A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: França, Aurenia Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609
Resumo: Resumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as contribuições da leitura na primeira fase da Educação Infantil da Educação Básica, assimo como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, apresentando também a sua relevância para além da sala de aula, enfatiza a pertinência das contribuições geradas pela leitura para o desenvolvimento e formação da criança enquanto um ser ativo, participativo, reflexivo e crítico para o meio social ao qual está inserido. Essa pesquisa apresenta como objetivo analisar as estratégias de leitura estimulando-os através do letramento literário e destacar a importância dos gêneros textuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ampliar o senso crítico dos estudantes através das leituras postas no cotidiano. Para a presente pesquisa fizemos uso de bases qualitativas fundamentadas nos resultados de um projeto de incentivo a leitura desenvolvida em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como aporte teórico conta-se com as contribuições dos estudos de Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) e Grossi (2008) dentre outros estudiosos. Diante das abordagens estudadas e analisadas inferimos o quão primordial se faz os estímulos à leitura na Educação Infatil e Ensino Fundamental, sendo primordial a parceria entre escola, família e sociedade.Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Letramento Literário. Abstract: This article approaches the contributions of reading in the first phase of Early Childhood Education in Basic Education, as well as in Elementary School Early Years, also presenting its relevance beyond the classroom, emphasizes the relevance of the contributions generated by the reading for the development and formation of the child as an active, participatory, reflective, and critical being for the social environment in which he is inserted. This research aims to analyse reading strategies stimulating them through literary literacy and highlight the importance of textual genres in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years and expand students' critical sense through daily readings. For the present research, we used qualitative bases based on the results of a project to encourage reading developed in Early Childhood and Elementary School classes. As a theoretical contribution, there are contributions from studies by Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) and Grossi (2008) among others. scholars. In view of the approaches studied and analysed, we infer how essential is the stimulus to reading in Early Childhood Education and Elementary School, with the partnership between school, family and society being essential.Keywords: Early Childhood Education; Reading; Literary Literacy. 
id IPES_ffa1a9b48c9c9cea2640ce0adf0a4851
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3609
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early YearsEducação Infantil. Leitura. Letramento LiterárioResumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as contribuições da leitura na primeira fase da Educação Infantil da Educação Básica, assimo como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, apresentando também a sua relevância para além da sala de aula, enfatiza a pertinência das contribuições geradas pela leitura para o desenvolvimento e formação da criança enquanto um ser ativo, participativo, reflexivo e crítico para o meio social ao qual está inserido. Essa pesquisa apresenta como objetivo analisar as estratégias de leitura estimulando-os através do letramento literário e destacar a importância dos gêneros textuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ampliar o senso crítico dos estudantes através das leituras postas no cotidiano. Para a presente pesquisa fizemos uso de bases qualitativas fundamentadas nos resultados de um projeto de incentivo a leitura desenvolvida em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como aporte teórico conta-se com as contribuições dos estudos de Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) e Grossi (2008) dentre outros estudiosos. Diante das abordagens estudadas e analisadas inferimos o quão primordial se faz os estímulos à leitura na Educação Infatil e Ensino Fundamental, sendo primordial a parceria entre escola, família e sociedade.Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Letramento Literário. Abstract: This article approaches the contributions of reading in the first phase of Early Childhood Education in Basic Education, as well as in Elementary School Early Years, also presenting its relevance beyond the classroom, emphasizes the relevance of the contributions generated by the reading for the development and formation of the child as an active, participatory, reflective, and critical being for the social environment in which he is inserted. This research aims to analyse reading strategies stimulating them through literary literacy and highlight the importance of textual genres in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years and expand students' critical sense through daily readings. For the present research, we used qualitative bases based on the results of a project to encourage reading developed in Early Childhood and Elementary School classes. As a theoretical contribution, there are contributions from studies by Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) and Grossi (2008) among others. scholars. In view of the approaches studied and analysed, we infer how essential is the stimulus to reading in Early Childhood Education and Elementary School, with the partnership between school, family and society being essential.Keywords: Early Childhood Education; Reading; Literary Literacy. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360910.14295/idonline.v16i63.3609ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 624-6371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609/5667Copyright (c) 2022 Maria Sandra de Vasconcelos Muniz, Aurenia Pereira de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Maria Sandra de VasconcelosFrança, Aurenia Pereira de2023-01-04T12:46:21Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3609Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:21ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
title A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
spellingShingle A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos
Educação Infantil. Leitura. Letramento Literário
title_short A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
title_full A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
title_fullStr A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
title_full_unstemmed A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
title_sort A Importância da Leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Reading in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years
author Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos
author_facet Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos
França, Aurenia Pereira de
author_role author
author2 França, Aurenia Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Maria Sandra de Vasconcelos
França, Aurenia Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Leitura. Letramento Literário
topic Educação Infantil. Leitura. Letramento Literário
description Resumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre as contribuições da leitura na primeira fase da Educação Infantil da Educação Básica, assimo como no Ensino Fundamental Anos Iniciais, apresentando também a sua relevância para além da sala de aula, enfatiza a pertinência das contribuições geradas pela leitura para o desenvolvimento e formação da criança enquanto um ser ativo, participativo, reflexivo e crítico para o meio social ao qual está inserido. Essa pesquisa apresenta como objetivo analisar as estratégias de leitura estimulando-os através do letramento literário e destacar a importância dos gêneros textuais na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ampliar o senso crítico dos estudantes através das leituras postas no cotidiano. Para a presente pesquisa fizemos uso de bases qualitativas fundamentadas nos resultados de um projeto de incentivo a leitura desenvolvida em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como aporte teórico conta-se com as contribuições dos estudos de Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) e Grossi (2008) dentre outros estudiosos. Diante das abordagens estudadas e analisadas inferimos o quão primordial se faz os estímulos à leitura na Educação Infatil e Ensino Fundamental, sendo primordial a parceria entre escola, família e sociedade.Palavras-chave: Educação Infantil; Leitura; Letramento Literário. Abstract: This article approaches the contributions of reading in the first phase of Early Childhood Education in Basic Education, as well as in Elementary School Early Years, also presenting its relevance beyond the classroom, emphasizes the relevance of the contributions generated by the reading for the development and formation of the child as an active, participatory, reflective, and critical being for the social environment in which he is inserted. This research aims to analyse reading strategies stimulating them through literary literacy and highlight the importance of textual genres in Early Childhood Education and Elementary School - Early Years and expand students' critical sense through daily readings. For the present research, we used qualitative bases based on the results of a project to encourage reading developed in Early Childhood and Elementary School classes. As a theoretical contribution, there are contributions from studies by Freire (1996; 2006), Garcez (2008), Solé (1998), Ferreiro (1994), Prado (1996), Soares (2005) and Grossi (2008) among others. scholars. In view of the approaches studied and analysed, we infer how essential is the stimulus to reading in Early Childhood Education and Elementary School, with the partnership between school, family and society being essential.Keywords: Early Childhood Education; Reading; Literary Literacy. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609
10.14295/idonline.v16i63.3609
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3609/5667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Sandra de Vasconcelos Muniz, Aurenia Pereira de França
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Sandra de Vasconcelos Muniz, Aurenia Pereira de França
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 624-637
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945973047296