre algumas dificuldades encontradas desde o período da ambientação, até à fase de Imersão. A participação do residente nessa trajetória torna-se imprescindível, estabelecendo interação social, habilidades e sobretudo colaborando para o crescimento do acadêmico através da união entre o escrito e o vivido. O trabalho vem discutir a respeito de alguns temas importantes que devem ser revistos e considerados tais como; a prática da Educação Física nesse espaço de forma constante para melhorar o desempenho desses alunos, incentivo ao corpo docente para aperfeiçoamento de suas ações, além de melhoramento no contexto da inclusão de alunos com necessidades especiais. Fez-se necessário o uso de várias pesquisas bibliográficas através de nomes como: Pimenta e Lima (2004), Kunz, (2001), e outras fontes. Este trabalho tem natureza qualitativa, quantitativa, descritiva, aplicada, levantamento e estudo de caso, para compreender alguns fatores existentes e ausentes no âmbito educacional. Alguns mediadores e residentes atuantes dentro desse sistema foram convidados a participarem desse trabalho através de questionamentos onde puderam fornecer opiniões e sugestões relativas ao processo inclusivo em cada setor, corroborando de maneira positiva. Palavras-Chave: Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; PráticasINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPereira, Maria Ednalva da SilvaMenezes, Aurelania Maria de CarvalhoOliveira, Maria das Graças Bento Gonçalves de2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/229810.14295/idonline.v13i48.2298ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 919-9331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2298/3476Direitos autorais 2021 Maria Ednalva da Silva Pereira, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria das Graças Bento Gonçalves de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T12:26:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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