A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173 |
Resumo: | A ludicidade é uma importante ferramenta metodológica. Este artigo da ênfase a questão do lúdico nas aulas voltadas ao Ensino fundamental Anos Iniciais, tendo como objetivo geral, identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem. As crianças geralmente aprendem com maior facilidade quando realizam as atividades de forma prazerosa e o ambiente da sala de aula deve favorecer esse processo, desenvolvendo de forma estimuladora a formação cognitiva. As aulas através da ludicidade facilitam a aprendizagem e estimulam a formação da autonomia e segurança na infância. Este trabalho centra-se em uma pesquisa qualitativa que desenvolveu-se com a participação de 10 educadores que esclareceram sua visão sobre os benefícios do processo de ludicidade. O educador, dessa forma, trabalha como mediador da aprendizagem e sua visão influencia seu foco de ação e tomada de decisões. Desta forma, através do uso de um questionário foi coletado as informações sobre a ludicidade e como ela favorece o desenvolvimento das aulas. O processo lúdico promove o desenvolvimento do cognitivo principalmente na educação infantil. Tornar esse processo atuante requer uma postura estimuladora do educador. |
id |
VERACRUZ-0_ad338c42a7bdb72edaccaf42b0efeec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4173 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early yearsAprendizagemLeituraLudicidade.A ludicidade é uma importante ferramenta metodológica. Este artigo da ênfase a questão do lúdico nas aulas voltadas ao Ensino fundamental Anos Iniciais, tendo como objetivo geral, identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem. As crianças geralmente aprendem com maior facilidade quando realizam as atividades de forma prazerosa e o ambiente da sala de aula deve favorecer esse processo, desenvolvendo de forma estimuladora a formação cognitiva. As aulas através da ludicidade facilitam a aprendizagem e estimulam a formação da autonomia e segurança na infância. Este trabalho centra-se em uma pesquisa qualitativa que desenvolveu-se com a participação de 10 educadores que esclareceram sua visão sobre os benefícios do processo de ludicidade. O educador, dessa forma, trabalha como mediador da aprendizagem e sua visão influencia seu foco de ação e tomada de decisões. Desta forma, através do uso de um questionário foi coletado as informações sobre a ludicidade e como ela favorece o desenvolvimento das aulas. O processo lúdico promove o desenvolvimento do cognitivo principalmente na educação infantil. Tornar esse processo atuante requer uma postura estimuladora do educador. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/417310.34117/bjdv5n10-344Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22136-22145Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22136-22145Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22136-221452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173/3939Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria das GraçasNegromonte, Mayra Aliete OliveiraCordeiro, Andréa Gomes de Souza LemosCoutinho, Diogenes José Gusmão2019-11-25T18:28:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4173Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:41.104167Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years |
title |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years |
spellingShingle |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years Silva, Maria das Graças Aprendizagem Leitura Ludicidade. |
title_short |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years |
title_full |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years |
title_fullStr |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years |
title_full_unstemmed |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years |
title_sort |
A importância da ludicidade: ensino fundamental anos iniciais / The importance of playfulness: elementary school early years |
author |
Silva, Maria das Graças |
author_facet |
Silva, Maria das Graças Negromonte, Mayra Aliete Oliveira Cordeiro, Andréa Gomes de Souza Lemos Coutinho, Diogenes José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Negromonte, Mayra Aliete Oliveira Cordeiro, Andréa Gomes de Souza Lemos Coutinho, Diogenes José Gusmão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria das Graças Negromonte, Mayra Aliete Oliveira Cordeiro, Andréa Gomes de Souza Lemos Coutinho, Diogenes José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Leitura Ludicidade. |
topic |
Aprendizagem Leitura Ludicidade. |
description |
A ludicidade é uma importante ferramenta metodológica. Este artigo da ênfase a questão do lúdico nas aulas voltadas ao Ensino fundamental Anos Iniciais, tendo como objetivo geral, identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem. As crianças geralmente aprendem com maior facilidade quando realizam as atividades de forma prazerosa e o ambiente da sala de aula deve favorecer esse processo, desenvolvendo de forma estimuladora a formação cognitiva. As aulas através da ludicidade facilitam a aprendizagem e estimulam a formação da autonomia e segurança na infância. Este trabalho centra-se em uma pesquisa qualitativa que desenvolveu-se com a participação de 10 educadores que esclareceram sua visão sobre os benefícios do processo de ludicidade. O educador, dessa forma, trabalha como mediador da aprendizagem e sua visão influencia seu foco de ação e tomada de decisões. Desta forma, através do uso de um questionário foi coletado as informações sobre a ludicidade e como ela favorece o desenvolvimento das aulas. O processo lúdico promove o desenvolvimento do cognitivo principalmente na educação infantil. Tornar esse processo atuante requer uma postura estimuladora do educador. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173 10.34117/bjdv5n10-344 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4173/3939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22136-22145 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22136-22145 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22136-22145 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645428073168896 |