A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as contribuições da leitura na primeira fase da Educação Infantil da Educação Básica, assimo como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, apresentando também a sua relevância para além da sala de aula, enfatiza a pertinência das contribuições geradas pela leitura para o desenvolvimento e formação da criança enquanto um ser ativo, participativo, reflexivo e crítico para o meio social ao qual está inserido. Essa pesquisa apresenta como objetivo analisar as estratégias de leitura estimulando-os através do letramento literário e destacar a importância dos gêneros textuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ampliar o senso crítico dos estudantes através das leituras postas no cotidiano. Para a presente pesquisa fizemos uso de bases qualitativas fundamentadas nos resultados de um projeto de incentivo a leitura desenvolvida em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como aporte teórico conta-se com as contribuições dos estudos de Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) e Grossi (2008) dentre outros estudiosos. Diante das abordagens estudadas e analisadas inferimos o quão primordial se faz os estímulos à leitura na Educação Infatil e Ensino Fundamental, sendo primordial a parceria entre escola, família e sociedade.Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Letramento Literário. Abstract: This article approaches the contributions of reading in the first phase of Early Childhood Education in Basic Education, as well as in Elementary School Early Years, also presenting its relevance beyond the classroom, emphasizes the relevance of the contributions generated by the reading for the development and formation of the child as an active, participatory, reflective, and critical being for the social environment in which he is inserted. This research aims to analyse reading strategies stimulating them through literary literacy and highlight the importance of textual genres in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years and expand students' critical sense through daily readings. For the present research, we used qualitative bases based on the results of a project to encourage reading developed in Early Childhood and Elementary School classes. As a theoretical contribution, there are contributions from studies by Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) and Grossi (2008) among others. scholars. In view of the approaches studied and analysed, we infer how essential is the stimulus to reading in Early Childhood Education and Elementary School, with the partnership between school, family and society being essential.Keywords: Early Childhood Education; Reading; Literary Literacy. |
id |
IPES_ffa1a9b48c9c9cea2640ce0adf0a4851 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3609 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early YearsEducação Infantil. Leitura. Letramento LiterárioResumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as contribuições da leitura na primeira fase da Educação Infantil da Educação Básica, assimo como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, apresentando também a sua relevância para além da sala de aula, enfatiza a pertinência das contribuições geradas pela leitura para o desenvolvimento e formação da criança enquanto um ser ativo, participativo, reflexivo e crítico para o meio social ao qual está inserido. Essa pesquisa apresenta como objetivo analisar as estratégias de leitura estimulando-os através do letramento literário e destacar a importância dos gêneros textuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ampliar o senso crítico dos estudantes através das leituras postas no cotidiano. Para a presente pesquisa fizemos uso de bases qualitativas fundamentadas nos resultados de um projeto de incentivo a leitura desenvolvida em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como aporte teórico conta-se com as contribuições dos estudos de Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) e Grossi (2008) dentre outros estudiosos. Diante das abordagens estudadas e analisadas inferimos o quão primordial se faz os estímulos à leitura na Educação Infatil e Ensino Fundamental, sendo primordial a parceria entre escola, família e sociedade.Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Letramento Literário. Abstract: This article approaches the contributions of reading in the first phase of Early Childhood Education in Basic Education, as well as in Elementary School Early Years, also presenting its relevance beyond the classroom, emphasizes the relevance of the contributions generated by the reading for the development and formation of the child as an active, participatory, reflective, and critical being for the social environment in which he is inserted. This research aims to analyse reading strategies stimulating them through literary literacy and highlight the importance of textual genres in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years and expand students' critical sense through daily readings. For the present research, we used qualitative bases based on the results of a project to encourage reading developed in Early Childhood and Elementary School classes. As a theoretical contribution, there are contributions from studies by Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) and Grossi (2008) among others. scholars. In view of the approaches studied and analysed, we infer how essential is the stimulus to reading in Early Childhood Education and Elementary School, with the partnership between school, family and society being essential.Keywords: Early Childhood Education; Reading; Literary Literacy. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360910.14295/idonline.v16i63.3609ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 624-6371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609/5667Copyright (c) 2022 Maria Sandra de Vasconcelos Muniz, Aurenia Pereira de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Maria Sandra de VasconcelosFrança, Aurenia Pereira de2023-01-04T12:46:21Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3609Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:21ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years |
title |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years |
spellingShingle |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos Educação Infantil. Leitura. Letramento Literário |
title_short |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years |
title_full |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years |
title_fullStr |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years |
title_full_unstemmed |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years |
title_sort |
A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years |
author |
Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos |
author_facet |
Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos França, Aurenia Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
França, Aurenia Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos França, Aurenia Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Leitura. Letramento Literário |
topic |
Educação Infantil. Leitura. Letramento Literário |
description |
Resumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as contribuições da leitura na primeira fase da Educação Infantil da Educação Básica, assimo como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, apresentando também a sua relevância para além da sala de aula, enfatiza a pertinência das contribuições geradas pela leitura para o desenvolvimento e formação da criança enquanto um ser ativo, participativo, reflexivo e crítico para o meio social ao qual está inserido. Essa pesquisa apresenta como objetivo analisar as estratégias de leitura estimulando-os através do letramento literário e destacar a importância dos gêneros textuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ampliar o senso crítico dos estudantes através das leituras postas no cotidiano. Para a presente pesquisa fizemos uso de bases qualitativas fundamentadas nos resultados de um projeto de incentivo a leitura desenvolvida em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como aporte teórico conta-se com as contribuições dos estudos de Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) e Grossi (2008) dentre outros estudiosos. Diante das abordagens estudadas e analisadas inferimos o quão primordial se faz os estímulos à leitura na Educação Infatil e Ensino Fundamental, sendo primordial a parceria entre escola, família e sociedade.Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Letramento Literário. Abstract: This article approaches the contributions of reading in the first phase of Early Childhood Education in Basic Education, as well as in Elementary School Early Years, also presenting its relevance beyond the classroom, emphasizes the relevance of the contributions generated by the reading for the development and formation of the child as an active, participatory, reflective, and critical being for the social environment in which he is inserted. This research aims to analyse reading strategies stimulating them through literary literacy and highlight the importance of textual genres in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years and expand students' critical sense through daily readings. For the present research, we used qualitative bases based on the results of a project to encourage reading developed in Early Childhood and Elementary School classes. As a theoretical contribution, there are contributions from studies by Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) and Grossi (2008) among others. scholars. In view of the approaches studied and analysed, we infer how essential is the stimulus to reading in Early Childhood Education and Elementary School, with the partnership between school, family and society being essential.Keywords: Early Childhood Education; Reading; Literary Literacy. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609 10.14295/idonline.v16i63.3609 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609/5667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Maria Sandra de Vasconcelos Muniz, Aurenia Pereira de França info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Maria Sandra de Vasconcelos Muniz, Aurenia Pereira de França |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 624-637 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945973047296 |