Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=524 |
Resumo: | A Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. A produção de material instrucional baseado nessa técnica apresenta algumas dificuldades devido à falta de automatização, principalmente no que se refere à detecção de incoerências geradas durante seu processo de autoria. Descobrir e tratar essas incoerências de forma manual não oferece o suporte adequado ao autor, facilitando, assim, a inserção de problemas que diminuem a eficiência da técnica. Este trabalho de pesquisa aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Dessa forma, por meio do uso de mapas conceituais e de grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que propiciam uma solução computacional para o problema de ocorrência dessas incoerências. |
id |
ITA_0dd8a5a8ac4754dc2028c0af5ccd20c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:524 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.Comunicação de idéiasEsquemas conceituaisGráficosInstrução assistida por computadorMétodos educacionaisAprendizagemEducaçãoComputaçãoA Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. A produção de material instrucional baseado nessa técnica apresenta algumas dificuldades devido à falta de automatização, principalmente no que se refere à detecção de incoerências geradas durante seu processo de autoria. Descobrir e tratar essas incoerências de forma manual não oferece o suporte adequado ao autor, facilitando, assim, a inserção de problemas que diminuem a eficiência da técnica. Este trabalho de pesquisa aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Dessa forma, por meio do uso de mapas conceituais e de grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que propiciam uma solução computacional para o problema de ocorrência dessas incoerências.Instituto Tecnológico de AeronáuticaClovis Torres FernandesDouglas Galante2008-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=524reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:524http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:32.04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural. |
title |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural. |
spellingShingle |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural. Douglas Galante Comunicação de idéias Esquemas conceituais Gráficos Instrução assistida por computador Métodos educacionais Aprendizagem Educação Computação |
title_short |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural. |
title_full |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural. |
title_fullStr |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural. |
title_full_unstemmed |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural. |
title_sort |
Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural. |
author |
Douglas Galante |
author_facet |
Douglas Galante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Clovis Torres Fernandes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Douglas Galante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação de idéias Esquemas conceituais Gráficos Instrução assistida por computador Métodos educacionais Aprendizagem Educação Computação |
topic |
Comunicação de idéias Esquemas conceituais Gráficos Instrução assistida por computador Métodos educacionais Aprendizagem Educação Computação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. A produção de material instrucional baseado nessa técnica apresenta algumas dificuldades devido à falta de automatização, principalmente no que se refere à detecção de incoerências geradas durante seu processo de autoria. Descobrir e tratar essas incoerências de forma manual não oferece o suporte adequado ao autor, facilitando, assim, a inserção de problemas que diminuem a eficiência da técnica. Este trabalho de pesquisa aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Dessa forma, por meio do uso de mapas conceituais e de grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que propiciam uma solução computacional para o problema de ocorrência dessas incoerências. |
description |
A Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. A produção de material instrucional baseado nessa técnica apresenta algumas dificuldades devido à falta de automatização, principalmente no que se refere à detecção de incoerências geradas durante seu processo de autoria. Descobrir e tratar essas incoerências de forma manual não oferece o suporte adequado ao autor, facilitando, assim, a inserção de problemas que diminuem a eficiência da técnica. Este trabalho de pesquisa aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Dessa forma, por meio do uso de mapas conceituais e de grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que propiciam uma solução computacional para o problema de ocorrência dessas incoerências. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=524 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Comunicação de idéias Esquemas conceituais Gráficos Instrução assistida por computador Métodos educacionais Aprendizagem Educação Computação |
_version_ |
1706809259414519808 |