Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Douglas Galante
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=524
Resumo: A Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. A produção de material instrucional baseado nessa técnica apresenta algumas dificuldades devido à falta de automatização, principalmente no que se refere à detecção de incoerências geradas durante seu processo de autoria. Descobrir e tratar essas incoerências de forma manual não oferece o suporte adequado ao autor, facilitando, assim, a inserção de problemas que diminuem a eficiência da técnica. Este trabalho de pesquisa aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Dessa forma, por meio do uso de mapas conceituais e de grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que propiciam uma solução computacional para o problema de ocorrência dessas incoerências.
id ITA_0dd8a5a8ac4754dc2028c0af5ccd20c3
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:524
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.Comunicação de idéiasEsquemas conceituaisGráficosInstrução assistida por computadorMétodos educacionaisAprendizagemEducaçãoComputaçãoA Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. A produção de material instrucional baseado nessa técnica apresenta algumas dificuldades devido à falta de automatização, principalmente no que se refere à detecção de incoerências geradas durante seu processo de autoria. Descobrir e tratar essas incoerências de forma manual não oferece o suporte adequado ao autor, facilitando, assim, a inserção de problemas que diminuem a eficiência da técnica. Este trabalho de pesquisa aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Dessa forma, por meio do uso de mapas conceituais e de grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que propiciam uma solução computacional para o problema de ocorrência dessas incoerências.Instituto Tecnológico de AeronáuticaClovis Torres FernandesDouglas Galante2008-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=524reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:524http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:32.04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
title Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
spellingShingle Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
Douglas Galante
Comunicação de idéias
Esquemas conceituais
Gráficos
Instrução assistida por computador
Métodos educacionais
Aprendizagem
Educação
Computação
title_short Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
title_full Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
title_fullStr Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
title_full_unstemmed Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
title_sort Um modelo para detecção de incoerências no processo de autoria de exercícios de comunicação estrutural.
author Douglas Galante
author_facet Douglas Galante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Clovis Torres Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Douglas Galante
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de idéias
Esquemas conceituais
Gráficos
Instrução assistida por computador
Métodos educacionais
Aprendizagem
Educação
Computação
topic Comunicação de idéias
Esquemas conceituais
Gráficos
Instrução assistida por computador
Métodos educacionais
Aprendizagem
Educação
Computação
dc.description.none.fl_txt_mv A Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. A produção de material instrucional baseado nessa técnica apresenta algumas dificuldades devido à falta de automatização, principalmente no que se refere à detecção de incoerências geradas durante seu processo de autoria. Descobrir e tratar essas incoerências de forma manual não oferece o suporte adequado ao autor, facilitando, assim, a inserção de problemas que diminuem a eficiência da técnica. Este trabalho de pesquisa aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Dessa forma, por meio do uso de mapas conceituais e de grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que propiciam uma solução computacional para o problema de ocorrência dessas incoerências.
description A Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. A produção de material instrucional baseado nessa técnica apresenta algumas dificuldades devido à falta de automatização, principalmente no que se refere à detecção de incoerências geradas durante seu processo de autoria. Descobrir e tratar essas incoerências de forma manual não oferece o suporte adequado ao autor, facilitando, assim, a inserção de problemas que diminuem a eficiência da técnica. Este trabalho de pesquisa aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Dessa forma, por meio do uso de mapas conceituais e de grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que propiciam uma solução computacional para o problema de ocorrência dessas incoerências.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=524
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Comunicação de idéias
Esquemas conceituais
Gráficos
Instrução assistida por computador
Métodos educacionais
Aprendizagem
Educação
Computação
_version_ 1706809259414519808