Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Elba Pedrina Batista de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lemos, Sebastiana Micaela Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874
Resumo: Resumo: O artigo pretende apresentar e discutir uma pesquisa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para compreensão das práticas de ensino de Biologia desenvolvidas durante as aulas remotas. Esse estudo tem como objetivo compreender como as práticas de ensino de Biologia estão sendo desenvolvidas por docentes de uma escola estadual do município de Campos Sales - CE durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19.  Consiste em uma observação não-participante onde aplicamos um formulário online aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Com os resultados pretendemos identificar os principais desafios, estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de práticas e dificuldades na aprendizagem de Biologia durante as aulas remotas. Percebe-se que é um momento árduo para a maioria dos docentes e discentes e essa pesquisa poderá criar espaços para reflexão sobre essas práticas. 
id IPES_fd7d57a9547ced1c75371596efce79ac
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2874
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectivesaulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19Resumo: O artigo pretende apresentar e discutir uma pesquisa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para compreensão das práticas de ensino de Biologia desenvolvidas durante as aulas remotas. Esse estudo tem como objetivo compreender como as práticas de ensino de Biologia estão sendo desenvolvidas por docentes de uma escola estadual do município de Campos Sales - CE durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19.  Consiste em uma observação não-participante onde aplicamos um formulário online aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Com os resultados pretendemos identificar os principais desafios, estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de práticas e dificuldades na aprendizagem de Biologia durante as aulas remotas. Percebe-se que é um momento árduo para a maioria dos docentes e discentes e essa pesquisa poderá criar espaços para reflexão sobre essas práticas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSá, Elba Pedrina Batista deLemos, Sebastiana Micaela Amorim2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/287410.14295/idonline.v14i53.2874ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 422-4331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874/4538Direitos autorais 2021 Elba Pedrina Batista de Sá, Sebastiana Micaela Amorim Lemoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
title Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
spellingShingle Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
Sá, Elba Pedrina Batista de
aulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19
title_short Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
title_full Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
title_fullStr Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
title_full_unstemmed Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
title_sort Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives
author Sá, Elba Pedrina Batista de
author_facet Sá, Elba Pedrina Batista de
Lemos, Sebastiana Micaela Amorim
author_role author
author2 Lemos, Sebastiana Micaela Amorim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Elba Pedrina Batista de
Lemos, Sebastiana Micaela Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv aulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19
topic aulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O artigo pretende apresentar e discutir uma pesquisa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para compreensão das práticas de ensino de Biologia desenvolvidas durante as aulas remotas. Esse estudo tem como objetivo compreender como as práticas de ensino de Biologia estão sendo desenvolvidas por docentes de uma escola estadual do município de Campos Sales - CE durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19.  Consiste em uma observação não-participante onde aplicamos um formulário online aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Com os resultados pretendemos identificar os principais desafios, estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de práticas e dificuldades na aprendizagem de Biologia durante as aulas remotas. Percebe-se que é um momento árduo para a maioria dos docentes e discentes e essa pesquisa poderá criar espaços para reflexão sobre essas práticas. 
description Resumo: O artigo pretende apresentar e discutir uma pesquisa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para compreensão das práticas de ensino de Biologia desenvolvidas durante as aulas remotas. Esse estudo tem como objetivo compreender como as práticas de ensino de Biologia estão sendo desenvolvidas por docentes de uma escola estadual do município de Campos Sales - CE durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19.  Consiste em uma observação não-participante onde aplicamos um formulário online aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Com os resultados pretendemos identificar os principais desafios, estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de práticas e dificuldades na aprendizagem de Biologia durante as aulas remotas. Percebe-se que é um momento árduo para a maioria dos docentes e discentes e essa pesquisa poderá criar espaços para reflexão sobre essas práticas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874
10.14295/idonline.v14i53.2874
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2874/4538
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Elba Pedrina Batista de Sá, Sebastiana Micaela Amorim Lemos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Elba Pedrina Batista de Sá, Sebastiana Micaela Amorim Lemos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 422-433
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430684057600