Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutkoski,Luiz Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Durigon,Angelise, Mazzutti,Simone, Cezare,Karize de, Colla,Luciane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Food Technology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232011000400004
Resumo: A farinha de trigo destinada à produção de bolo deve apresentar baixo teor protéico, massa extensível e baixa força geral de glúten. A pesquisa objetivou avaliar a influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês empregando a metodologia padrão de teste laboratorial proposta pela AACC. As amostras de farinha de trigo foram coletadas aleatoriamente em moinhos de trigo da região e os demais ingredientes adquiridos no comércio local. As farinhas de trigo foram caracterizadas quanto ao teor de proteína bruta, amido danificado, alveografia e farinografia. A repetibilidade e a reprodutibilidade da metodologia foi avaliada empregando uma das farinhas. Os bolos tipo inglês foram produzidos pela mistura dos ingredientes: farinha de trigo, açúcar refinado, margarina, leite em pó, ovo desidratado, sal, fermento químico e água em condições laboratorial pré-definidas. Os bolos foram avaliados quanto ao volume específico, atividade de água, características internas, porosidade, cor da crosta e cor do miolo. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as diferenças entre as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey a 5% de significância. A amostra de farinha de trigo com 68 x 10-4 J se mostrou mais adequada para elaboração de bolo tipo inglês, apresentando maior volume específico e maior escore de pontos, avaliado através das características sensoriais.
id ITAL-1_571da517b554d403c3b5f2c000890e8f
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-67232011000400004
network_acronym_str ITAL-1
network_name_str Brazilian Journal of Food Technology
repository_id_str
spelling Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglêsTriticum aestivumteste laboratorialalveografiaclassificaçãobolo tipo inglêsA farinha de trigo destinada à produção de bolo deve apresentar baixo teor protéico, massa extensível e baixa força geral de glúten. A pesquisa objetivou avaliar a influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês empregando a metodologia padrão de teste laboratorial proposta pela AACC. As amostras de farinha de trigo foram coletadas aleatoriamente em moinhos de trigo da região e os demais ingredientes adquiridos no comércio local. As farinhas de trigo foram caracterizadas quanto ao teor de proteína bruta, amido danificado, alveografia e farinografia. A repetibilidade e a reprodutibilidade da metodologia foi avaliada empregando uma das farinhas. Os bolos tipo inglês foram produzidos pela mistura dos ingredientes: farinha de trigo, açúcar refinado, margarina, leite em pó, ovo desidratado, sal, fermento químico e água em condições laboratorial pré-definidas. Os bolos foram avaliados quanto ao volume específico, atividade de água, características internas, porosidade, cor da crosta e cor do miolo. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as diferenças entre as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey a 5% de significância. A amostra de farinha de trigo com 68 x 10-4 J se mostrou mais adequada para elaboração de bolo tipo inglês, apresentando maior volume específico e maior escore de pontos, avaliado através das características sensoriais.Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232011000400004Brazilian Journal of Food Technology v.14 n.4 2011reponame:Brazilian Journal of Food Technologyinstname:Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)instacron:ITAL10.4260/BJFT2011140400033info:eu-repo/semantics/openAccessGutkoski,Luiz CarlosDurigon,AngeliseMazzutti,SimoneCezare,Karize deColla,Luciane Mariapor2012-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S1981-67232011000400004Revistahttp://bjft.ital.sp.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbjftsec@ital.sp.gov.br||bjftsec@ital.sp.gov.br1981-67231516-7275opendoar:2012-01-30T00:00Brazilian Journal of Food Technology - Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês
title Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês
spellingShingle Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês
Gutkoski,Luiz Carlos
Triticum aestivum
teste laboratorial
alveografia
classificação
bolo tipo inglês
title_short Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês
title_full Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês
title_fullStr Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês
title_full_unstemmed Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês
title_sort Influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês
author Gutkoski,Luiz Carlos
author_facet Gutkoski,Luiz Carlos
Durigon,Angelise
Mazzutti,Simone
Cezare,Karize de
Colla,Luciane Maria
author_role author
author2 Durigon,Angelise
Mazzutti,Simone
Cezare,Karize de
Colla,Luciane Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutkoski,Luiz Carlos
Durigon,Angelise
Mazzutti,Simone
Cezare,Karize de
Colla,Luciane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Triticum aestivum
teste laboratorial
alveografia
classificação
bolo tipo inglês
topic Triticum aestivum
teste laboratorial
alveografia
classificação
bolo tipo inglês
description A farinha de trigo destinada à produção de bolo deve apresentar baixo teor protéico, massa extensível e baixa força geral de glúten. A pesquisa objetivou avaliar a influência do tipo de farinha de trigo na elaboração de bolo tipo inglês empregando a metodologia padrão de teste laboratorial proposta pela AACC. As amostras de farinha de trigo foram coletadas aleatoriamente em moinhos de trigo da região e os demais ingredientes adquiridos no comércio local. As farinhas de trigo foram caracterizadas quanto ao teor de proteína bruta, amido danificado, alveografia e farinografia. A repetibilidade e a reprodutibilidade da metodologia foi avaliada empregando uma das farinhas. Os bolos tipo inglês foram produzidos pela mistura dos ingredientes: farinha de trigo, açúcar refinado, margarina, leite em pó, ovo desidratado, sal, fermento químico e água em condições laboratorial pré-definidas. Os bolos foram avaliados quanto ao volume específico, atividade de água, características internas, porosidade, cor da crosta e cor do miolo. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as diferenças entre as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey a 5% de significância. A amostra de farinha de trigo com 68 x 10-4 J se mostrou mais adequada para elaboração de bolo tipo inglês, apresentando maior volume específico e maior escore de pontos, avaliado através das características sensoriais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232011000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232011000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4260/BJFT2011140400033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Food Technology v.14 n.4 2011
reponame:Brazilian Journal of Food Technology
instname:Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
instacron:ITAL
instname_str Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
instacron_str ITAL
institution ITAL
reponame_str Brazilian Journal of Food Technology
collection Brazilian Journal of Food Technology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Food Technology - Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
repository.mail.fl_str_mv bjftsec@ital.sp.gov.br||bjftsec@ital.sp.gov.br
_version_ 1752128699917926400