A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcia Dias de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453
Resumo: O presente estudo  objetivou uma discussão sobre a formação continuada e a valorização das competências. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os aportes teóricos dos seguintes autores:  Bacich e Morán, (2015); Furtado (2015); Mota e Pereira (2015); Libâneo (2009); Moreira,  (2014); Sousa e Alves (2017),  entre outros estudiosos do tema. Os resultados nos levam a concluir que , o processo de ensino aprendizagem tendo como maior foco o educando, precisa ter essa preocupação em direcionar atividades que impactem no desenvolvimento do indivíduo em todos os fatores. Em especial no aspecto cognitivo, desde as primeiras séries. A cognição é a maior responsável para dimensões  do pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio, aspectos esses que implicam diretamente na formação integral do indivíduo, capacitando-o para todas as etapas de alfabetização e escolarização. 
id IPES_fd0ba47b47a27f818e3d07f104087b40
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2453
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skillsEducação; Formação continuada; CompetênciasO presente estudo  objetivou uma discussão sobre a formação continuada e a valorização das competências. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os aportes teóricos dos seguintes autores:  Bacich e Morán, (2015); Furtado (2015); Mota e Pereira (2015); Libâneo (2009); Moreira,  (2014); Sousa e Alves (2017),  entre outros estudiosos do tema. Os resultados nos levam a concluir que , o processo de ensino aprendizagem tendo como maior foco o educando, precisa ter essa preocupação em direcionar atividades que impactem no desenvolvimento do indivíduo em todos os fatores. Em especial no aspecto cognitivo, desde as primeiras séries. A cognição é a maior responsável para dimensões  do pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio, aspectos esses que implicam diretamente na formação integral do indivíduo, capacitando-o para todas as etapas de alfabetização e escolarização. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Marcia Dias deMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/245310.14295/idonline.v14i50.2453ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 476-4871981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453/3836Direitos autorais 2021 Marcia Dias de Souza, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
title A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
spellingShingle A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
Souza, Marcia Dias de
Educação; Formação continuada; Competências
title_short A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
title_full A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
title_fullStr A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
title_full_unstemmed A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
title_sort A Formação continuada e a valorização das competências / Continuous training and the enhancement of skills
author Souza, Marcia Dias de
author_facet Souza, Marcia Dias de
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcia Dias de
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação continuada; Competências
topic Educação; Formação continuada; Competências
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo  objetivou uma discussão sobre a formação continuada e a valorização das competências. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os aportes teóricos dos seguintes autores:  Bacich e Morán, (2015); Furtado (2015); Mota e Pereira (2015); Libâneo (2009); Moreira,  (2014); Sousa e Alves (2017),  entre outros estudiosos do tema. Os resultados nos levam a concluir que , o processo de ensino aprendizagem tendo como maior foco o educando, precisa ter essa preocupação em direcionar atividades que impactem no desenvolvimento do indivíduo em todos os fatores. Em especial no aspecto cognitivo, desde as primeiras séries. A cognição é a maior responsável para dimensões  do pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio, aspectos esses que implicam diretamente na formação integral do indivíduo, capacitando-o para todas as etapas de alfabetização e escolarização. 
description O presente estudo  objetivou uma discussão sobre a formação continuada e a valorização das competências. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os aportes teóricos dos seguintes autores:  Bacich e Morán, (2015); Furtado (2015); Mota e Pereira (2015); Libâneo (2009); Moreira,  (2014); Sousa e Alves (2017),  entre outros estudiosos do tema. Os resultados nos levam a concluir que , o processo de ensino aprendizagem tendo como maior foco o educando, precisa ter essa preocupação em direcionar atividades que impactem no desenvolvimento do indivíduo em todos os fatores. Em especial no aspecto cognitivo, desde as primeiras séries. A cognição é a maior responsável para dimensões  do pensamento, linguagem, percepção, memória e raciocínio, aspectos esses que implicam diretamente na formação integral do indivíduo, capacitando-o para todas as etapas de alfabetização e escolarização. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453
10.14295/idonline.v14i50.2453
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2453/3836
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Marcia Dias de Souza, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Marcia Dias de Souza, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 476-487
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434291159040