A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria das Graças
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Negromonte, Mayra Aliete Oliveira, Cordeiro, Andréa Gomes de Souza Lemos, Coutinho, Diogenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173
Resumo: A ludicidade é uma importante ferramenta metodológica. Este artigo da ênfase a questão do lúdico nas aulas voltadas ao Ensino fundamental Anos Iniciais, tendo como objetivo geral, identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem. As crianças geralmente aprendem com maior facilidade quando realizam as atividades de forma prazerosa e o ambiente da sala de aula deve favorecer esse processo, desenvolvendo de forma estimuladora a formação cognitiva. As aulas através da ludicidade facilitam a aprendizagem e estimulam a formação da autonomia e segurança na infância. Este trabalho centra-se em uma pesquisa qualitativa que desenvolveu-se com a participação de 10 educadores que esclareceram sua visão sobre os benefícios do processo de ludicidade. O educador, dessa forma, trabalha como mediador da aprendizagem e sua visão influencia seu foco de ação e tomada de decisões. Desta forma, através do uso de um questionário foi coletado as informações sobre a ludicidade e como ela favorece o desenvolvimento das aulas. O processo lúdico promove o desenvolvimento do cognitivo principalmente na educação infantil. Tornar esse processo atuante requer uma postura estimuladora do educador.  
id VERACRUZ-0_ad338c42a7bdb72edaccaf42b0efeec4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4173
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early yearsAprendizagemLeituraLudicidade.A ludicidade é uma importante ferramenta metodológica. Este artigo da ênfase a questão do lúdico nas aulas voltadas ao Ensino fundamental Anos Iniciais, tendo como objetivo geral, identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem. As crianças geralmente aprendem com maior facilidade quando realizam as atividades de forma prazerosa e o ambiente da sala de aula deve favorecer esse processo, desenvolvendo de forma estimuladora a formação cognitiva. As aulas através da ludicidade facilitam a aprendizagem e estimulam a formação da autonomia e segurança na infância. Este trabalho centra-se em uma pesquisa qualitativa que desenvolveu-se com a participação de 10 educadores que esclareceram sua visão sobre os benefícios do processo de ludicidade. O educador, dessa forma, trabalha como mediador da aprendizagem e sua visão influencia seu foco de ação e tomada de decisões. Desta forma, através do uso de um questionário foi coletado as informações sobre a ludicidade e como ela favorece o desenvolvimento das aulas. O processo lúdico promove o desenvolvimento do cognitivo principalmente na educação infantil. Tornar esse processo atuante requer uma postura estimuladora do educador.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/417310.34117/bjdv5n10-344Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22136-22145Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22136-22145Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22136-221452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173/3939Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria das GraçasNegromonte, Mayra Aliete OliveiraCordeiro, Andréa Gomes de Souza LemosCoutinho, Diogenes José Gusmão2019-11-25T18:28:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4173Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:41.104167Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
title A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
spellingShingle A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
Silva, Maria das Graças
Aprendizagem
Leitura
Ludicidade.
title_short A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
title_full A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
title_fullStr A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
title_full_unstemmed A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
title_sort A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
author Silva, Maria das Graças
author_facet Silva, Maria das Graças
Negromonte, Mayra Aliete Oliveira
Cordeiro, Andréa Gomes de Souza Lemos
Coutinho, Diogenes José Gusmão
author_role author
author2 Negromonte, Mayra Aliete Oliveira
Cordeiro, Andréa Gomes de Souza Lemos
Coutinho, Diogenes José Gusmão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria das Graças
Negromonte, Mayra Aliete Oliveira
Cordeiro, Andréa Gomes de Souza Lemos
Coutinho, Diogenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Leitura
Ludicidade.
topic Aprendizagem
Leitura
Ludicidade.
description A ludicidade é uma importante ferramenta metodológica. Este artigo da ênfase a questão do lúdico nas aulas voltadas ao Ensino fundamental Anos Iniciais, tendo como objetivo geral, identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem. As crianças geralmente aprendem com maior facilidade quando realizam as atividades de forma prazerosa e o ambiente da sala de aula deve favorecer esse processo, desenvolvendo de forma estimuladora a formação cognitiva. As aulas através da ludicidade facilitam a aprendizagem e estimulam a formação da autonomia e segurança na infância. Este trabalho centra-se em uma pesquisa qualitativa que desenvolveu-se com a participação de 10 educadores que esclareceram sua visão sobre os benefícios do processo de ludicidade. O educador, dessa forma, trabalha como mediador da aprendizagem e sua visão influencia seu foco de ação e tomada de decisões. Desta forma, através do uso de um questionário foi coletado as informações sobre a ludicidade e como ela favorece o desenvolvimento das aulas. O processo lúdico promove o desenvolvimento do cognitivo principalmente na educação infantil. Tornar esse processo atuante requer uma postura estimuladora do educador.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173
10.34117/bjdv5n10-344
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173/3939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22136-22145
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22136-22145
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22136-22145
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645428073168896